Aqui vão alguns exemplos de utilização do
cheatcode correto ou incorreto, solução de um exemplo de problema ocorrido e algumas reconfigurações pós instalação.
Descrição de um problema específico enfrentado em NoBo Acer a título de exemplo:
Na primeira instalação que fiz do
sidux-Ouranos (2009-01), usei os cheatcodes que venho usando no caso de outras distros:
irqpoll noapic noacpi
Numa reinstalação, ao invés de digitar diretamente estes mesmos cheatcodes ignorando uma mensagem de erro que aparece muito rapidamente na inicialização do kernel, resolvi tentar usar algumas das alternativas de cheatcode que são oferecidas como itens de menu usando F1 na primeira tela, na partida do DVD-Live do sidux:
F1 > kernel options (opções de kernel) > ACPI > acpi=off
Após marcar a alternativa "acpi=off", incluí as outras alternativas que já sabia serem necessárias para bootar e instalar a distro. Digitei portanto na linha de comando, depois das opções padrões, os seguintes cheatcodes:
irqpoll noapic
O comando acpi=off não foi necessário digitar, pois havia sido marcado ao usar o F1 > kernel options >ACPI.
A linha de comando de inicialização do kernel depois da inicialização e instalação com sucesso ficou assim:
kernel /boot/vmlinuz-2.6.28-5.slh.3-sidux-686 root=UUID=825b5669-24c9-4dd9-8eba-20fda2d74b7e ro irqpoll noapic acpi=off quiet vga=791
Consegui instalar normalmente o sidux, como de costume em torno de 6 minutos, pois já tinha as partições preparadas para isto e parti para a atualização completa do sistema com o script "smxi".
Nas reinicializações durante o processo não notei nada diferente em relação à instalação que tinha anteriormente.
Notei um problema apenas quando fui desligar o NoBo, pois ele já não fazia o desligamento automático como na instalação anterior, ficando parado ao final do processo naquela tela preta com a mensagem:
System halted
Era necessário usar o botão liga/desliga para poder apagar o NoBo.
Solução do problema:
A primeira reação foi pensar em postar no fórum do sidux pedindo ajuda, acreditando tratar-se de um bug ocorrido durante a atualização do sistema (DU), pois não havia sido notado por mim antes.
Antes disto entretanto resolvi comparar as linhas de comando para o kernel presentes no arquivo menu.lst (/boot/grub/menu.lst) entre a cópias da instalação anterior e o menu.lst desta nova reinstalação.
Na instalação anterior a linha de comando do kernel tinha este conteúdo:
kernel /boot/vmlinuz-2.6.28-5.slh.3-sidux-686 root=UUID=e66e6cf9-b219-485c-b51d-5396c702f00e ro irqpoll noapic noacpi quiet vga=791
Na instalação atual (reinstalação), depois da atualização completa, onde notei a falha no desligamento automático, a linha de comando apareceu assim:
kernel /boot/vmlinuz-2.6.29-0.slh.6-sidux-686 root=UUID=825b5669-24c9-4dd9-8eba-20fda2d74b7e ro irqpoll noapic acpi=off quiet vga=791
Portanto, a diferença estava no uso do cheatcode "acpi=off" no lugar do anteriormente usado noacpi.
Mesmo antes de reeditar o arquivo menu.lst localizado em /boot/grub, reinicializei o NoBo e usei outra das grandes vantagens do
Linux e seu gerenciador de boot, neste caso o GRUB, que é poder alterar as opções de boot (cheatcodes) ainda na tela inicial do loader, mesmo antes de editar o arquivo de configuração de boot (/boot/grub/menu.lst) em forma definitiva, apenas marcando com as setas acima ou abaixo a opção de sistema ou distro a bootar, usar a tecla TAB para saltar para a linha de comando e fazer as alterações necessárias, incluindo ou retirando alguma opção de boot.
Desta forma é possível testar várias alternativas de cheatcode, a ordem em que são colocadas, para somente depois de testada a melhor fazer a alteração definitivamente reeditando então o arquivo /boot/grub/menu.lst.
Com relação a esta combinação de cheatcodes com que tive sucesso neste NoBo Acer, não encontrei entre as alternativas de cheatcode do manual do sidux o noapic.
Acredito que estão listados apenas os mais comuns, para não complicar ou confundir muito a vida dos usuários com excesso de alternativas.
Conclusões sobre a solução deste problema:
Bastou substituir o cheatcode acpi=off por noacpi para solucionar o problema da falha no desligamento automático deste NoBo Acer.
Isto também me levou a pesquisar mais, chegando à leitura novamente de uma análise do mestre Morimoto, publicada no site
GDH (www.guiadohardware.net) referente a outro modelo de NoBo Acer, o modelo 5050, onde ele indica as opções de cheatcode que encontrou como mais eficientes para aquele modelo (irqpoll noapic pci=biosirq).
Esta análise referida, publicada no GDH, está obviamente muito completa e rica em detalhes e imagens, podendo servir de guia mesmo para outros modelos de NoBo e não apenas ao Acer 5050.
Sem estes (cheatcodes) algumas vezes não é possível nem mesmo inicializar o Live-CD ou Live-DVD. Isto é perfeitamente normal em se tratando de NoBo, pelas particularidades de projeto dos mesmos.
O uso de cheatcodes por outro lado permite oferecer uma alternativa de distro com instalação mais genérica, cobrindo um maior número de tipos de PCs com configurações mais comuns.
Apenas as configurações pouco comuns requerem o uso destes, como no caso dos NoBos mais atuais.
Parte do conteúdo deste artigo foi também postado em
wiki.sidux - Cheatcodes_para_alguns_notebooks_da_Acer, já que tratava de um "problema" ocorrido com aquela distro, que na verdade não era da distro, porém do "mané" que fica atras do teclado.
Cheatcodes que tem me permitido inicializar distros do tipo Live CD ou DVD em NoBos
Em todos os casos de distros que testei recentemente, primeiro tenho feito a tentativa de uso direto sem nenhum cheatcode. Caso não consiga concluir a inicialização, tento um ou dois cheatcodes que tem permitido seguir adiante para testar em modo CD ou DVD-Live e posteriormente instalar a mesma no HD.
Estes cheatcodes são
noapic e
noacpi.
Posteriormente tento usar outros cheatcodes para tentar eliminar eventuais mensagens de erro na inicialização ou ativar algum item de hardware que não foi devidamente ativado.
Mesmo no caso do sidux com versão bem recente de kernel (2.6.28), foi necessário usar estes mesmos cheatcodes (noapic noacpi) para ligar o boot e a posterior instalação da distro, desde a primeira vez.
Alguns exemplos de itens que foram possíveis ativar com reconfiguração posterior a instalação
Ainda usando o exemplo deste NoBo Acer Aspire 5570z, consegui ativar algumas das teclas adicionais que permitem o controle de brilho (Fn + seta direita e esquerda) e controle de volume do som (Fn + seta acima e abaixo), além de outras que ativam hibernação, bastando para isto alterar a configuração do teclado em Menu K >> Centro de Controle >> Regional & Acessibilidade >> Layout do Teclado, onde depois de testar várias das alternativas escolhi o modelo de teclado - Acer Laptop habilitando ainda Layout - Brazil, mapa do teclado - br e variante ABNT2.
Para quem deseja configurar as outras alternativas de tecla do tipo multimídia ou algumas outras das teclas presentes no caso de NoBo, basta seguir as instruções detalhadas apresentadas em outro excelente artigo do mestre Morimoto no link:
Outros itens críticos para quem usa NoBo dos mais recentes e depende de algumas funcionalidades como o wifi, dependendo da versão do kernel da distro, vão requerer o a instalação de módulos específicos ou ativação destes itens a partir do terminal.
No caso deste NoBo Acer, devido ao uso de
placa wifi Atheros AR5007EG, foi necessário instalar o módulo
madwifi correspondente e fazer uma recompilação do kernel com este módulo.
A única distro em que não foi necessário fazer isto foi o sidux, cujo kernel da versão 2009-01 (Ouranos) é o 2.6.28 e atualizado fica com o 2.6.29-4, já que esta placa wifi e vários outros modelos de placa já tem suporte nativo do Linux a partir da versão 2.6.28.