Vírus de computador têm dois grandes aliados que os fazem superpoderosos:
- Falta de conhecimento
- Medo
A falta de conhecimento é um fator que sempre existiu e sempre vai existir não importa o quanto é falada, anunciada, esfregada na cara do ouvinte a informação necessária para garantir a segurança de um sistema...
Sempre existiu e sempre existirá pessoas desinformadas, pessoas preguiçosas e pessoas que não importa o quanto você fale, para elas você está falando Chinês. Porém isso não é razão para você se colocar nesse grupo de desinformados. Artigos como esse vão te ajudar a entender o porquê o
Linux é um sistema seguro e até onde ele é seguro e o que você pode fazer para torná-lo mais seguro.
Medo, o princípio do medo é a falta de conhecimento. Nos seres humanos temos medo daquilo que não conhecemos e isso nos faz refém dos nossos próprios medos.
Somos reféns daqueles que conhecem mais do que nós e tiram vantagem da nossa ignorância, portanto se você quer vencer os seus medos, eu gostaria de pedir é que você continue lendo esse artigo até o fim. Algumas frases que eu usar podem te chocar, mas continue lendo porque a cada informação chocante eu vou tentar trazer a explicação para que você entenda e perca o seu medo desses bichos chamados vírus e hackers.
Para os novatos, existe uma diferença da palavra Hacker que separa os maus dos bons, existem os Hackers e os Crackers. Um Hacker é o indivíduo que sabe muito sobre computadores e usa seu conhecimento para o bem, seja prender criminosos ou desenvolver programas e hardware. Cracker é um indivíduo que igualmente tem um vasto conhecimento porém ele usa o seu conhecimento para benefício próprio, roubo, fraude, invasão etc. Esse artigo eu falo sobre Cracker.
Usuários Linux vocês podem ficar meio entediados com tantas referências a produtos e comportamento do sistema da Microsoft e Apple nesse artigo, mas eu gostaria de mencionar que é impossível falar de vírus sem mencionar os sistemas proprietário mais "amados" do mundo. Eu vou explicar como alguns vírus funcionam no sistema da MS e em paralelo como funcionaria em Linux para que possamos entender como um sistema Linux pode ser comprometido.
Aqui vão algumas perguntas que eu vou tentar responder:
- Afinal estamos ou não seguros quando o assunto é vírus no Linux?
- Existem vírus específicos para o Linux?
- Se tem onde eles estão?
- Como um Linux pode ser infectado com um vírus?
- Eu preciso de um antivírus?
- Hackers podem realmente invadir qualquer computador?
- Com a configuração padrão do meu Linux eu já estou seguro?
- Vamos analisar um ataque no qual eu fui "a vítima" :D
A leitura pode ser longa, mas pelo conhecimento adquirido vale a pena, vamos embarcar nessa jornada agora...