Versões utilizadas:
Debian Jessie 8.3 64 bits, kernel 4.2.0, PostgreSQL 9.5.1, Apache 2.4.18 e PHP 7.0.4 (Com exceção Kernel, as demais versões são as mais atualizadas).
Para fins didáticos, antes de instalar manualmente qualquer programa no
Linux, devemos verificar e instalar as dependências, ou seja, os pacotes necessários (bibliotecas, ferramentas etc) que devem ser instalados antes do programa em si. Esta é uma etapa crucial porque geralmente percebe-se que faltou alguma dependência somente ao configurar (./configure), construir (make) ou instalar (make install), daí é tarde, sendo que acontecem os erros e devemos refazer as operações. Mas isto faz parte do aprendizado, pois assim vai se acumulando experiência.
Como sempre, aconselho a ler todo este amontoado de palavras, antes de sair executando os comandos. Ficou um tanto extenso este artigo, mas está bem esmiuçado e quem dedicar seu tempo em aproveitá-lo, não se arrependerá.
Estando o sistema Debian Jessie devidamente instalado, configurado e atualizado, faça os procedimentos abaixo. Eles foram realizados em sua maioria no terminal (linha de comando). Serão dadas as explicações que forem necessárias para os interessados poderem realizar as operações.
Essas instalações foram realizadas manualmente, em sua maioria. É claro que instalar pelo apt-get ou pelo aptitude se torna bem mais fácil, porém se perde um pouco do controle, além do que... qual é a graça?
Para fins de aprendizado é uma experiência enriquecedora, pois este é um dos objetivos deste artigo.
Para as dependências foi utilizado o apt-get e o aptitude.
Caso tu tenhas outras versões instaladas do PostgreSQL, Apache e PHP, recomendo desinstalá-las (a menos que tu saibas o que estás fazendo).
Siga os passos exatamente na ordem em que estão colocados e faça os procedimentos com calma, sem pressa, tome algumas xícaras de café enquanto instala.
Caso tu usas outra distribuição, podes seguir os procedimentos abaixo com algumas adaptações de acordo com a tua distribuição.
No final, deixo para download um arquivo
httpd.conf e um
php.ini para quem quiser utilizá-los, são cópias dos arquivos utilizados aqui na rede. O php.ini é para desenvolvimento. Para transformá-lo em produção basta ler este artigo na parte do PHP 7.
Utilizo este tipo de instalação faz anos, mas para descargo de consciência refiz toda ela e atualizei os comandos e executei-a para teste na data de 14/03/2016. Como sou um pouco preguiçoso, fui copiando os comandos do artigo e colando no terminal.
Deixo aqui uma sugestão de
sources.list básico, este é o que utilizo atualmente:
#
# deb cdrom:[Debian GNU/Linux 8.0.0 _Jessie_ - Official amd64 DVD Binary-1 20150425-12:54]/ jessie contrib main
# deb cdrom:[Debian GNU/Linux 8.0.0 _Jessie_ - Official amd64 DVD Binary-1 20150425-12:54]/ jessie contrib main
# jessie-updates, previously known as 'volatile'
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ jessie main contrib non-free
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ jessie main contrib non-free
deb http://security.debian.org/ jessie/updates main contrib non-free
deb-src http://security.debian.org/ jessie/updates main contrib non-free
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ jessie-updates main contrib non-free
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ jessie-updates main contrib non-free
deb http://www.deb-multimedia.org jessie main non-free
# deb http://www.deb-multimedia.org jessie-backports main
# deb http://http.debian.net/debian jessie-backports main contrib non-free
Os repositórios backports ficam comentados e são descomentados caso haja necessidade de instalação de algum pacote que somente eles tenham. Não é recomendável utilizar todos os backports durante os updates e upgrades.