Gnu/Linux para todos

Este texto é um resumo de uma palestra ministrada pelo Sr. Djalma Valois no 1° Congresso Internacional de Software Livre, realizado em Curitiba nos dias 5, 6 e 7 de Novembro de 2003.

[ Hits: 8.118 ]

Por: Rogério em 03/03/2004


"Free" como em Liberdade



Palestrante: Djalma Valois
CIPSGA (Comitê de Incentivo a Produção de Software GNU e Alternativo)
Dia: 05/11/2003

A palestra do Sr. Djalma Valois é muito interativa, ele consegue prender a atenção de todos. Talvez o segredo esteja em todo o seu carisma, simpatia e passa bastante confiança naquilo que fala. O simples fato de estar nessas linhas iniciais descrevendo como foi a palestra já comprova que ele realmente é muito comunicativo.

Bem, mas vamos ao mais importante: a palestra.

A palestra iniciou com um exercício onde tínhamos que dar um soco no ar e gritar "liberdade", após ele concluía que falar de Software Livre é primeiramente falar de Liberdade.

O enfoque foi o benefício que o Software Livre traz à comunidade, já que o software proprietário possui algumas características que acabam por excluir as pessoas.

Veja algumas dessas características:

Anti-social - os preços cobrados por software proprietário não permitem que a grande maioria das pessoas tenham acesso a informação, a tecnologia.

Manutenção - a modificação em software proprietário para adaptação ao usuário final é muito difícil, pois quem quiser uma alteração no software terá que pagar um preço muito alto pela modificação.

Não-ético - pois o software proprietário se baseia na lei do direito autoral, lei esta que protege mesmo somente o direito de quem distribui, pois a lei de direto autoral chegou num certo tempo e impôs que tudo que fosse distribuído a partir do dado momento deveria ter um custo; se fôssemos cumprir a lei à risca deveríamos pagar direitos autorais para usar as letras, os números e etc.

O Sr. Djalma abordou também dados do Governo Federal brasileiro, onde o gasto com software proprietário chega a números realmente grandes. Porém, citou o esforço que esta sendo feito não só pelo governo federal, mas por governos de alguns estados, especialmente dos estados do Sul e Sudeste para que possamos todos juntos dar um basta no envio de dinheiro para o exterior.

Foi citado um exemplo de que "o brasileiro é bom de futebol porque tem uma bola nos pés deste criança, imagine os programadores que teremos no futuro se hoje as nossas crianças tiverem acessa à tecnologia".

E não é só isso, o software livre prega a partilha, o software livre trata todos de maneira realmente igualitária, então seja livre, use GNU/Linux!

Até o próximo artigo!

[]',
Rogério.

   

Páginas do artigo
   1. "Free" como em Liberdade
Outros artigos deste autor

VNC no GNU/Linux

Leitura recomendada

Semana da velharia no VOL

Liberte seus documentos

A miséria social do Brasil e o software proprietário

Como tornar o Linux mais comercial em pequenas e médias empresas

Como tornar-se um membro da comunidade Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por repolho em 03/03/2004 - 19:59h

Eu estava lá na palestra do Djalma, te garanto que ao vivo é MUITO melhor e empolgadora eheheheh muito show ;)

[2] Comentário enviado por removido em 03/03/2004 - 20:26h

Eu tbm estava la
:)

[3] Comentário enviado por korn em 07/03/2004 - 23:14h

Sobre esta palestra quero deixar aqui registrado que o Leocadio que dá aula na UNI-BH, reflete sobre este assunto no curso GSL e achamos isso de suma importância para a comunidade, quem sabe este é um passo para um mundo bem melhor?
Digamos que em outras áreas as coisas sejam LIVRES!
Já penssou?
O mundo poderia ser bem melhor, não?
Um abraço.

[4] Comentário enviado por genioloco em 23/10/2004 - 11:45h

Nesses meses com Linux, ainda não tive a oportunidade de ver ninguém falando dele. Gostaria muito, mas money e tempo...

Gostei do estilo do artigo! Seria até legal fazer uma seção com "Casos de sucesso"


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts