Este artigo nos inicia no conceito de expressões regulares, o que significam, como surgiram, seus benefícios. Em seguida somos apresentados a exemplos de metacaracteres, listas, etc. Ah, que tragédia seria a vida de um programador ou administrador de sistemas sem as expressões regulares.
Expressões Regulares (ERs) são metacaracteres que casam
um padrão.
Ok. Agora vamos traduzir essa frase.
Expressões regulares é o que vamos definir por metacaracteres:
são os caracteres especiais que podem ser utilizados para
representar uma infinidade de outros caracteres.
Casar: Quando a expressão regular pode ser encaixada exatamente na
string ou conjunto dela que está sendo analisada naquele instante.
Padrão: são os resultados possíveis e, limitados ou não, da ER.
Entendeu?
Para melhorar vamos utilizar um exemplo:
Cas.
Metacaracter: "."
Casaria com: Casa, Casr, Casd, ...
Padrão: 3 caracteres literais (Cas) e um metacaracter.
[1] Comentário enviado por fabio em 13/11/2003 - 20:09h
Beleza de artigo arknoid! Ah, pro pessoal que agora deseja testar suas expressões regulares, podem utilizar o editor Vim. Abram um arquivo texto qualquer:
$ vim arquivo.txt
E estando no modo de comandos, digitem: "/expr", ou seja, contra-barra "/" seguida da expressão regular desejada. O Vim posicionará o cursor na primeira ocorrência da expressão (se houver) e pressionando a tecla "n" ele posiciona o cursor na próxima ocorrência encontrada.
Existem outras formas de se testar expressões regulares, como o sed, grep, egrep, perl, etc. Para se aprofundarem visitem as páginas de manual destes programas.
[2] Comentário enviado por jllucca em 13/11/2003 - 22:34h
eu achei a terceira pagina do artigo completamente inútil. Se erra pra falar de história pelo menos poderia ter citado melhor os acontecimentos. De que ano era o matematico? Foi do mesmo tempo que os medicos? E a informatica é a profissão que mais "tem" haver com outras areas, pq não com a medicina?
[3] Comentário enviado por arknoid em 14/11/2003 - 10:05h
OK fanho,acho que o foco é ensinar expressões regulares e não a história delas se tu quer saber de toda a história das ERs eu te mando ela na íntegra! Muito boa a iniciativa fábio, contudo fico triste por ter gente que adora apenas criticar o trabalho dos outros...mas tudo bem!
[4] Comentário enviado por jllucca em 14/11/2003 - 17:12h
eu só acho que se é pra fazer uma coisa, faça-a bem feita. Afinal, na piadinha de quanto tempo passou ninguem sabe do que tu ta falando. É do tempo entre o medico e o uso no site de busca? É entre o matematico e o site de busca?
Eu só to criticando essa parte isolada do artigo. Onde tu não foi feliz. E, se quiser mandar. Meu email ta atualizado no vivaolinux