Atualização do artigo anterior sobre Kickstart. Adições: descrições mais detalhadas sobre cada seção; mais seções para uma melhor personalização da instalação.
Com esse arquivo configurado corretamente você pode escolher entre deixá-lo em uma máquina da rede, em um servidor ftp ou http remoto, colocá-lo em um disquete ou na ISO do seu CD ou DVD de instalação da distro!!! Não esqueça de renomeá-lo para ks.cfg.
Sendo um dvd ou cd é muito mais prático pois é só dar boot pela mídia desejada e dar o comando:
linux ks=cdrom
Para os outros métodos:
Disquete:
linux ks=floppy
Rede:
ks=nfs:<server>:/<path>
* Para executar uma instalação kickstart baseada na rede, você precisa ter um servidor BOOTP/DHCP na sua rede e deve incluir as informações de configuração da máquina na qual está instalando a distro. O servidor BOOTP/DHCP proverá suas informações de rede e a localidade do arquivo kisckstart ao cliente. Se um arquivo kickstart é especificado pelo servidor BOOTP/DHCP, o sistema cliente tentará uma montagem NFS da localidade do arquivo e o copiará no cliente, usando-o como um arquivo kickstart. As configurações exatas variam dependendo do servidor BOOTP/DHCP que você usar.
Exemplo de uma linha do arquivo dhcpd.conf do servidor DHCP:
Agora toda a instalação kickstart está aí comentada e explicadinha tin tin por tin tin... boa sorte... e só lembrando:
- Tudo isso foi feito, testado e aprovado em PCs intel, amd, 64 e 32 bit. Foi utilizado o Fedora Core 6. Até o Red Hat 9 e Fedora 6 esse método funcionará perfeitamente pois esse foi um método criado pela Red Hat e foi utilizado em larga escala por usuários em sua versão 9. Após isso não testei.
- Duvidas? Postem um comentário! Dêem sua nota!!!
Espero ter esclarecido as dúvidas do artigo anterior
[2] Comentário enviado por heathcliffz em 18/04/2007 - 11:46h
ok meu caro... como falei só testei no Fedora 6... me expressei mal no fim desse artigo... tenho certeza que funciona a partir de RED HAT 9 e FEDORA 6... nos outros não sei... porém ouvi falar que na 5 funciona também mas não testei ainda...
[3] Comentário enviado por nayamonia em 18/04/2007 - 19:43h
Brother !!!
Fiquei triste ao ler a frase abaixo:
"Lembrando que não é possível copiar arquivos provinientes da mídia de instalação."
Fiquei incubido de remasterizar o cd do fedora core 5 para instalar o SO automaticamente, colocando o ks.cfg na raiz do cd 1 do fedora e alterando a opção de boot padrão do cd, para carregar a variavel ks=cdrom, até ai tudo funcionou belezinha, após isto eu ia instalar a nossa aplicação com os scripts de %post, pois o cd 1 do fedora core 5 possui somente 655 Mb e iamos incluir os arquivos no próprio cd.
Tu sabe dizer porque não é possível copiar arquivos da mídia de instalação? Da algum erro ? é alguma restrição do Anaconda ?
No aguardo
Opa ia me esquecendo ... parabens pelo artigo, está nos meus favoritos.
[4] Comentário enviado por heathcliffz em 19/04/2007 - 08:15h
ae Gabriel passei por isso também aqui no trabalho... só que fiz com o fedora 6... quanto a isso... você pode dar uma olhada no arquivo rc.local que é onde ficam as aplicações e comandos a serem executados na inicialização do sistema... bom... o que eu fiz foi colocar no %post para adcionar algumas linhas no rc.local e quando o pc reiniciar ele copia ou executa arquivos ou scripts do cd... postei uma dica sobre isso... estou esperando publicação... qualquer coisa me manda um mail que te passo meu msn!!!
T+