O desenvolvimento da distribuição foi baseado em 5 etapas.
1. Escolha da distribuição: A escolha da distribuição a ser baseada é importante, pois é quem garantirá o desempenho e confiabilidade do sistema operacional. Dessa forma, a distribuição
Linux que mais atendeu os requisitos citados na metodologia foi o
Slackware, muito utilizado por profissionais de informática, principalmente em servidores.
O Slackware é uma das distribuições mais antigas e ainda desenvolvidas, tem como filosofia preservar a tradição dos sistemas UNIX, provendo um sistema rápido, robusto, estável e organizado. Porém possui poucas ferramentas automatizadas, o que acabou acarretando um grande trabalho na programação de scripts.
O Slackware contém uma enorme quantidade de aplicativos, dessa maneira foi necessário estudar quais eram seus pacotes base para funcionamento e desenvolver um script para a instalação do mesmo em um diretório tendo assim a estrutura da distribuição para desenvolvimento.
2. Escolha da Interface Gráfica: A interface gráfica com o usuário deve ser baseada em imagens de visualização e ativação dos recursos disponibilizados. Por essas razões optou-se pelo
KDE, responsável por fornecer uma interface gráfica organizada e consistente para que os aplicativos sejam executados e o usuário tenha uma interação com o computador.
O KDE é um ambiente desktop moderno que procura preencher as necessidades de maneira facilitada, para isso permite a visualização de imagens, vídeos e animações através de programas que compõem o mesmo, interagindo com essas características através de mouse e teclado. Em relação ao quesito visual, o KDE é um dos mais agradáveis, isso porque permite o uso e a criação de temas dos mais variados tipos e possibilita a utilização de efeitos gráficos. O KDE é de longe o ambiente que proporciona a maior coletânea de aplicativos para qualquer distribuição Linux, além de ser o mais flexível no quesito personalização.
3. Escolha dos softwares educacionais: Um software educacional deve ser estimulante, temático, interativo e com propostas educacionais. Portanto a seleção dos aplicativos educacionais teve como finalidade encontrar as coletâneas que mais se enquadrariam na distribuição, somente programas com propostas educacionais foram utilizados. Nesta etapa os seguintes conjuntos foram selecionados:
Gcompris: Utilizado em atividades de diversas disciplinas e séries, desde a educação infantil até a quarta série. Todos os jogos vêem com instruções de fácil compreensão e jogabilidade. As atividades podem ser direcionadas de acordo com um objetivo específico ou a criança pode navegar pelo programa e aprender os jogos que achar mais interessantes de forma livre, desenvolvendo assim a capacidade de escolha e aprendizagem.
Childsplay: É um conjunto de jogos educacionais. Ideal para o ensino básico e/ou fundamental, usa um sistema de plug-ins o que possibilita uma grande flexibilidade na expansão da coletânea.
Kde-Edu: Programas dirigidos às escolas, aos pais e aos alunos. São divertidos, coloridos, atrativos e suficientemente simples para que as crianças usem sem a supervisão dos pais. Os programas ajudam na formação dos alunos de maneira divertida e intuitiva.
Tuxpaint: É um programa de criação livre de imagens voltado para o público infantil, com sons, ícones coloridos e ações legendadas, facilitando seu uso na inicialização e introdução ao computador. As cores e formas legendadas auxiliam no trabalho do educador, servindo como apoio de estudo a algum tema a ser trabalhado com os alunos.
Com os softwares definidos, partiu-se para suas instalações, no entanto foi um trabalho difícil, pois como o Slackware foi instalado de maneira reduzida, era necessário analisar quais as dependências de pacotes que cada software precisava. Enfatiza-se esta dificuldade pelo fato que não existe nenhuma ferramenta que resolve o problema das dependências como encontrado em outras distribuições.
4. Personalização da distribuição: É essencial que usuário não precise instalar dispositivos de hardware ou fazer configurações avançadas dos mesmos. Dessa forma é necessário customizar o kernel, que é o núcleo do sistema operacional. É possível alterar suas configurações ou até mesmo aplicar atualizações (patchs), para que o sistema ganhe novas funcionalidades. Mas para obter esses novos recursos é necessário fazer sua compilação (esse é um trabalho complexo e demorado) contendo essas modificações.
Dessa forma, resolve-se o problema da detecção automática de hardware, permite-se a utilização de bootsplash e ativam-se os recursos para que a distribuição funcione como LiveCD. Quanto à detecção da resolução de vídeo, teclado e mouse foi desenvolvido um script que faz um teste transparente durante a inicialização do sistema operacional disponibilizando as melhores configurações.
Também foi citado que é imprescindível garantir a atenção e interesse do usuário desde a inicialização do sistema até sua utilização. Dessa maneira, a instalação e configuração do bootsplash tornam-se evidente, pois o mesmo oculta do usuário o trabalho sendo feito pelo sistema operacional e apenas apresenta uma imagem (Figura 1) agradável com uma barra de progresso indicando o tempo restante para o sistema estar disponível para uso.
O bootsplash ilustrado na Figura 1 também faz parte das personalizações feitas durante o desenvolvimento da distribuição
LinuxKidX. Aqui vale fazer uma referência ao colaborador Rafael Calheiro pelo design da imagem utilizada no bootsplash.
Personalizar a configuração padrão do sistema, ajustando o comportamento dos programas, organizando os menus e arrumando a parte visual acaba sendo umas das partes mais importantes ao desenvolver um sistema destinado a usuários de pouco conhecimento, já que é necessário criar um ambiente agradável e de fácil utilização. Conforme a idéia acima, a personalização do ambiente gráfico consistiu na mudança da tela de apresentação do KDE (Figura 2, uma criação do colaborador Júlio César Rodrigues), criação de papéis de paredes (Figura 3), temas e ícones, isto para que o usuário sinta-se a vontade e possa desfrutar de um sistema amigável.
5. Criação do LiveCD: Quanto maior for a capacidade de compactação, maior a quantidade de recursos disponíveis no CD. Portanto o LinuxKidX utilizou o conjunto de scripts Linux-Live, o qual permite criar seu próprio LiveCD de sua distribuição Linux favorita, além dessa vantagem ele também permite iniciar o sistema a partir de pen-drives. Esses scripts possibilitam a inicialização muito rápida do sistema operacional, e o mesmo possui uma excelente taxa de compactação podendo comprimir 2.5GB em 700MB, ou seja, uma redução de espaço da ordem de 3,6 vezes. Com isso, apenas é necessário executar esses scripts na distribuição trabalhada e confeccionar o LiveCD contendo todas as tarefas realizadas.