Este artigo nos inicia no conceito de expressões regulares, o que significam, como surgiram, seus benefícios. Em seguida somos apresentados a exemplos de metacaracteres, listas, etc. Ah, que tragédia seria a vida de um programador ou administrador de sistemas sem as expressões regulares.
Expressão regular é um conjunto de caracteres reduzido
utilizado para simbolizar um grupo de caracteres maior, finito
ou não. Ou seja, você precisa de um texto de 10000000000 de
caracteres, como faria para seu browser capturá-lo automaticamente?
No PHP, por trabalhar em conjunto basicamente com a linguagem C,
podemos utilizar das expressões regulares e representar estes
10000000000 de caracteres com apenas dois: .*.
Mais adiante você vai entender o que isso significa realmente!
[1] Comentário enviado por fabio em 13/11/2003 - 20:09h
Beleza de artigo arknoid! Ah, pro pessoal que agora deseja testar suas expressões regulares, podem utilizar o editor Vim. Abram um arquivo texto qualquer:
$ vim arquivo.txt
E estando no modo de comandos, digitem: "/expr", ou seja, contra-barra "/" seguida da expressão regular desejada. O Vim posicionará o cursor na primeira ocorrência da expressão (se houver) e pressionando a tecla "n" ele posiciona o cursor na próxima ocorrência encontrada.
Existem outras formas de se testar expressões regulares, como o sed, grep, egrep, perl, etc. Para se aprofundarem visitem as páginas de manual destes programas.
[2] Comentário enviado por jllucca em 13/11/2003 - 22:34h
eu achei a terceira pagina do artigo completamente inútil. Se erra pra falar de história pelo menos poderia ter citado melhor os acontecimentos. De que ano era o matematico? Foi do mesmo tempo que os medicos? E a informatica é a profissão que mais "tem" haver com outras areas, pq não com a medicina?
[3] Comentário enviado por arknoid em 14/11/2003 - 10:05h
OK fanho,acho que o foco é ensinar expressões regulares e não a história delas se tu quer saber de toda a história das ERs eu te mando ela na íntegra! Muito boa a iniciativa fábio, contudo fico triste por ter gente que adora apenas criticar o trabalho dos outros...mas tudo bem!
[4] Comentário enviado por jllucca em 14/11/2003 - 17:12h
eu só acho que se é pra fazer uma coisa, faça-a bem feita. Afinal, na piadinha de quanto tempo passou ninguem sabe do que tu ta falando. É do tempo entre o medico e o uso no site de busca? É entre o matematico e o site de busca?
Eu só to criticando essa parte isolada do artigo. Onde tu não foi feliz. E, se quiser mandar. Meu email ta atualizado no vivaolinux