O mercado de jogos tem crescido muito ao longo dos anos e com isto as empresas estão agora começando a se focar em jogos para Linux. Qual a perspectiva de mercado com jogos em Linux nos próximos 10 anos? O que pode ser melhorado?
Quando uma empresa cria um Game for Linux, é normalmente porque já criou um Game for Windows, então porta-o para Linux, é a regra, salvo raras excessões. Um Game for Linux only raramente emplaca também, então qual a solução?
Portabilidade - Já pode ser visto algumas empresas criando jogos utilizando tecnologia que garante a portabilidade, como Java, que garante (pelo menos boa parte) que o código não precise ser refeito de um para outro (o que é tarefa tortuosa algumas vezes).
Feito pra Windows pero no mucho - Algumas empresas internamente já adotaram a estratégia de continuar com Games for Windows only, mas souberam aproveitar suas bibliotecas e podem ser totalmente portadas para o Wine, o que garante que o jogo rode em Linux, mas não é a melhor solução, é um "garrancho que diz que está escrito".
E além disso, temos o que chamamos de jogos livres que a comunidade cria. Tem casos que o jogo livre é tão bom que chegou a ser portado para outras linguagens para que rode em outros sistemas operacionais.
Mas isto é uma solução para um problema de demanda? Definitivamente não, existem diversos problemas devido a crescente demanda de jogos e isto realmente não tem deixado o sistema operacional do Pinguim emplacar de vez.
[1] Comentário enviado por sergiotucano em 06/10/2005 - 01:39h
Muita gente diz e eu digo desde que conheci o Linux...
Ele vai se popularizar e vão começar a usar bem ele quando tiver jogos bons para Linjux...
Digo jogos do estilo "simuladores" por exemplo...
É isso ai ! isso já esta acontecendo ! :)
OPS ! Mas e ai , como fica com a MS querendo acabar com o OpenGL ?
O OpenGL é uma forma de se rodar 3D no Linux seria muito bom os desenvolvedores usarem bem esta tecnologia que o Linux também trabalha.
[3] Comentário enviado por _simmons_ em 06/10/2005 - 09:52h
Uma empresa de games que admiro é a Id Software. Em seus últimos grandes lançamentos ela tem se preocupado em lançar instaladores nativos para o Linux, e isso facilita muito. E sem contar que em 99% dos casos(pelo menos comigo) os jogos que são portados para o Linux rodam bem melhor do que no Windows.
Aqui vai uma lista de alguns jogos que tem binários nativos para o Linux(nem todos são da Id):
Doom3
Enemy Territory
Glest
Medal Of Honor
Unreal Tournament 2000,2003,2004
Cube
Neverwinter Nights
Quake 2,3
E a Id já garantiu o port do Quake 4. Ele deverá ser lançado alguns dias/semanas depois da versão for Windows.
[4] Comentário enviado por neriberto em 06/10/2005 - 13:00h
Muito bom o artigo e não posso deixar de dizer isto, recentemente na medida do possível tenho estudo SDL e OpenGL, porém os dois trabalhos tem tomando conta, umas das coisas que eu acho que dificulta a criação de jogos são "ferramentas de suporte" ou seja se eu quero criar um jogo 3D para Linux eu vou ter que criar a engine e vou ter que criar programas como editor de fases/mapas e modeladores 3D, sei alguns vão discordar mas em ambientes Linux estamos fracos de modeladores/renderizadores 3D, sei que existe o Maya, Blender, porém não é o suficente e não vou entrar em detalhes sobre cada um.
Um dos modeladores mais utilizados para games ainda é o 3D Studio e é o software que a maioria conhece, só para citar Doom 3 teve alguns personagens modelados em Ligtwave 3D...
Enfim para se criar um jogo é preciso ter algumas ferramentas de apoio, do que adianta escrever um código no Linux se os personagens são feitos em sistemas que rodam sobre o Windows. Bom não me levem a mal pois também acredito em nosso sistema e é por isto que estou estudando SDL e OpenGL. Quanto ao OpenGL acabar hmm duvido e se isto acontecer acredito que vai demorar, já que ajudou muito no crescimento/desenvolvimento desta tecnologia foi a SGI
[5] Comentário enviado por andretyn em 06/10/2005 - 13:05h
Como eu já escrevi aqui, antes do problema do site do VOL, tem uma porrada de jogos para o linux no site do pessoal do loki instalador, veja bem, não é da Loki, mas um pessoal que usa a ideia do Instalador da Loki, tem varios jogos, só para citar:
Cube
Glest
Quake 1,2 e 3
no_gravity
ETF
True Combat: Elite
Nexuiz
Warzone 2100
racer
ufo:alien invasion
etc
O legal é que ele coloca até um atalho para você no seu menu, eu testei um monte de jogos, e todos funcionaram legal, o instalador é um binario,
é só dar um chmod +x binario e rodar-lo, muito facíl:)
AH! o endereço é http://liflg.org/
Bom divertimento, 8-))
ps: alguém se habilita a escrever um artigo ou dica sobre os jogos deste site!!!
