Exportação
Primeiro, vamos criar um diretório com um nome de sua escolha, lembrando que o mesmo deve ser case-sensitive, ou seja, da mesma forma que estiver aqui, deverá estar também no caminho de exportação e importação.
E deve possuir um ponto de montagem (HD externo, LUN storage etc.). No meu caso, foi "migration":
# mkdir /opt/zimbra/backup/migration
Mude o dono do diretório para o usuário "zimbra":
# chown zimbra:zimbra /opt/zimbra/backup/migration
Confirme a mudança por desencargo de consciência:
# ls -lah /opt/zimbra/backup/migration/
Vamos acessar o console de administração do Zimbra, clicar "Zextras", depois em "ZxMig", e em "Iniciar migração...":
Insira o caminho do diretório no qual havia criado anteriormente, no caso: "/opt/zimbra/backup/migration/" e depois clique em "Próximo":
Selecione o domínio ou os domínios que deseja exportar, e depois clique em "Próximo":
Um breve resumo, abaixo poderá inserir endereço ou endereços de e-mail para que o mesmo receba quando a tarefa de exportação terminar, depois clique em "Concluir":
Aparecerá a mensagem abaixo, informando que receberá um e-mail quando a tarefa estiver concluída:
Clique em "ZxNotifications" para acompanhar os logs. Na imagem, é mostrado o inicio e término da tarefa de exportação. E clicando na opção, poderá ver detalhes da exportação, tais como número de contas, itens, checagem etc.:
Após concluir a exportação, podemos voltar ao terminal, e listar o diretório no qual foi salvo a exportação, no nosso caso "/opt/zimbra/backup/migration/", onde podemos ver os arquivos salvos:
Executando o restore do Zimbra
Agora que temos os arquivos da migração, vamos ao restore do mesmo, mas para isso, precisamos que os dados exportados sejam movidos manualmente para o novo servidor, e de preferência, com um diretório semelhante ou igual ao do tutorial acima. Tenha também instalado no novo servidor a Suite Zextras (licença válida por 30 dias), para usarmos a ferramenta ZxBackup.
Detalhes sobre como instalar a ferramenta Zextras Suite, no link:
Acesse o console de administração do Zimbra, clique em "Domínios" para vermos somente um domínio adicionado:
Agora, clicamos na opção "Zextras Suite" e após, clique em "ZxBackup" para iniciarmos a tarefa de importação:
Role a página e vá para a ultima opção "Importar/Exportar", escolha "Importar backup":
Insira o nome do diretório em que está os arquivos exportados. No nosso exemplo, vamos usar o diretório "/opt/zimbra/backup/migration", com as devidas permissões como explicado anteriormente, algumas opções como restaurar ou não contas apagadas, alias etc.:
Selecione os domínios que deseja restaurar e clique em "Próximo":
Clique em "Selecionar tudo" para selecionar todas de uma vez, ou selecione somente as contas que desejar, clique em "Próximo":
Um breve resumo da operação, podemos também aplicar a política de HSM para os itens importados, e logo abaixo pode-se incluir uma ou várias contas para notificação das tarefas. Clique em "Concluir", a tarefa será adicionada à fila, e quando tiver sido concluída, receberá um e-mail (caso tenha adicionado o e-mail):
Após concluída a tarefa, navegue até a opção "Domínios" do Zimbra, e poderá ver o novo domínio adicionado:
Navegue até as contas do domínio e poderá ver as contas importadas:
Pronto. Backup foi importado com sucesso para a nova estrutura de forma rápida, limpa e segura. Porém, importante salientar que durante a importação do backup das mailboxes, não sincronize nenhum cliente de e-mail por enquanto, pois pode gerar lentidão com o seu cliente de e-mail.
Conclusão
Através da ferramenta Migration Tool, podemos efetuar grandes migrações, tais como migrar um servidor com uma instalação antiga do Zimbra para uma versão mais nova, migrar de um ambiente dedicado para ambientes multi-domínio, sem dores de cabeça ou perdendo horas com scripts e métodos que tornam trabalhosa tal tarefa.