Gmail com POP e SMTP no Thunderbird

Neste artigo vou mostrar como configurar uma conta do Gmail para trabalhar com POP3 e SMTP no Thunderbird 1.5.04. Testado no Fedora Core 5.

[ Hits: 51.349 ]

Por: Perfil removido em 18/07/2006


Configurando o servidor Gmail para SMTP



SMTP é o protocolo responsável pelo encaminhamento das suas mensagens. Caso queira, é possível continuar encaminhando suas mensagens através de um outro servidor SMTP. Também é possível configurar mais de um servidor para fazer o encaminhamento (claro que usando um de cada vez!).

Em nosso caso vamos considerar que você está interessado em usar o servidor SMTP do Gmail para encaminhar suas mensagens. Neste caso, vamos considerar este como o único servidor presente na sua configuração. Caso tenha contas de E-mail de outros provedores, cuidado para não desconfigurar estas contas. Ainda na opção "Configurar Contas", procure a opção "Serviço de Envio (SMTP)" e clique em "Adicionar". Preencha o formulário com seus dados:

Descrição: Uma descrição para o servidor.
Servidor: smtp.gmail.com
Porta:587

Em segurança e autenticação marque a caixa:

(X) "O servidor requer autenticação"

Nome do usuário: Seu endereço do Gmail.

Em seguida marque a opção "Usar conexão segura:" para TLS. O servidor Gmail usa o serviço TLS na porta 587. Confira os dados digitados e clique em OK.


Neste ponto o Thunderbird está configurado para acessar o Gmail e receber e encaminhar mensagens. Nos próximos passos vamos instalar e configurar o Enigmail e criar um par de chaves pública e privada para enviar e receber E-mails criptografados e assinados digitalmente com total segurança. Mas isso vai ficar para o próximo artigo.

T+

Unasi

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Configurando o Gmail para trabalhar com POP e SMTP
   2. Criando uma conta no Thunderbird para acessar Gmail
   3. Configurando o servidor Gmail para SMTP
Outros artigos deste autor

Linux: For Human Beings?

Regulamentação das profissões na área de informática

Como gravar o som da sua Zoom G2.1u

cdrecord: gravando CDs de forma simples e prática

A importância do modo texto

Leitura recomendada

Reforçando a segurança do MTA Postfix com o Apolicy

Configurando o Korn

Solução completa com o sendmail (segunda edição)

Aliases e autenticação para aliases no Postfix

Configurando várias contas de e-mail no Thunderbird

  
Comentários
[1] Comentário enviado por JuNiOx em 18/07/2006 - 21:57h

interessante
aliás, acho que já tem outro artigo aqui no VOL sobre isso.
mas, isso torna as utilidades (como grande capacidade de armazenamento) inúteis do gmail.
particularmente se for pra configurar um email num programa cliente, iria escolher qualquer um, menos gmail.

mas legal o artigo.
até mais

[2] Comentário enviado por yutaka.nakao@pol em 19/07/2006 - 08:34h

Muito boim,
Apesar de concorda com o JuNiOx, adorei o artigo. Achei de muito detalhado e bem elaborado. Parabens!!

[3] Comentário enviado por Tango em 19/07/2006 - 09:37h

http://mail.google.com/support/bin/answer.py?answer=13285&topic=1555

[4] Comentário enviado por CesarFilho em 19/07/2006 - 09:48h

Artigo sem necessidade.
Não passou de um artifício para ganhar pontos, na minha opnião.
Já existe, inclusive, artigos aqui no VoL sobre tal assunto.
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1915&pagina=2
Isso sem contar que o próprio Google oferece um tutorial simples e objetivo:
http://mail.google.com/support/bin/answer.py?answer=13285&topic=1555
É triste saber que os Moderadores barram tantos artigos bons e permitem artigos repetidos e sem necessidade.

[5] Comentário enviado por removido em 19/07/2006 - 12:10h

Realmente o Google já tem informação suficiente ao respeito, não vejo a necessidade de redundar.

[]'s

[6] Comentário enviado por fabio em 20/07/2006 - 11:09h

Se partimos desse princípio, se já tem uma agência do Bradesco em sua cidade, pra quê termos mais uma em nosso bairro? Não vejo problema algum em publicar um assunto que já foi tratado em outro site, afinal muitos que navegam por aqui, não tem saco ou interesse em navegar pelas ricas páginas de ajuda do Gmail.

Com relação a assunto repetido, centenas de pessoas acessam o VOL pela primeira vez por dia, temos um arquivo de milhares de artigos publicados, logo, se o visitante não conhecia ou não teve a oportunidade de ler o artigo sobre Gmail tempos atrás, se este assunto não voltasse a vir à tona, provavelmente ele nem saberia da existência desse recurso.

OK, pode-se fazer uma busca e encontrar o artigo arquivado, mas quantos de vocês aprenderam algo que não estavam buscando por ele pelo simples fato de vê-lo listado em nossa home?

Cesar, por favor, me cite exemplos sobre barração de bons artigos. Nós barramos os que não são de autoria do próprio membro.

Um abraço

[7] Comentário enviado por CesarFilho em 20/07/2006 - 11:25h

Fábio,
A questão não é esta... A questão é que foi criada uma "regra" para moderação de artigos e dicas exatamente para não ficar repetitivo... Imagine se vocês permitissem centenas de artigos sobre um mesmo assunto? Iria desvalorizar o site de vocês, ninguém costuma encarar redundância de forma muito positiva. Uma coisa é aprovar um novo artigo sendo que a versão do artigo antigo era 1.0 (exemplo) e a versão agora é 2.0. Isto sim seria válido. A questão é que nem Gmail nem Thunderbird mudaram de forma gritante. Tudo tem que ser minuciosamente analisado, se não daqui a pouco aparece um aí com um artigo "Gmail com POP e SMTP no Thunderbird 2.0" (já que o atual Thunderbird é 1.5*).
Sobre exemplos de artigos barrados: Esta eu realmente ficarei te devendo. Não vou te afirmar nomes de membros nem de possíveis artigos barrados (já que não lembro de ambos) mas já ví comentários de membros dizendo que seu artigo que estava com uma qualidade ótima foi barrado por motivo X ou Y e artigos redundantes, mal escritos, etc, foram aprovados.
É bom saber que a Staff do VoL está aberta à discussão! É um site muito bom e completo. Só alguns detalhes precisam ser acertados...
Qualquer outro detalhe entre em contato comigo via e-mail.
Abraço,
César Filho

[8] Comentário enviado por Tango em 20/07/2006 - 11:31h

Existe uma agência do BB a 500m de minha casa e eu fui lá aproximadamente 2 vezes em 1 ano. Por que eu sei que existe o www.bb.com.br. Se não soubesse, procuraria.

Eu imagino que para acessar os artigos a página inicial não é a única forma de se encontrar. De fato, a dois clique do meu touchpad tem um campo escrito "Pesquisa no Site". Esta desculpa simplesmente não cola, Fábio.

A sessão de Dicas do VOL parece um depósito abandonado comparado com os Artigos. Por que dicas valem 500 pontos e artigos valem 1000.

Eu não vou dissertar sobre as definições de "artigo" e "dica", mas se o VOL planeja realmente reindexar todo o conteúdo existente na Internet republicando ele aqui, bom, pelo menos deveria deixar isso bem claro.

[9] Comentário enviado por fabio em 20/07/2006 - 16:18h

Pessoal,

A questão de redundância não é bem assim, vamos lá, o primeiro e único artigo sobre SMTP/POP com Gmail foi publicado no dia 30/12/2004, ou seja, há 1 ano e meio. Eu mesmo nem me lembrava mais que existia tal artigo aqui. Redundância seria 1 artigo sobre Gmail por mês por exemplo, aí poderíamos considerar apelação.

Sobre a reindexação, é claro que não, mas se há um texto que existe em outro site e não no VOL, porque deixaríamos de publicar pelo simples fato dele já existir? Esse não é o caso da página de help do Gmail, mas sites vão e vem. O próprio VOL já passou perto de deixar de existir quando tivemos problema de HD no servidor e, simultaneamente, problema no meu HD pessoal com backup do site. Se vira e mexe você depende de determinado howto, que terrível seria se o único site que o contém deixasse de existir?

E Tango, você não entendeu meu ponto de vista sobre a home, vamos a um exemplo de agora, suponha que você tem um celular com bluetooth, mas nem passa pela sua cabeça que poderia controlar o XMMS com ele remotamente. Daí você abre o VOL e bingo, olha que bacana, acabas de descobrir o Bemused. Ou seja, existem tipos de assuntos que você aprende por acaso, sem estar imaginando buscar sobre isso, é aí que a página inicial do site entra.

Sobre dicas x artigos, não há como discutir que um texto de 5 páginas com ilustrações possa valer o mesmo que uma dica, que pode conter 1 ou 2 parágrafos. Embora em muitos casos uma dica seja mais útil que um artigo, esse último dá muito mais trabalho pra ser criado. O cargo-chefe do site são os artigos, embora as dicas também sejam muito importantes :)

Enfim, lá vamos nós! Nunca agradarei gregos e troianos, mas tento seguir uma política mais amigável possível. Continuo achando que esse artigo mereceu ser publicado.

Um abraço

[10] Comentário enviado por Tango em 20/07/2006 - 22:38h

Fábio,

Veja bem. Eu acabei de fazer uma busca por "POP no Gmail", com 5 ocorrências de dicas encontradas, 4 das quais obviamente possui o mesmo conteúdo deste artigo. "Thunderbird Gmail" retorna um artigo e 5 dicas, dos quais duas contém o mesmo conteúdo deste artigo. Isso é ser redundante.

Concordo que a absorvição por parte do VOL de conteúdo especial da Internet é importante, eu mesmo postei algumas CONFS que foram extremamente baseadas em outras que achei na Internet. Porém, usando como exemplo este mesmo artigo vamos pensar da seguinte forma:

- Você quer usar o Gmail no seu cliente de email.
- Você vai no site do Gmail, que tem um link AJUDA.
- Logo em seguida, ACESSO POP.
- E dá de cara com " Configurando o seu cliente de e-mail: Thunderbird 0.x".

Sinto, Fábio, mas repito: não cola. Por que alguém vai num site especializado em Linux se no site do próprio serviço existe o tutorial com a resposta exata ao que se procura?

"Existem tipos de assuntos que você aprende por acaso, sem estar imaginando buscar sobre isso, é aí que a página inicial do site entra", você diz.

Você está em parte correto, mas se você realmente quer defender este ponto, sugiro que se crie uma sessão na página inicial "Artigos Recomendados", que faz uma votação ponderada na pontuação de todos os artigos do site e exibe numa caixinha 200x150 na entrada do site.

Eu te garanto que é uma forma muito mais interessante de encontrar informação legal de se encontrar por acaso do que republicar o mesmo artigo n vezes. Além de acabar sendo uma homenagem e respeito às pessoas que realmente se esforçaram para escrever um artigo, como por exemplo.. Eu mesmo. Explico.

"Embora em muitos casos uma dica seja mais útil que um artigo, esse último dá muito mais trabalho pra ser criado."

E como eu sei disso. Você viu meus pouquíssimos, porém trabalhadíssimos artigos. O digo sem falsa modéstia, porque eu sei o trabalho que cada artigo me deu para escrever. Nenhum deles levou menos que 1 dia inteiro e um em especial me levou uma seman inteira de buscas, testes, erros e acertos, numa progressão de conhecimento ZERO para um artigo que faz de um processo complicadíssimo quase um "Next, Next, Install, Finish" do Windows.

Mantenho minha posição, o artigo deveria ter sido rejeitado na fase da Googlagem (o que seria até providencial). Mas eu sei que você sabe que esta é uma discussão saudável e que minhas críticas são exclusivamentes para o melhoramento contínuo do site.

[11] Comentário enviado por CesarFilho em 20/07/2006 - 23:47h

Concordo, na íntegra, com o que Tango disse!
Sem mais.

[12] Comentário enviado por fabio em 21/07/2006 - 01:10h

Hmmm, pera... ultimamente a seção de dicas tem sido 100% responsabilidade dos moderadores, enquanto que fiquei concentrado somente na de artigos. Não sabia que já existiam 4 dicas sobre Gmail, aí nesse caso já começo a entender o por quê da reclamação de redundância.

Sobre os artigos recomendados, existem os artigos "destaque", que aparecem aleatoriamente na home, porém por falta de tempo (pela fila grande), as prioridades me fizeram deixar de atualizar essa lista há um bom tempo.

Por fim, todos os artigos valem a mesma quantidade de pontos, 1000, mas um artigo bem trabalhado e de assunto interessante, ao confrontar com um artigo next, next, finish, será compensado a curto/médio prazo, pois o bom artigo vai gerar muito mais hits e como se ganha 1 ponto por hit... 1 mil hits hoje em dia se faz enquanto o artigo ainda está na home :)

Bom, que essa discussão sirva para esclarecer melhor como as coisas funcionam no VOL.

Um abraço

[13] Comentário enviado por leandro.teixeira em 31/10/2006 - 15:12h

Senhores,

apenas uma pergunta:

Não estamos chovendo no molhado? Acredito que o objetivo aqui é o de compartilhar informação. Se a informação não lhe agrada, desconsidere-a.

Fábio, parabens pela iniciativa, e pelo esforço até agora. Espero que ele prevaleça por muito tempo ainda.

E Viva o VOL!!!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts