Instalação do MediaWiki em uma Project web do SourceForge

O SourceForge disponibiliza uma wiki pré-instalada para os projetos de seus usuários, porém ela é um tanto limitada de recursos. Eu decidi fazer minha própria instalação do MediaWiki na Project web do AvmLinux. Foi um pouco difícil, mas eu consegui. Por isso escrevo esse tutorial com o passo-a-passo completo para os que tiverem seus projetos no SourceForge e decidirem fazer o mesmo.

[ Hits: 39.305 ]

Por: Antônio Vinícius Menezes Medeiros em 07/07/2010 | Blog: https://antoniomedeiros.dev/


Introdução



No final deste artigo você terá uma wiki como home page do seu site. Somente a título de curiosidade, o MediaWiki foi o mesmo software utilizado para produzir a wiki da Wikipédia. Acho que só esse exemplo já basta para ilustrar o quanto este software é funcional.

Vou procurar focar na finalidade do artigo, que é conseguir implantar uma wiki em uma Project web do SourceForge. Este artigo, portanto, destina-se a pessoas que utilizam o SourceForge para armazenar seus projetos e não abordará quaisquer conceitos que não estejam diretamente ligados ao seu objetivo, apesar de não ser de difícil compreensão.

Você pode encontrar mais informações a respeito do SourceForge e do MediaWiki nas suas respectivas documentações aqui e aqui.

Para facilitar a explicação, suponhamos que:
  • seu login no SourceForge é "usuário"
  • o nome UNIX do seu projeto é "meuprojeto"
  • o GROUP ID do seu projeto é 123456

DICA: Se você não sabe o GROUP ID do seu projeto, faça login no SourceForge, acesse a página do seu projeto ("http://sourceforge.net/projects/meuprojeto/") e clique em "Project Admin". Você deve ser levado a uma página com o endereço "https://sourceforge.net/project/admin/?group_id=123456". Esse último número do endereço é o GROUP ID do seu projeto.
  

Requisitos

Antes de tudo nós devemos baixar a versão estável mais recente do MediaWiki (no momento da elaboração deste tutorial é a 1.15.4). Para isso, execute o comando a seguir (você pode ir até a página de Download do MediaWiki para verificar se já existe uma versão mais nova).

wget http://download.wikimedia.org/mediawiki/1.15/mediawiki-1.15.4.tar.gz

Além disso, precisaremos de um cliente de FTP para enviar o MediaWiki para a Project web. Eu utilizei dois: o FileZilla (aplicação gráfica) e o sftp (programa de linha de comando), dando preferência a usar o FileZilla e deixando o sftp apenas para criar os symbolic links, já que o FileZilla não consegue fazer isso. Darei aqui instruções genéricas, que poderão ser executadas em qualquer cliente de FTP. Utilize aquele com o qual você já está acostumado.

Para instalar o FileZilla e o sftp em uma distribuição Debian ou derivada, você pode executar o seguinte comando no terminal:

# apt-get install openssh-client filezilla

No mais, precisaremos de um navegador para acessar os sites (provavelmente você está usando um para ler isto, então com navegador não precisamos nos preocupar) e algum programa para editar os arquivos PHP. Para isso um editor de texto já é suficiente (o KWrite, que foi o que eu utilizei, reconhece inclusive a sintaxe do PHP), mas você pode utilizar algum programa mais específico, se preferir.

Pelo menos em tese não é necessário um ambiente Linux para realizar esse passo-a-passo, visto que o que descrevo aqui é basicamente a instalação de uma aplicação web. No entanto, é recomendável, visto que precisaremos criar symbolic links, que são característicos do Linux. Se você encontrar um cliente de FTP para Windows que ofereça a possibilidade de criar symbolic links, pode fazer todo o passo-a-passo utilizando programas de Windows.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Configurações preliminares
   3. Upload do MediaWiki
   4. Instalação
   5. Utilização
Outros artigos deste autor

Conheça o OpenOffice.org e o BrOffice.org

Incrementando o visual do KDE 4

Exibindo um splash durante o boot com Splashy

Criando um LiveCD a partir de uma instalação do Debian Lenny

Portugol Online - Software livre para facilitar o estudo de algoritmos

Leitura recomendada

Ninguém planeja fracassar, mas muitos fracassam por não planejar

A simples classe Date Operations

JOOMLA no openSUSE em 10 passos

Instalando a extensão json para o php-5.1 no CentOS/Red Hat

Debian com Apache, PHP4, PHP5 e MySQL

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cooperrj em 08/07/2010 - 17:42h

Parabéns pelo artigo mestre. Muito bem explicado e é de grande utilidade. Irei deixar nos meus favoritos.

[2] Comentário enviado por removido em 25/06/2017 - 00:33h

Uma alternativa é fazer logon via SSH e realizar todas as operações dentro do servidor.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts