O HLBR é um projeto brasileiro destinado à segurança em redes de computadores. O HLBR é um IPS (Intrusion Prevention System) bastante eficiente e versátil, podendo ser usado até mesmo como bridge para honeypots e honeynets. Como não usa a pilha TCP/IP do sistema operacional, ele é "invisível" a outras máquinas na rede e atacantes, pois não possui número de IP.
[ Hits: 80.635 ]
Por: Dailson Fernandes (fofão) - http://www.dailson.com.br em 14/07/2008
O HLBR pode ser posicionado de diversas maneiras. A mais comum é você colocá-lo na frente de seu firewall e depois do seu roteador. Por exemplo: entre seu roteador em casa e seu PC.
Veja na figura abaixo:
Um um ambiente corporativo, não vai ser necessário alterar sua atual estrutura de rede, você pode estar usando qualquer tipo de arquitetura de firewall com ou sem DMZ, Honeynet ou qualquer outro recurso. O HLBR não vai alterar em nada, basta colocá-lo da seguinte maneira:
Ou você pode proteger sua rede utilizando um HLBR na entrada da rede e outro HLBR junto aos usuários, que na maioria das vezes são os nossos inimigos em potencial.
[4] Comentário enviado por dailson em 15/07/2008 - 12:27h
Bom
As regras tem sido atualizadas a cada versão e nos fóruns.
Estamos providenciando um repositório de regras para que vc possa atualiza-las. Porém ainda nao está pronto.
Em breve vou postar no meu site e aqui um artigo sobre novas regras.
[6] Comentário enviado por rootkit em 23/07/2008 - 12:19h
Dailson,
Não seria uma boa idéia, adicionar uma terceira placa de rede á máquina, e subir uma ligação entre ela e o servidor de logs, rodando syslog-ng ? Desta forma, seria mais fácil a visualização remota dos logs.
Excelente artigo, estou pondo em produção hoje para testar, parabéns :)
[7] Comentário enviado por dailson em 23/07/2008 - 14:29h
Rootkit
Isso é uma idéia excelente, porém considerada extremamente perigosa pela equipe Mantenedora do HLBR. Se for para laboratório, a idéia é excelente. Se for para ambiente de produção, não é recomendado por eles.
Testa e posta os resultados pra gente!
Um grande abraço