Detectando onde está o problema...
Eu já tive o prazer de mexer muitas vezes num SO pra deixar do meu jeito, porém o que percebi é que muitas vezes o "meu jeito", como dissera Frank Sinatra em My Way, não é o correto para rodar jogos ou mesmo bem utilizar os recursos que possuo.
Para iniciarmos a resolução temos que saber alguns informações de forma detalhada.
Temos que saber qual é o seus sistema operacional (versão, arquitetura). Para fazer isso usando o bash:
uname -a
A saída do comando será o seguinte:
- SO
- Nome do computador
- Versão do kernel
- Descrição da distribuição / compilação / build
- Data de compilação
- Arquitetura
Vamos nos ater apenas ao que é relevante ao nosso caso: versão do kernel, descrição da distribuição e arquitetura.
Primeiro a descrição da distribuição muitas vezes não diz algo real, por exemplo, qual é codinome da tua distro. Se você tiver usando alguma distribuição baseada em Debian digite:
lsb_release -a
Ou via arquivo de configuração:
cat /etc/issue
Para derivados de Red Hat:
cat /etc/redhat-release
Depois se saber quais são as informações acima, verifique se elas são as mais adequadas ao seu hardware, primeiro vamos verificar se o processador é compatível com o SO:
cat /proc/cpuinfo | grep -i "model name"
Obs.: o cpuinfo já tem muita informação, mas somente com o nome do modelo dá pra saber se ele é x32 (x86) ou x64 (amd64, ppc). A partir disso veja qual é distro mais adequada, não se engane achando que o SO sabe qual o melhor distro pra você, ele pode instalar a partir de uma .iso 32bits e você nunca vai notar a diferença mesmo tendo mais de 3GB de memória RAM.
Tem algumas tecnologias como PAE (Physical Address Extension) que mesmo sendo 32bits pode mapear uma extensão física maior de memória RAM, espero que esse não seja o seu caso, se for reinstale a partir da arquitetura certa.
Fonte:
Physical Address Extension - Wikipedia, the free encyclopedia
Se tiver dúvida sobre qual arquitetura usar veja:
Outra cosia interessante é que tem algumas distros que já tem alguns recursos adicionais para processadores específicos, como somente para Intel, AMD ou para alguns modelos específicos, como por exemplo a distribuição Lubuntu, que tem um instalador exclusivo para CPUs Celeron. Para maiores informações veja: