Paz e Bem! Neste artigo pretendo disponibilizar à comunidade um manual de configuração do Ocomon no Linux, visto que na internet existem poucos artigos explicando configurar seus módulos. Ocomon é um sistema para gerência de incidentes e inventário.
Configurações gerais, abertura de chamado e e-mail SMTP
Configurações gerais do Ocomon
Ficam as configurações referentes a tipo de idioma, data e hora, arquivos que podem ser anexados e como o chamado será atendido.
Abertura de chamado
Nesta aba será configurada a restrição para usuário final e para os grupos de atendimento, podendo criar um tipo de perfil personalizado para cada grupo.
E-mail SMTP
Configura o servidor de e-mails do sistema.
E-mail mensagem: são mensagens personalizadas que são enviadas para os usuários ou equipes responsáveis pelo tratamento do incidente.
[1] Comentário enviado por maran em 09/09/2008 - 08:24h
Cara eu trabalho com suporte também, e eu uso um sistema, meia boca aqui, pelo menos ham eu ver, porem ele é simples, e fikaria rápido se estivesse implementado em um bom micro.
Eu acabei de imprimir seu artigo pois pela introdução achei que seria bem legal, porem analizando, percebi que poderia ser uma boa para a empresa, ate mesmo estarei passando para O Cara, dar uma olhada, porem quando vc se referiu a falta de documentação e tudo mais, eu pensei que seria uma ferramenta de dificil instalação e que exigiria um conhecimento alto de Linux, porem parece ser bem simples, em seu artigo você não portou um comando para os leitores, e isso ao meu ver, pode ser complicado, pois ele não possui uma dificil instalação?
Comandos?
Autenticação via LDAP?
Como fazer?
Acho que o que passou aqui seria um resumo desta solução para chamado ja implementada?
Senti uma falta de conteúdo =/
Porem irei testar, pois parece ser bom...
Faltou algo também referente a seu desempenho, velocidade, vantages/desvantagens,
[2] Comentário enviado por dimatrix em 09/09/2008 - 08:52h
Paz e Bem!
Caro, amigo a intenção deste artigo como disse no inicio é apenas mostrar as funcionalidades e dar um Overview sobre suas funcionalidades, claro que poderia abordar outros assuntos, tipo autenticação LDAP, acesso ao Banco de dados para criar relatorios na mão, mais isso amigo é conforme a necessidade de cada empresa e depende do tipo de solução que esteja procurando.
Comandos?
Como você viu ele eh em PHP, aqui no VOL, existe informações de "como instalar o ocomon", por isso meu foco foi outro.
Em breve estarei publicando a 2° parte com Módulo abertura de chamados, com inteção de que esta parte sirva de um modelo para treinamento dos analistas que forem usar a ferramenta.
Mais muito obrigado pelo comentario.
Fique com Deus.
[5] Comentário enviado por cleysinhonv em 09/09/2008 - 11:16h
Muito boa a apresentação inicial do seu artigo - Paz e Bem! - Eu adoro esse termo que possui um caracter humanistico e religioso - em meu conceito - Com relação ao seu artigo muito bom eu nunca instalei esse tipo de software, mas vejo que a necessidade de verificar a forma e desempenho das prestações de serviços da empresa. A revista Linux magazzine tem focado muito neste assunto. Parabéns seu artigo é intuitivo e autentico.
Merece 10 neste artigo, e o mesmo é digno de favoritos
[6] Comentário enviado por l-x em 09/09/2008 - 13:44h
Cara, perfeito, pois a ferramenta é simples de usar, naum precisa de conhecimento profundo de php e mysql. O modulo admin trabalha na edição da ferramenta.
[7] Comentário enviado por ribeirosga em 09/09/2008 - 15:51h
Parabéns pela iniciativa. Na verdade o Ocomon é de grande utilidade na gestão de ocorrências, sem falar que é muito simples de usar...
Abraços a todos...
[10] Comentário enviado por tiagotavares em 10/09/2008 - 14:56h
Demonstração muito detalhada, dá pra tr uma boa visão do software, massss.........
Eu tentei usar este software por algum tempo aqui na empresa, temos um parque de quase 100 desktops, e era inviável ficar fazendo inventário na mão. Para fazer os usuários tbm era impossível ficar administrando, pois temos quase 150 funcionários que precisam do computador (lembrando que muitos computadores são compartilhados), tentei de todas as formas integrar ao Active Directory, e sem sucesso. Imaginem, vc baixa o software, começa a implantar e depois descobre que precisa mexer no fonte PHP pro troço funcionar. À partir daí virou desilusão pra mim.
