Esse mega artigo aborda todos os conceitos técnicos e práticos para a implementação de um servidor de aplicações PHP utilizando framework Zend, incluindo detecção de intrusão e entre outros conceitos. Vale a pena conferir.
[ Hits: 144.552 ]
Por: José Cleydson Ferreira da Silva em 27/04/2010
O particionamento é uma das preocupações que nós iremos tratar de forma cautelosa, pois o mesmo deve ser elaborado conforme a necessidade da equipe que irá usar o diretório, bem como as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento dos sistemas e os administradores dos servidores que se preocupam com as questões de confiabilidade, integridade e disponibilidade, o que ocasionará facilidade de manipulação dos diretórios e backups rotineiros.
Neste caso, usamos um diretório /boot para armazenar as informações referentes à inicialização do sistema operacional, pois em caso de perda de setores da MBR (Master Boot Record), será possível recuperá-los em tempo hábil. Para este diretório não há necessidade de uma grande quantidade de espaço, pois os arquivos que o compõem são pequenos e em pequena quantidade.
O diretório raiz (/) é o diretório utilizado pela maior parte do sistema operacional, portanto é preciso de uma quantidade considerável de espaço para os arquivos do sistema. Também é importante ressaltar a questão das bases de dados caso o sistema ou a aplicação que está trabalhando necessite de uma pequena base de dados, pode-se deixá-la no diretório raiz mesmo. Ao usar bases de dados muito grandes, o ideal seria utilizar compartilhamentos de discos via rede usando tecnologia de armazenamento sofisticadas, como SAN (Storage Área Network) ou NAS (Network Attached Storage).
Escolhe-se o diretório /home para tratarmos das questões de segurança e termos uma melhor forma de lidar com elas, entendendo que o módulo mod_userid será usado para direcionar o diretório /home/usuário/public_html como se fosse o clássico diretório /var/www que o Apache utiliza, porém toda a sua aplicação permanece pública para o usuário, o que pode ocasionar um risco no contexto da segurança. Usando o diretório public_html somente a interface (página principal) do sistema ficará acessível ao apache, os arquivos que tornam as páginas dinâmicas ficarão em um diretório protegido.
[4] Comentário enviado por cleysinhonv em 27/04/2010 - 11:33h
Olá Andre Miguel,
Bacana né! Procurei Explicar de forma clara e detalhar o máximo possível! Acredito que este material irá ajudar muitas empresas e pessoas que queiram implemetar esse tipo de solução!
[7] Comentário enviado por cleysinhonv em 27/04/2010 - 13:16h
Olá valter! Olá Prof. RazGriz!
Obrigado! Fico grato e com sentimento de dever cumprido. Espero que esse artigo possa ajuda-los de alguma forma, utilize-o e indique-o a quem precisar!