Se a rede está ok, mas mesmo assim a máquina rebelde ainda não está conectada, usando de 4 comando pings você pode localizar, diagnosticar e resolver o problema de conexão de sua máquina. Vá pingando de acordo com a ordem abaixo e, a cada ping de sucesso mude para o seguinte. Em caso de erro, verifique as causas e eventuais soluções descritas abaixo:
1º Ping - Pingar no seu próprios ip. Ex.:
$ ping 192.168.50.1
Isso serve para checar se o seu ip está ok e se não há nenhum bug interno ou qualquer outro problema com sua placa de rede.
Se falhar:
Realize o mesmo teste com um Live-CD e em caso de sucesso reinstale sua máquina (vai lá saber o que você fez), em caso de falha (causa mais provável) troque a placa de rede, está queimada.
2º Ping - Pingar uma máquina da mesma rede que a sua. Ex.:
$ ping 192.168.50.100
Isso serve para checar se há comunicação com a vizinhança, tendo em vista que, aparentemente a placa de rede está ok.
Se falhar:
Verifique o cabeamento da sua rede. Pode haver um cabo rompido ou uma ponta mal crimpada. Veja também se o Switch não está mal, se for um desses encore da vida é sempre bom dar uma desligada, contar até 10 e ligar de novo. Se você testou tudo isso e nada, coloque o ponto de rede em outro computador saudável, se o outro computador não rodar, o problema é mesmo físico, troque o cabo ou o switch, se mesmo assim não pingar, troque a placa de rede da máquina rebelde, por que nesse caso, apesar da placa estar detectada, instalada e com status ok, a saidinha da ponta dela queimou. É um problema corriqueiro em noites de chuva com relâmpagos.
3º Ping - Pingar um IP fora da sua rede.
Se você tiver duas ou mais redes distintas interligadas, é uma boa pingar na rede vizinha, no entanto se não tiver mas tiver uma conexão com a Internet (mesmo que suspeita de estar derrubada), pingue fora. Ex.:
$ ping 200.230.210.6
Isso serve para verificar se existe comunicação com outras redes. Já que internamente a comunicação está ok. Os problemas mais frequentes começam aí.
Se falhar:
Verifique o seu default gateway. No caso do
Linux, isso pode ser feito com o comando
route. Segue abaixo uma saída de route:
Destino Roteador MáscaraGen. Opções Métrica Ref Uso Iface
192.168.50.0 * 255.255.255.0 U 0 0 0 eth1
192.168.1.0 * 255.255.255.0 U 0 0 0 eth0
default 192.168.1.1 0.0.0.0 UG 0 0 0 eth0
Onde a linha default corresponde ao seu Gateway. Muitas vezes pode estar um nome ali no lugar do ip. Isso é normal. Se a linha default não apareceu então você não está com um gateway configurado, não vai navegar nunca mesmo. Adicione o gateway com o comando:
# route add default gw IP_DO_SEU_SERVIDOR
Se você já tem o gateway configurado, pingue no endereço do seu default gateway, no caso do exemplo acima 192.198.1.1, em caso do ping ser positivo, sua rede está absolutamente ok. O problema é com o computador Gateway, pare de se virar com a máquina rebelde e vai cuidar do Servidor Gateway.
Em caso do ping falhar, quer dizer que você não está se conectando ao computador gateway, mas como o terceiro ping funcionou, então quer dizer que você consegue pingar em outras máquinas de rede, menos no gateway. Nesse caso, verifique se outras máquinas se conectam ao gateway, se não se conectarem também, é por que o seu gateway está caído ou com problemas.
Se apenas a máquina rebelde não pinga no gateway, cheque a ligação física até ela (estou considerando sucesso no 3° ping) e estando tudo ok, verifique no sistema de segurança do gateway um eventual bloqueio ou impedimento a este computador rebelde.
4º Ping - Pingar um nome DNS
Ex.:
$ ping google.com.br
ou
$ ping uol.com.br
Se os 3 pings foram um sucesso, só resta um último teste que vai resolver sua rede. É checar a configuração do servidor DNS.
Se falhar:
Você não tem servidor DNS configurado, ou o mesmo está configurado errado. Vá até o arquivo
/etc/resolv.conf e adicione um servidor DNS correto. Você pode copiar os IP do servidor DNS de uma máquina vizinha, ou se preferir pegar na internet. Eu conheço um ótimo link com todos os servidores DNS do Brasil, mas não vou divulgar por que técnico que é técnico tem que se acostumar a buscar no google informações básicas, e mesmo assim a pesquisa é bem simples, é um dos primeiros links de uma pesquisa google. rsrsrs ;-)
Segue abaixo um modelo de arquivo DNS correto:
nameserver 200.230.210.6
nameserver 200.230.210.3
Pronto! Sua máquina vai conectar. Se não der certo, revise os passos e leia direito, alguma coisa você deixou passar, se mesmo assim a checagem não for. Daí sim. Poste o problemas para a gente!