Como o servidor está instalado, agora vamos instalar os adicionais para facilitar seu trabalho e manuseio.
PhpMyAdmin
É uma ferramenta Software Livre escrita em PHP, destinada a lidar com a administração do MySQL e também é compatível com MariaDB.
O PhpMyAdmin suporta uma ampla gama de operações com MySQL e também com MariaDB. As operações mais frequentemente utilizadas são suportadas pela interface do usuário:
Gestão de bases de dados;
Tabelas;
Campos;
Relações;
Índices;
Usuários;
Permissões etc.
Instalando o PhpMyAdmin:
# yum install phpmyadmin -y
Agora vamos configurar o PhpMyAdmin. Mudando as configurações do Apache para que o PhpMyAdmin permita conexões não apenas a partir de localhost:
# vim /etc/httpd/conf.d/phpMyAdmin.conf
E altere:
Deny from All
Para:
Allow from All
Reinicie o Apache:
# service httpd restart
Digita no seu browser:
http://<localhost ou ip>/phpmyadmin
Será solicitado um usuário e senha, é só colocar o usuário do MySQL e senha.
MySQL Workbench
É uma ferramenta visual unificada para arquitetos de banco de dados, desenvolvedores e DBAs.
MySQL Workbench fornece modelagem de dados, desenvolvimento de SQL e ferramentas de administração abrangentes para a administração do servidor, e muito mais. É uma ferramenta IDE muito boa, e sua instalação muito fácil.
[5] Comentário enviado por leonardo0112 em 22/11/2012 - 22:53h
Só para acrescentar, após seguir este passo-a-passo, no meu Fedora eu criei um link simbólico para o diretório /var/www/html em minha pasta pessoal, renomeando-o para www (herança do WAMP, rs) e dando-lhe permissão total (777). Ficou assim:
Então eu editei o arquivo welcome.conf, inserindo o simbolo # no início das ultimas linhas que não o possuem, assim quando entrar no localhost aparece todos os diretórios dele (a não ser que você tenha algum index lá dentro), evitando que voce precise digitar na URL o nome da pasta de seu site, apenas clique.
sudo gedit /etc/httpd/conf.d/welcome.conf
Assim, todos os meus projetos são salvos no diretório www situado na minha pasta pessoal, assim como o worksapce do Aptana Studio 3 (IDE que eu uso).