Após algum tempo de pesquisa descobri dois softwares franceses OPENSOURCE chamados OCS Inventory e GLPI. O OCS faz o inventário, utilizei a instala~ção de um cliente em cada desktop via GPO para fazer isso automaticamente, sem esforço. Em um dia todas as minhas máquinas estava inventariadas.
O GLPI cuida da parte de administração de informatica, e o mais bacana de tudo, podemos intregá-lo ao OCS, ou seja, quando um usuário for abrir um chamado para o suporte pelo GLPI, podemos fazer com que o chamado fique atrelado à uma máquina já pré-inventariada pelo OCS, desta forma podemos tirar relatorios futuros com a relação das máquinas que tem mais chamados abertos por exemplo. Fora uma infinidade de controle como contratos, consumos, banco de informações e etc. E o melhor de tudo, podemos inetgrar à qualquer base de usuários, seja ela OpenLDAP, ACtive Directory e etc.
[11] Comentário enviado por wolneysp em 11/09/2008 - 20:25h
Cara parabens... estava procurando um artigo explicando melhor sobre o sistema ocomon... não tenho tempo para ficar mexendo no sistema até entender o seu funcionamento... isso vai ser uma mão na roda...
abs
[12] Comentário enviado por edison_filho em 13/10/2008 - 10:30h
Olá, gostaria de dizer que eu fiz um artigo de estudo de caso da implantação do OCOMON em uma empresa que eu trabalhei.
Este artigo foi aprovado para publicação em Pôster no V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT) (http://www.aedb.br/seget).
O artigo menciona como foi alterada a cultura organizacional da empresa após a implantação do sistema de atendimento, e também como os usuários reagiram a novidade.
[13] Comentário enviado por marco_sistemas em 25/11/2008 - 11:39h
Olá qual a versão do Ocomon que você utiliza???
É que preciso fazer o mesmo tutorial para a empresa onde eu trabalho
Se for a mesma versão que a minha facilitaria o meu trabalho
Muito obrigado, abraços.
[15] Comentário enviado por foguinho.peruca em 26/01/2009 - 17:46h
OlA!
Estou testando a ferramenta e pretendo usa-la em producao. Ela eh simples funcional. Esta aprovada.
Entretanto, sinto falta de uma documentacao masi clara e mais aproundada. Esta documentacao esta superficial, apesar da ferramenta simples, falta uma especie de glossario. Por exemplo, o termo locais se refere a area, depto da empresa. Dentro do cadastro de locais, o q significa:
Reitoria:
Dominio:
No resto esta de parabens!!! Eh uma otima ferramenta e espero poder contribuir com ela.
[17] Comentário enviado por natanaeltp em 13/04/2009 - 11:51h
Campo etiqueta aceitar zero.........
Senhores, aqui eu fiz as modificações e deu certo.
Primeiramente vá para o arquivo funcoes.js em /var/www/ocomon/includes/javascript/funcoes.js
altere a linhas 458 retirando regETIQUETA e colocando regALFANUM assim
if ((tipo == "ETIQUETA")&&(obj.value != "")){
//validar valor monetário
if (!regALFANUM.test(obj.value)){
alert("o Formato deve ser de valores inteiros não iniciados por Zero e separados por vÃrgula!");
obj.focus();
return false;
altere também 474 "INT" por "ALFANUM" assim e 474 colocando regALFANUM
Não esqueça de alterar as variaveis no banco de dados
Banco de dados
- Na tabela 'equipamentos' alterar o campo 'comp_inv' para VARCHAR(12)
- Na tabela 'historico' alterar o campo 'hist_inv' para VARCHAR(12)
- Na tabela 'hw_alter' alterar o campo 'hwa_inv' para VARCHAR(12)
- Na tabela 'hw_sw' alterar o campo 'hws_hw_cod' para VARCHAR(12)
- Na tabela 'ocorrencias' alterar o campo 'equipamento' para VARCHAR(12)
[18] Comentário enviado por elijairo em 31/08/2009 - 11:23h
Faz algum tempo que venho trabalhando com o GLPI como sistema de helpdesk em conjunto com o OCS Inventory, como ferramenta de inventário computacional. Também faço integração com o Active Directory (Windows Sever 2003) na secretaria onde trabalho (Governo do Estado de Mato Grosso). Devido a dificuldades que passamos ultimamente com a queima do server que fazia este trabalho, senti a necessidade de criar um tutorial detalhado para que qualquer usuário possa instalar um servidor deste.
Já que o tópico trata desse assunto (helpdesk e Inventário) achei legal postar tbm..
[19] Comentário enviado por netto.linux em 24/09/2009 - 16:32h
Legal esse manual.
Eu implantei o Ocomon onde trabalho e agora vou estudar modificações para se adequar à nossa realidade e esse manual vai me ajudar muito.
obrigado, parceiro!
