Olá amigos do VOL. Nesse artigo irei explicar e dar dicas para os usuários iniciantes e aqueles que sempre fazem suas perguntas e muitas vezes não recebem um retorno. Saibam que existem motivos para acontecer isso. O principal de tudo, é claro, é sempre manter a educação e o bom senso.
Esse é o meu primeiro artigo, então críticas (construtivas) serão bem-vindas.
Bom, então vamos ao que interessa.
As dicas
Listarei algumas dicas para você conseguir resolver os seus problemas o mais rápido possível.
1. Pesquise: Quando você estiver com alguma dúvida, antes de tudo, pesquise. Existem muitos artigos e até tópicos aqui no VOL que poderão responder as suas dúvidas. E se você não achar no VOL, existe o Google, ou qualquer outro site de busca da sua escolha. Não seja "preguiçoso", os linuxers que irão lhe ajudar percebem se você "tentou" pesquisar ou não.
2. Analise os logs: Muitas vezes os problemas podem ser resolvidos apenas olhando os relatórios de erros. Se você não souber interpretá-los, coloque na sua pergunta que alguém saberá interpretar e poderá ajudá-lo.
3. Seja educado: Sempre que você for fazer a sua pergunta seja o mais educado possível. As pessoas se sentem bem em ajudar pessoas educadas e você não gostaria que o tratassem mal na sua resposta, não é? É como quando você vai a uma loja comprar algo, é melhor ser atendido por alguém educado ou alguém grosso?
4. Cuidado com os erros de português: A forma como você escreve demonstra o tipo de pessoa que você é em frente a um computador. E isso serve para procurar empregos também. O que você acha que faz o dia inteiro uma pessoa que escreve "smpre axim na frnte dum pc"? Escrever corretamente, além de ajudar a compreenderem a sua pergunta (sem ter que pedir auxílio a um dicionário "internetês"), demonstra que você está sendo sério e precisa mesmo da ajuda. Se você precisar utilizar termos técnicos ou em outra língua, coloque-os entre aspas ou em letras maiúsculas.
5. Desligue o "Caps Lock": Escrever com todas as letras em maiúsculo representa que você está gritando. Acho que não se pede ajuda gritando, afinal, você não está morrendo.
6. Seja direto: Ao perguntar seja direto e específico. Não fique tentando explicar "a eu acho que pode ser isso, pode ser aquilo". Mais adiante falarei como montar sua pergunta para que todos possam ser beneficiados.
7. Lembre-se, ninguém sabe de tudo: Se você perguntar e não responderem na hora, tenha paciência. Muitas vezes quem pode lhe ajudar não está "online" ou a sua pergunta ainda não foi computada. O site do VOL costuma demorar um "pouquinho" para fazer a sua pergunta aparecer na janela inicial, então se ela não estiver lá, não se preocupe, atualize algumas vezes a página que ela irá aparecer.
8. Dê um OK: Quando você conseguir resolver o seu problema, edite o título da sua pergunta colocando no início ou no final um "OK" ou um "Resolvido". Assim saberão que você já resolveu seu problema e outros usuários poderão utilizar seu post caso possuem um problema parecido.
9. Não grite HEELLLLPPPP: Não coloque no assunto da sua pergunta "HELP", "ME AJUDEMMM" ou coisa parecida. Simplesmente coloque no assunto o assunto da sua pergunta.
10. Seja humilde: Nunca tenha vergonha de dizer "não sei". É normal existir usuários iniciantes no mundo
Linux, então todos compreendem se você sabe menos que os outros.
11. Demonstre interesse: Mostre que você quer aprender. Isso deixa as pessoas mais dispostas na hora de ajudar.