Matando o rato

Aqui tentarei expor as maneiras que já encontrei para eliminar o uso do mouse num desktop Linux. Para "escovadores de bits" e curiosos.

[ Hits: 27.455 ]

Por: Danilo Martins em 07/03/2007


Window Manager



O primeiro e mais importante item para se ter um ambiente de trabalho livre de roedores é um window manager que não seja orientado a eles. Há alguns que por mais que sejam bons, são dificílimos de se usar sem o famigerado mouse, como o Fluxbox. Outros, como o KDE, funcionam muito bem sem mouse, embora em alguns pontos ainda falhe. Então, vejamos caso a caso:

IceWM

Funciona muito bem sem mouse, exceto quando há ícones no systray. ALT-TAB troca de janelas entre o mesmo workspace, CTRL-ALT + ESQ ou DIR navega entre workspaces, CTRL-ESC abre o menu, CTRL-ESPAÇO abre uma caixa para se digitar comandos customizados. É uma boa escolha pra um sistema leve

Gnome

Razoável sem mouse. ALT-F1 abre o menu, ALT-F2 abre uma caixa similar a "Run as". A maior dificuldade fica por conta dos componentes do Gnome, que nem sempre são "mouseless".

ION3

É o que eu estou usando hoje. É um ambiente feito 100% baseado em tabs. Você não precisa usar mouse para nada, e se precisar, boa sorte (não dá pra fazer praticamente nada com ele). Eis as minhas dicas, se você quiser tentar o ION3:

1. apt-get install ion3

2. O maior problema do ION é que o META padrão dele é o ALT da esquerda. ALT C, por exemplo (que pode ser um atalho que significa DIVERSAS coisas em DIVERSOS programas diferentes), fecha a janela atual. Por isso, o ideal é trocar o META. Gosto de utilizar a tecla "WINDOWS" (aquela com o simbolozinho ridículo) que fica entre o CTRL e o ALT. Para isso, edite o /etc/X11/ion3/debian_cfg.lua e troque o início do arquivo por:

META="Mod4+"
ALTMETA="Control+Mod4+"

3. Para criar um workspace novo, utilize META+F9. Você pode navegar pelos workspaces digitando META+Número do Workspace, ou META+. ou META+, (fica mais fácil decorar se você pensar nos sinais de <>) para ir para o próximo ou o anterior.

4. Para fechar uma janela (similar a ALT-F4 no Gnome), use META+C

5. Para abrir o shell padrão do sistema, utilize META-F2

6. Para executar um comando arbitrário, utilize META-F3

7. Para abrir o menu do Debian, utilize CTRL-META-F12. Você pode usar o "tab" para navegar entre as opções, ou pode ir digitando e auto-completando. Quanto mais você usa, mais fica craque nisso.

8. Para fechar a sessão, abra o menu do Debian (CTRL-META-F12) e digite "session/exit".

9. META-ESPAÇO abre uma janela "mouse oriented". É útil quando você está trabalhando com programas que não se dão muito bem com janelas cheias (como o GIMP, que trabalha com 3 janelas).

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Window Manager
   3. Utilitários de linha de comando
   4. Utilitários gráficos
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

DHCP sem (quase :-D) mistérios

Instalando EpiInfo 6.0.4d no Slackware 10.2

Formatando fontes no openoffice

MySQL, Apache2, PHP5, phpMyAdmin e o driver de conexão com o NetBeans no OpenSUSE 11.2

Instalação da IDE Anjuta em ambientes não-Gnome (HOW-TO)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por shin_ragnarok em 07/03/2007 - 09:21h

Sensacional danilo!!!!

muito legal, não só a parte de não se usar o mouse, mas tb de usar aplicativos no modo de comando, e mostrar que existem várias formas de fazer a mesma coisa!

muito bom mesmo!!!

[2] Comentário enviado por elbriga em 07/03/2007 - 09:56h

Outro atalho muito bom no firefox é o CTRL+K para procurar no google

[3] Comentário enviado por y2h4ck em 07/03/2007 - 10:09h

Podemos citar tambem o elinks2 e o w3m que sao otimos browser para modo textual que abrem inclusive imagens.

Abraços.

[4] Comentário enviado por duda_syn em 07/03/2007 - 11:34h

po tem muitos links lynx tmsnc (cliente de msn)
eu tb nao gosto do rato.. mas confesso q acabei me acomodando com ele rs..
mas eu prefiro fazer as coisas no teclado acho mais pratico..
num sei pq o artigo do cara ta com nota 5.5 , mandou bem nota 10..
soh achei q podia ter colocado mais programas pra modo texto..
vlwwwww fuiz

[5] Comentário enviado por teovictor em 07/03/2007 - 11:48h

As dicas são úteis. O mouse é o que mais faz doer o pulso ao usar o computador. Tornar-se mais independente dele ajuda a aumentar a produtividade e diminuir a dor em longas jornadas no PC.

[6] Comentário enviado por Tango em 07/03/2007 - 13:06h

Muito interessante, especialmente a colocação onde você deixa claro a "supervalorização" do mouse nos dias de hoje.

Caramba, eu conheço pessoas que têm que usar o mouse para passar para o próximo campo quando preenchem um formulário. Me dá uma dor no coração.

[7] Comentário enviado por agk em 07/03/2007 - 15:24h

Saber fazer as coisas sem utilizar o mouse é fundamental. Eu sempre que posso uso as teclas de atalho.

Agora aquele negócio de mudar as teclas do teclado é meio bizarro, imagina você arrancando as teclas e mudando de lugar em cada lugar que você for acessar um computador, ehehehe, ou quem sabe você pode levar seu teclado usb personalizado com você para todos os lugares que você vai usar um computador.
Brincadeiras a parte, pode até ser interessante esse dworak, mas é difícil mudar os padrões atuais que já estão fortemente estabelecidos.

[8] Comentário enviado por apdrall em 07/03/2007 - 18:26h

Em termos de produtividade, nao conheco nada que bata o fluxbox, ainda mais personalizado igual eu deixei o meu. Perdi algum tempo estudando as configuracoes dele, mas valeu a pena. Uso o mouse bem pouco, sendo que minhas tarefas sao pelo menos 80% executadas no teclado, tais como abrir programas mais comuns, alternar entre consoles, janelas e areas de trabalho. O Fluxbox e' super leve e nele consigo abrir quantas areas de trabalho e quantas janelas precisar, sem mesmo notar quedas de desempenho.

[9] Comentário enviado por malkie em 08/03/2007 - 16:54h

shin: muito obrigado pelos elogios!
y2h4ck: são realmente excelentes, mas costumo usar apenas quando estou numa conexão SSH, ou algo similar
elbriga: não conhecia... já tá na minha "hotlist"
duda: tmsnc também não conhecia... vou experimentar
teovictor: eu uso computadores tem muito tempo, e nunca tive nenhum problema de LER ou algo do estilo de tendinite... provavelmente é por isso (postura também ajuda).
Tango: Isso também me mata... Ainda mais qdo eu tenho q esperar a pessoa preencher um formulário razoavelmente grande :-P
agk: A idéia do dvorak é passar apenas o teclado que você mais usa. Se você é acostumado a digitar sem olhar, melhor ainda - você não precisa trocar o teclado, apenas com um comando você troca o layout em um outro PC, o q vale apenas para a sessão que você está. Fora isso, acostumar com Dvorak não me desacostumou com o padrão Qwerty/ABNT2, então mesmo q eu pegue outro teclado q não possa usar (digamos, num PC com Window$), ainda me viro mto bem
apdrall: Nunca disse que o fluxbox não é bom em produtividade (embora não seja o meu preferido, reconheço que é bem prático). O que quis dizer é que é praticamente impossível/não prático fazer tudo pelo teclado. É um window manager mais "orientado a mouse" do que eu consideraria para este artigo. Não me entenda mal, acho o fluxbox (como o seu irmão blackbox) muito bom!

[10] Comentário enviado por albertguedes em 09/03/2007 - 08:35h

Ai Danilo, excelente artigo.
Eu que sou 'mousofóbico' sempre procurei modos de evitar usá-lo por todos os motivos que todo mundo já disse aqui, eu uso meu caro Window Maker totalmente customizado nas teclas de atalho e não uso para nada o mouse, pelos menos no quesito Window Manager, pois ainda tem programas que não tem jeito mesmo.
O fluxbox também dá para customizar as teclas para ser totalmente funcional pelo teclado, e é até simples, brrando somente nos aplicativos, e ainda têm muitos wm que dá para modificar para uso só por teclado, como os antigões fvwm (foi o primeiro wm que usei), o twm, acho que o uwm também vai nessa linha mas não cheguei a mexer muito nele.
Bom, você viu que o assunto é muito caro ao pessoal, e artigos deste tipo é sempre bem vindo, parabéns.

[11] Comentário enviado por apdrall em 09/03/2007 - 15:39h

malkie,

Pode ficar tranquilo, cara.. nao te entendi mal. Alias, gostei muito do seu artigo. Somente expus minha opiniao sobre o Fluxbox, o qual ja' to super acostumado e no qual sinto que minha produtividade e' maior.

[]s,
Silvio

[12] Comentário enviado por pintofree em 29/05/2008 - 13:46h

amigo consegui fazer o mpd ncmpc mpc, rodar musicas, ele instalo blz ja configurei o meu diretorio de musicar mais nao consigo criar as playlists o que ue faço?


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts