Na verdade abri esse artigo para divulgar uns trabalhos que eu fiz bem legais para quem quer ter um
Slackware atualizado e com opções para não deixar de aproveitar o máximo do que esse
Linux pode ter e fazer.
Bom, claro que não é para iniciantes, mas longe de precisar ser experiente, qualquer pessoa pode fazer isso aqui. O mínimo para você conseguir ter o que eu trouxe aqui para vocês é saber instalar o Slackware e ter noção do que é SlackBuilds, comandos básicos do Slackware para instalação de aplicativos (installpkg, upgradepkg --reinstall --install-new) e ter sua placa de vídeo instalada corretamente.
Eu criei um TXT dentro do arquivo source para contar um pouquinho mais, incluindo requerimentos mínimos e como instalar.
Vou descrever o procedimento da forma mais simplificada possível, até porque não é complicado.
Requerimentos
Importante: estarei disponibilizando tanto o source para você compilar quanto os arquivos de instalação já compilados por mim.
Claro que a versão já compilada apenas instalando não é garantido que funcione por diversos motivos, recomendando é usar a versão source e compilar você mesmo para sua máquina. Mas não se desespere, eu automatizei tudo, inclusive o pacote de áudio.
Os requerimentos para você poder instalar/compilar o pacote de áudio mais o ambiente gráfico escolhido são:
Primeiro requerimento: Slackware64 Current
Sim, você precisa estar em um ambiente 64 bits e tem que ser a versão Current devido aos seus pacotes atualizados. Você até pode compilar no Slackware64 14.1, mas então terá que recompilar e compilar vários pacotes. Já com o Slackware64 Current será necessário somente o que tem no pacote.
Aconselho na hora da instalação do Slackware, na parte de escolha de quais pacotes quer que instale, desmarcar os seguintes: KDE, XAP e Xfce. Já que nós vamos compilar ou instalar um ambiente gráfico totalmente atualizado, não há necessidade de vir um instalado. Todo o procedimento pode ser feito em modo texto sem necessidade de um ambiente gráfico.
O download do Slackware64 Current pode ser feito aqui:
Segundo requerimento: Multilibs
É recomendado instalar o Multilibs, para evitar qualquer problema vamos instalar, não tem necessidade de instalar completo, pode ser apenas o gcc e glib.
Crie uma pasta qualquer e entre nela usando algum terminal e digite:
# lftp -c 'open http://www.slackware.com/~alien/multilib/ ; mirror -c -e current'
Após terminado o download, entre na pasta criada "current" e digite:
# upgradepkg --reinstall --install-new *.t?z
Reinicie seu Slackware.
Se você tiver placa da NVIDIA, recomendo instalar ela agora depois de ter reiniciado com o Multilibs.
Instalação ou compilação do pacote de áudio
Essa etapa é para quem já está com o Slackware64 Current instalado com o Multilibs.
Agora você tem duas opções, instalar os pacotes de áudio ou compilar eles. Recomendado é compilar.
Esse passo é obrigatório para continuação do tutorial, não adianta você pular essa etapa do áudio e tentar compilar/instalar os ambientes gráficos que não vai dar certo.
1a. Instalando o pacote de áudio
Faça o download do pacote compilado:
http://d-h.st/xhXb
Descompacte com o comando:
# tar xvf audio-package-install.tar.xz
Entre na pasta install que acabou de ser criada e digite:
# installpkg *.t?z
1b. Compilando o pacote de áudio
Faça download do source do pacote de áudio:
http://d-h.st/YyeD
Descompacte com o comando:
# tar xvf audio-package-source.tar.xz
Entre na pasta source que acabou de ser criada e digite (você precisa compilar como root especial, com o comando abaixo, su com o tracinho na frente):
su -
# ./build-audio.sh
Após você ter escolhido entre compilar ou apenas instalar o pacote de áudio podemos começar com os ambientes gráficos.