A implantação do Linux em Lan Houses e Cybers Café está aumentando, graças a Deus, e nesta correria a busca por gerenciadores de lan houses e cybers cafés é enorme, gente pedindo dicas dali e daqui. Estou querendo montar minha lan também ou cyber café e andei pesquisando. Vou partilhar minhas buscas e meus testes com vocês.
Escolhi usar o CafePilot porque é grátis, fácil de instalar e usar, funciona com Windows como servidor, cliente Linux e Linux como servidor - cliente Windows.
Lembrando que estou usando o Slackware 11 sem nenhuma alteração. Quer dizer...
Download e instalação para o servidor
Vamos começar criando uma pasta para ele, você pode colocar em outro diretório se preferir.
Obs.: Vamos usar o konqueror para extrair os arquivos, estou usando desta maneira para que se torne mais fácil o entendimento (é preferencial).
Para o computador que será o servidor:
Vamos criar a pasta do programa em /usr com o nome de CafePilot_Server. Seu diretório deve ficar assim: /usr/CafePilot_Server.
Vamos baixar os arquivos e mover para ela: /usr/CafePilot_Server
[4] Comentário enviado por removido em 21/02/2008 - 17:13h
Parabéns pelo excelente artigo. Uso o Zeiberbude há quase um ano aqui em minha Cyber Café, e não sabia da existência deste gerenciador e cliente. Lembrando que a instalação não é obrigado criar o diretório em /usr, pode ser qualquer outro lugar preferível do usuário. Eu costumo criar tudo dentro de /opt.
Mais uma vez parabéns tanto pelo artigo como também pelo fato de mostrar à todas que há mais gerenciadores para Linux.
[5] Comentário enviado por removido em 21/02/2008 - 19:58h
Olá... e tem mais um detalhe...
Apesar da conta e configuração ter sido salva com sucesso, até mesmo o servidor enxerga a estação e vcie-versa, o problema de liberar o usuário não está funcionando. Por favor, descreva abaixo os procedimentos corretos, pois faltou isso no artigo para que os usuários possam operar o programa sem dificuldades.
[7] Comentário enviado por Lima2008 em 22/02/2008 - 17:20h
Excelente artigo, bem outros gerenciadores existem por exemplo o LanBr do portal criativa, mas não desmerecendo o Mauricio, criador do programa, ele precisa de algumas melhorias, o zeiberbude já testei, mas tem que se tomar cuidado porque ele não atende os requisitos da legislação de alguns estados (não cadastra os usuarios), tem também o NetParty da equipe do LinuxFx, esse é oq eu mais boto fé, escrito em java, e com o codigo fonte aberto, mas ainda não está funcional.
[8] Comentário enviado por MR. RG em 22/02/2008 - 19:05h
Obrigado pessoal!!!
rychardi,
Depois de instalado o servidor e o cliente, inicie o servidor e depois inicie o cliente, ainda não logo com o user que você criou no servidor, na área de login do terminal, coloque admin(ou Admin, se o outro nao logar) e deixe o campo senha vazio e clique em entrar, depois que fizer isto vai aparecer uma janelinha com a opção de setar o ip e a senha de root. Um detalhe que chamo a atenção, caso um não esteja vendo o outro é o firewall, e se este estiver configurado, é observar a cor do monitor que fica no canto superior esquerdo: se estiver preto é porque não há conexão ativa com o server e cliente. Tente isto aí amigo, caso não resolva, entre em contato.
[10] Comentário enviado por MR. RG em 22/02/2008 - 22:57h
rychardi,
Você está falando em você liberar os usuarios pelo servidor? É isto?
Vou dar uma olhada melhor, é porque eu tenho uma empresa que presta serviços e estou testando vários outros gerenciadores para vê o que mais se adequa aos estilos de donos de cyber, para uma futura contratação deste serviço. Eu não aprofundei os estudos, isto farei após descobrir os mais funcionais.
[12] Comentário enviado por c0elho em 01/03/2008 - 23:29h
Fala meu amigo, muito bom o seu tuto.. posso te ajudar na tradução do aplicativo se voce ainda quiser... mande-me um email aspaixao@gmail.com para que possamos conversar melhor.. obs.: infelizmente meu tempo é um pouco curto, mas nao to fazendo nada de 2 as 6 da manha.. rsrsr)
abraços.
[13] Comentário enviado por samir.ma em 06/03/2008 - 23:21h
Eu sou o desenvolvedor do sistema em java distribuido pela LinuxFx, e ele ja esta funcional, inclusive ja foi usado numa lan house num ambiente real, apenas a versao que foi disponibilizada por eles era uma versao onde os dados eram salvos numa base de dados na memoria ram, logo ao fechar e iniciar o sistema seus dados sao perdidos
em breve disponibilizaremos o sistema e o manual de sua instalacao para baixa-los
ainda tenho planos de permitir que o cliente seja instalado tambem numa maquina windows seguindo o exemplo do cafepilot
[14] Comentário enviado por jcromaocpv em 30/03/2008 - 19:37h
?comentario=Parabens seu tutorial esta em todo lugar vc é o cara, mas é o seguinte tentei instalar, fiz download, mas na hora de criar aquelas pastas deu zebra, criei usando o comando sudo nautilus pq não tinha permissão para criar as pastas, mas não usei o konqueror até tentei mas não consegui, qdo dava os comandos para executar a instalaçao me dá a resposta que a pasta não existe por favor me ajude minha lan esta fechada a uma semana, estou com ubuntu 7.10 obs no windows consegui instalar, mas a fiscalização já passou aqui e só escapei porque já estava com os programas do linux no desktop, o cara viu que já iria mudar e me liberou, até mais e um abraço.
[16] Comentário enviado por orionlanhouse em 22/06/2008 - 22:01h
ah pessoal vc,s donos de Lan houses tem um Gerenciador de tempo para lan é o melhor Profissional mesmo vc vai para pagar um pouco pela licença dele mais vale apena LanBR Lingth www.portalcriativa.com.br
[17] Comentário enviado por krydes em 24/06/2008 - 22:52h
Estou querendo migrar para o linux já tenho até o 8.04lts na máquina rodando com o windows mas queria abandonar o win de uma vez por todas, será que o café pilot roda bem no ubuntu 8.04 ou tenho que instalar outra versão ? é fácil colocar os atalhos no café pilot ? obrigado !
[19] Comentário enviado por o_czar em 26/06/2008 - 12:21h
belo tutorial...
eu queria saber como faz pra cadastrar clientes e colocar o valor pra cada um?? Ele é meio confuso. Estou querendo implanta-lo em um sistema multilinux!
[22] Comentário enviado por liborio_filho em 15/01/2009 - 19:55h
Instalei no cliente com Ubuntu e no servidor não consegui instalar estou usando o Debian no servidor
para instlar a libccls digito ./configure depois make de da os erros abaixo
make all-recursive
make[1]: Entrando no diretório `/home/gesac/server/libcclc-0.7.0'
Making all in src
make[2]: Entrando no diretório `/home/gesac/server/libcclc-0.7.0/src'
make[2]: Nada a ser feito para `all'.
make[2]: Saindo do diretório `/home/gesac/server/libcclc-0.7.0/src'
make[2]: Entrando no diretório `/home/gesac/server/libcclc-0.7.0'
make[2]: Saindo do diretório `/home/gesac/server/libcclc-0.7.0'
make[1]: Saindo do diretório `/home/gesac/server/libcclc-0.7.0'
[23] Comentário enviado por frpaiva em 06/05/2009 - 17:28h
O cafepilot ta rodando file na minha lan... ms ainda nao estou usando pq nao entendi como add tempo para o cliente e se o cliente pedi ms 30 minuto como add ms 30 minuto????? e se a tela do cafepilot e eu que vou liberar ou toda vez o cliente...
[25] Comentário enviado por Gislene_ti em 29/09/2009 - 17:29h
Mr.RG
Boa tarde é a primeira vez que escrevo nesse espaço, sou usuaria nova em linux e estou experimentando o programa, no momento a minha unica dúvida e angustia é, adicionar o bendito credito na conta já existente, até o momento para adicionar tempo e creditos, tenho que ficar excluindo o usuario e criando de novo ... poderia por favor nos falar passoa a passo como faço pra adicionar tempo e creditos ...
[26] Comentário enviado por liliano_nigel em 19/11/2009 - 16:28h
Muito bom o tutorial. Baixei as versões Server e Client do CafePilot.
O servidor eu instalei num windows e o cliente eu queria instalar no Ubuntu 9.10. No windows deu certinho, mas no linux, através do Wine, não consegui rodar. Queria saber como que instala o CafePilot sem ser .exe no linux.
[29] Comentário enviado por liliano_nigel em 20/11/2009 - 14:43h
Muito obrigado, Lima2008,
mas o que eu apenas consegui fazer foi descompactar o arquivo "CafePilot_Client.zip". Criou-se uma pasta com o nome "CafePilot_Client". Entrei nessa pasta e dentro dela tinha o arquivo "CafePilot_Client.jar". Cliquei com o botão direito em cima deste arquivo e selecionei a opção "Abrir Com Sun Java 6 Runtime". O programa apareceu com a tela inicial, com os campos login e senha, sendo que o campo "login" estava desativado (opaco). Enfim... não consegui instalar o CafePilot Client. Eu tenho o Sun Java 6 Runtime, mas não sei o local onde ele está instalado. Acho que ele foi instalado através do Gerenciador de Atualizações.
Dizendo mais uma vez que a versão Server do Cafe Pilot está rodando legalzinha no windows.
Só queria uma explicação mais mastigadinha da instalação do cliente no Ubuntu.
[30] Comentário enviado por liliano_nigel em 21/11/2009 - 08:01h
Aí, consegui o caminho completo do arquivo java. O CafePilot Client abriu. Porém eu não consegui instalar ele. O Cliente apenas é executado após eu dar o comando "java -jar /caminho/completo/do/arquivo/java".
E lembrando que a tela de boas vindas do Cafe Pilot Client não me deixa alterar o login. Às vezes aparece "Admin" lá, mas mesmo que eu digite a senha correta ele não entra. E que o CafePilot Server está instalado numa máquina windows e o Client numa máquina linux.
[31] Comentário enviado por samir.ma em 21/11/2009 - 19:41h
Quem quiser experimentar, existe um outro gerenciador de lan house para clientes linux (o servidor da lan pode ser Linux ou Windows), é o Main Control, ele é totalmente em portugues e bem fácil de usar e instalar.
Atualmente ele esta preparado para funcionar em redes com ip dinâmicos(dhcp) sendo possivel configura-lo com ip fixo, mas exige conhecimento para se alterar o arquivo /etc/network/interfaces
O site do projeto é esse: http://maincontrol.com.br que inclui tutorial e links para realizar a instalação do sistema no ubuntu
[33] Comentário enviado por Lima2008 em 08/03/2010 - 18:33h
Você está instalando com que usuário? Deve atentar-se que tem que instalar usando um usuário com privilégios de administrador, ex.: root ou usando sudo.