A tecnologia da informação está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, seja nos computadores em empresas ou residências. Isso tem estimulado a utilização do
Linux em maiores proporções, visto que é um sistema livre e aberto.
O projeto
LinuxKidX não visa servidores ou usuários de nível técnico, mas sim crianças para as quais o nível de conhecimento ainda não se desenvolveu totalmente, fato que levou a distribuição a ser planejada visando a facilidade de uso e a criação de um LiveCD cujas vantagens são:
- Usufruir do sistema operacional sem instalar nenhum arquivo;
- Utilizar como desktop portátil quando agregado ao uso de um dispositivo móvel de armazenamento;
- Manter os dados do HD intactos e utilizar como aprendizado ou lazer.
Sendo assim, o processo de inicialização do LiveCD deve ser transparente, necessitando apenas que as crianças ou pais coloquem o CD nos computadores, e ao ligá-los, tudo será automaticamente carregado e configurado, sendo somente necessário navegar pelos softwares e encontrar o jogo ideal para diversão e aprendizado.
Diante dessa perspectiva, nada melhor que disponibilizar na distribuição uma enorme coletânea de softwares educativos, contendo animações e desenhos agradáveis, fazendo que através da informática as crianças possam aprender e desenvolver melhor suas habilidades cognitivas e motoras.
A motivação para desenvolver o LinuxKidX passou a existir diante da notoriedade de que as áreas de educação infantil pouco exploram os recursos de softwares educacionais como forma de incentivo ao aprendizado. Um dos fatores que explica esse comportamento é que geralmente esses aplicativos são pagos e o valor para aquisição é alto.
Objetivos
O objetivo é desenvolver um LiveCD de fácil utilização, contendo uma coletânea de aplicativos educacionais para a faixa etária de 2 à 12 anos. O uso da distribuição aqui apresentada pode ser feito em computadores domésticos, mas, com maior impacto, em instituições educacionais. Essa idéia vai ao encontro de que a era digital é favorável ao aprendizado.