Já pensou na possibilidade em integrar o Postfix ao MS Exchange Server? E melhorar um pouco mais e configurar o SpamAssassin? Se sim, este artigo tem como objetivo auxiliá-lo neste processo.
O Fetchmail é o serviço responsável por realizar o download das mensagens do servidor remoto para a nossa rede local. Assim como o Procmail, ele possui várias formas de configuração, e novamente eu preferi seguir a ideia de um conf por usuário, pelo mesmo motivo já citado: customização.
Para instalar o Fetchmail execute:
# yum install fetchmail
Para acessá-lo:
# vi /home/$USER/.fetchmail
Obs.: O Fetchmail não cria o arquivo automaticamente, sendo assim é necessário criá-lo manualmente. Como fizemos no passo anterior com o procmail, aqui podemos fazer da mesma forma, criamos um shell script para configurar o .fetchmailrc em cada home (no último tópico deste artigo estão os scripts que criei para implantação deste ambiente).
set logfile '/home/$USER/log/fetchmail.log'
set invisible
set no bouncemail
defaults:
uidl
batchlimit 100
fetchlimit 100
flush
sslfingerprint 'Coloque aqui o fingerprint SSL do seu servidor remoto'
poll smtp.seuservidor.com.br with proto POP3 and options uidl
auth cram-md5 #no meu caso a autenticação é MD5 se a sua for outra você deve alterar a forma de autenticação
user '$USER@$SERVIDOR.com.br' password '$PASSWORD' is '$USER' mda '/usr/bin/procmail -d %T'
[5] Comentário enviado por andreandriotti em 08/09/2011 - 17:52h
Boa tarde Tiago, hoje (08/09/2011) o meu chefe me passou essa missão que vc teve no passado, se for possível, poderia me tirar uma dúvida?
Todos os usuários que tenho no Exchange, preciso cadastrá-los no Linux tb?
[6] Comentário enviado por tiago.centurion em 11/09/2011 - 21:11h
Boa noite André.
Obrigado pelo comentário.
Quanto a sua dúvida, sim, você precisa cadastrar os usuários no linux.
Cada usuário do exchange terá um usuário respectivo no Linux.
Por exemplo: Você tem o usuário como o e-mail fulano@empresax.com.br, esse usuário chama-se fulano no exchange, então você terá o user fulano no linux e um redirect para o usuário através do postfix. No postfix você vai colocar o e-mail do usuário e o nome dele no exchange (arquivos sender_relay e sasl_passwd), com isso, todas as mensagens que chegarem neste e-mail serão redirecionadas para o usuário interno do exchange, ou seja quem acaba sendo responsável pelo redirect é o postfix.