ps1: Dá uma entrada no site e clica no dowloands (é assim que se escreve???:)) e você verá o tamanho dos arquivos, alguns são pequenos, outros não
[7] Comentário enviado por agk em 06/10/2005 - 15:14h
O mercado de jogos para Linux está crescendo, cada vez mais saem jogos bons para Linux, o que o pessoal não vai encontrar com tanta facilidade são a quantidade de jogos para Windows (pagos $$$) para GNU/Linux (Opensource), pois jogos demandam tempo e dedicação no desenvolvimento e as empresas gastam muito para produzir seus games.
[8] Comentário enviado por Marco Carvalho em 06/10/2005 - 16:26h
O que posso dizer é que sempre gostei de Counter Strike, mas depois que experimentei o Enemy Territory não volto mais à jogar CS.
O Enemy Territory mostra que é perfeitamente possível ter jogos de alta qualidade rodando nativamente em Linux
[10] Comentário enviado por thyaguvinny em 06/10/2005 - 20:41h
Convenhamos amigo... não é simplesmente abrindo um curso de pós-graduação em criação de jogos que vai resolver esse problema... temos que pensar também na instituição aonde ele um projeto desses vai ser desenvolvido... e quem estuda nas Universidades públicas vai concordar perfeitamente comigo...
>>>> ThYaGu ViNnY
Tecnologia em ReDeS de CoMuNiCaÇãO - CEFET-GO
[11] Comentário enviado por vitor.jjb em 06/10/2005 - 21:56h
Acho que a nenhuma empresa, como EA, iram gastar anos e mil's para desenvolver jogos com tecnologia, pagar programadores, etc... para distribuir para Linux de graça.... Pois esse é um problema de alguns Linuxers, acham que tudo tem que ser de graça... mas acho que o futuro pode ser assim... O Jogo pago com um binário para ser instalado em Linux, como Doom, Quake, UT,...
[12] Comentário enviado por M4gNv5 em 06/10/2005 - 23:47h
A questão das ferramentas de desenvolvimento é crucial. Concordo com o colega. Mas também acredito que todos os outros que comentaram tem razão. Trata-se da falta de um pouco de tudo. Ferramentas, mercado, etc.
Mas, como sou usuário Linux há muito tempo faço uma comparação com o Gimp, que, no começo, era fraco, ruim (eu não tinha necessidade de usá-lo profissionalmente, então não achava ruim...), e hoje tenho amigos que trabalham em publicidade que se surpreendem com a qualidade do software.
Acredito que com os games vai ser assim. Quando alguém iniciar o desenvolvimento de um software livre tipo o 3D Studio, outros vão aderir e logo teremos algo utilizável.
Eu também estou estudando a OpenGL e o que posso dizer é que, quando ela não era software livre, a solução era a Mesa3D, uma implementação livre que está disponível na net.
[13] Comentário enviado por jeolmir em 07/10/2005 - 22:13h
olla pessoal artigo interessante ... estou com o linux instalado ...
bom sei que vai ser difícil mas estou aih pra lutar ...
queria saber como faço pra pegar o o medal of honor allied assault
nativo :D bom com relação ao opengl estou estudando ainda
precisarei saber como funciona ... e com relação a jogar on line
ai fica mais facil ... bom se puderem me ajudar ficarei grato :D
[14] Comentário enviado por PCMasterPB em 08/10/2005 - 16:54h
Seria muito interessante se as empresas de jogos investissem em binários executáveis nativos para o linux, pq emular nem sempre é uma boa opção se comparada a uma versão nativa rodando.
[15] Comentário enviado por Century_Child em 09/10/2005 - 12:15h
Um dos problemas do Linux é que todo mundo acha que tudo tem que ser de graça.
Também faltam ferramentas para gráficos; eu ainda sinto falta de alguns plug-ins do Photoshop (KPT, Eye Candy, e outros) que provavelmente nunca serão portados para o GIMP...
[19] Comentário enviado por abeljnr em 14/02/2007 - 12:50h
(...Quando uma empresa cria um Game for Linux, é normalmente porque já criou um Game for Windows, então porta-o para Linux, é a regra, salvo raras excessões. Um Game for Linux only raramente emplaca também, então qual a solução? ...)
a solucao, na minha opiniao e criarem jogos apenas para o linux.... so que sem aplicacao p/ win....
so que esses jogos tem que ser de boa qualidade, nao pode ser qualquer joguinho...