Agora chegou a hora crucial da instalação!!! Este é o passo mais complicado de todos. Mas sua dificuldade não é bicho-de-sete-cabeças.
Quando aparecer a tela de partições, vão existir duas opções:
- Apagar a tabela de partições do disco primário;
- Editar manualmente as partições do disco.
Essa é mais uma escolha a ser feita por você. Caso você esteja instalando o
Debian como o único sistema operacional do seu computador e não tiver nada no disco rígido, você pode tranqüilamente escolher a primeira opção, que daí para frente ele já faz todo o particionamento do disco para você (esse é um dos motivos pelo qual resolvi escrever o tutorial, pois ele é uma das distros que fazem isso automaticamente). Caso você já tenha algum S.O. instalado na sua máquina e deseja usar o espaço livre não particionado do seu HD, escolha a segunda opção. Uma segunda tela aparece com algumas informações, um "help" bem básico e as informações da tabela de partições do seu HD.
Existem também algumas opções para RAID, mas isso não vem ao caso agora pois estamos fazendo a instalação básica do Debian.
Na parte da tabela de partições irá aparecer os SO's instalados e o espaço livre do seu disco, juntamente com o tamanho de cada uma das partições e tipos das mesmas.
Selecione a opção de Espaço livre e dê Enter. Aparecerá uma outra tela com algumas opções. No nosso caso, vamos usar a Particionar automaticamente o espaço livre em disco.
Depois, ele vai perguntar como o particionamento deve ser feito com três opções:
- Instalação em uma única partição;
- Máquina Desktop;
- Particionar o espaço livre manualmente.
Aí vai de cada usuário.
Se você está começando agora, eu aconselho usar a "Instalação em uma única partição", pois aí ele vai usar todo espaço livre para a partição "/", que é o diretório raiz do
Linux (como se fosse o C: do Windows).
Se você já possui algum conhecimento de Linux, aconselho usar a "Máquina Desktop". Nessa opção ele irá dividir o espaço em 3 partições:
- /: diretório raiz;
- /home: onde fica armazenado todos os dados de cada usuário;
- swap: uma "expansão" da memória, ou seja, uma área de troca de arquivos entre o SO e o processador.
Se você tiver um conhecimento maior e deseja fazer as configurações das partições do seu jeito, escolha a "Particionar o espaço livre manualmente" e divirta-se.
Depois de tudo isso feito, é só confirmara as alterações que a instalação irá formatar cada uma das partições do seu Debian.
E vamos adiante...