[20] Comentário enviado por dimatrix em 23/02/2010 - 21:19h
Paz e Bem!
Caro,
Guilherme,
Faz algum tempo que não trabalho com ocomom, tentei falar com a equipe de desenvolvimento mandei e-mail para o criador o Flávio Ribeiro, mas os caras nunca me responderam, apesar de eu ter criado o primeiro manual para o sistema e por ele ter servido como base para o atual manual que esta disponivel no link abaixo:
Com certeza é um problema de configuração mas isso creio que no link acima irá te orientar, o software é muito bom só não estou trabalhando com ele no momento pois estou meio sem tempo.
[25] Comentário enviado por joseed em 11/09/2013 - 11:50h
Bom dia,
utilizo o Ocomon aqui na empresa e após algumas solicitações do pessoal do help Desk entramos num acordo que seria desenvolver na aplicação algum sinalizador que indique quando a ocorrência estiver setada como URGENTE. O ideal seria informar na página inicialdo sistema. O pior é que não tenho ideia de como fazer isso!
Agradeço desde já a ajuda dos colegas.
[26] Comentário enviado por lezampieri em 20/01/2014 - 09:48h
Bom dia.
Gostaria de saber se com esse software consigo realizar a gestão de incidentes para clientes externos? Exemplo: Tenho um e-mail chamados@empresa.com, caso o cliente envie um e-mail para esse endereço, automaticamente será criar um ticket e o cliente irá receber uma resposta padrão.
[27] Comentário enviado por dimatrix em 20/01/2014 - 12:02h
Paz e Bem!
Caro Lezampieri, para gestão de clientes externo existe a possibilidade de configurar o sistema Ocomon para que o próprio cliente acesse o Ocomon e abra o chamado, mas para isso seu Ocomon deve estar publicado na internet.
O que você pode criar é um processo no seu servisse desk para quando o cliente enviar o e-mail para conta:chamados@empresa.com algum analista de nível 1 abrir chamado para o cliente e o mesmo receber um e-mail pelo ocomon sobre abertura do chamado.
Outra opção e configura no e-mail a resposta automática de recebimento, mas mesmo assim será necessário algum técnico realizando o controle dos e-mails recebidos.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente.
Diógenes Ramos
[26] Comentário enviado por lezampieri em 20/01/2014 - 09:48h:
Bom dia.
Gostaria de saber se com esse software consigo realizar a gestão de incidentes para clientes externos? Exemplo: Tenho um e-mail chamados@empresa.com, caso o cliente envie um e-mail para esse endereço, automaticamente será criar um ticket e o cliente irá receber uma resposta padrão.
[28] Comentário enviado por israelsimukaua em 07/11/2017 - 17:47h
[2] Comentário enviado por dimatrix em 09/09/2008 - 08:52h
Paz e Bem!
Caro, amigo a intenção deste artigo como disse no inicio é apenas mostrar as funcionalidades e dar um Overview sobre suas funcionalidades, claro que poderia abordar outros assuntos, tipo autenticação LDAP, acesso ao Banco de dados para criar relatorios na mão, mais isso amigo é conforme a necessidade de cada empresa e depende do tipo de solução que esteja procurando.
Comandos?
Como você viu ele eh em PHP, aqui no VOL, existe informações de "como instalar o ocomon", por isso meu foco foi outro.
Em breve estarei publicando a 2° parte com Módulo abertura de chamados, com inteção de que esta parte sirva de um modelo para treinamento dos analistas que forem usar a ferramenta.
Mais muito obrigado pelo comentario.
Fique com Deus.
Boa tarde, amigo teria um email ou um telefone para eu entrar em contato com você?
[29] Comentário enviado por dimatrix em 07/11/2017 - 23:20h
[28] Comentário enviado por israelsimukaua em 07/11/2017 - 17:47h
[2] Comentário enviado por dimatrix em 09/09/2008 - 08:52h
Paz e Bem!
Caro, amigo a intenção deste artigo como disse no inicio é apenas mostrar as funcionalidades e dar um Overview sobre suas funcionalidades, claro que poderia abordar outros assuntos, tipo autenticação LDAP, acesso ao Banco de dados para criar relatorios na mão, mais isso amigo é conforme a necessidade de cada empresa e depende do tipo de solução que esteja procurando.
Comandos?
Como você viu ele eh em PHP, aqui no VOL, existe informações de "como instalar o ocomon", por isso meu foco foi outro.
Em breve estarei publicando a 2° parte com Módulo abertura de chamados, com inteção de que esta parte sirva de um modelo para treinamento dos analistas que forem usar a ferramenta.
Mais muito obrigado pelo comentario.
Fique com Deus.
Boa tarde, amigo teria um email ou um telefone para eu entrar em contato com você?