Procurei por várias vezes na internet um editor de texto que facilitasse a minha vida quanto ao desenvolvimento em PHP. A resposta estava o tempo todo na minha frente, era o Gedit do gnome. Simples, leve, e se for incrementado com alguns recursos fica tão potente quanto os editores mais conceituados. Mostrarei aqui como turbinar o seu Gedit!!!
Um dos plugins mais úteis que encontrei foi o gedit-php-completion, no site github (https://github.com/jessevdk/gedit-php-completion), esse autocompleta o código PHP a partir da terceira letra digitada, antes disso, basta pressionar Ctrl+Barra de espaço, como nos outros editores aparece uma lista com as possíveis funções para completar o código.
Vou da o exemplo da instalação deste plugin, mas esta explicação vale para quase todos os outro:
Descompactar o pacote e entre na pasta que foi criada.
Execute o seguinte comando:
# cp -r plugin/* $HOME/.gnome2/gedit/plugins/
Se a pasta plugins não existir basta criar a pasta e executar o comando.
Com o comando abaixo é instalado todos os plugins que são usados por padrão no Gedit:
sudo apt-get install gedit-plugins
Após a instalação basta ir em "Editar -> Preferências", em Preferências do Gedit clica na aba "plug-ins". Nessa lista é só escolher a funcionalidade que deseja ativar, e configurar da maneira que quiser.
Esta é uma ótima opção pra quem quer um editor leve, e com recursos suficientes pra não deixar ninguém na mão.
Conclusão
Apesar de existirem tantos programas específicos para programar em cada tipo de linguagem, as vezes vale apena prezar pela simplicidade e usar as ferramentas que o seu sistema disponibiliza. Esse é o caso do Gedit, uma ferramenta leve e muito prática, as vezes comparo até com o Vi, pois tem tudo o que você precisa em apenas um editor de texto.
Simplesmente um canivete suíço onde você pode modelar o software da maneira que achar mais adequada para sua utilização, e pode contar também com centenas de plugins para o Gedit, e adaptá-lo para trabalhar sobre muitas linguagens diferentes como Python, Html, Xml, PHP, JavaScript, temas de cores, terminal embutido console python e etc.
Poderia escrever várias páginas com todos os recursos disponíveis para uma ferramenta tão leve e simples, e isso é o que me surpreende de vez em quando, pois há várias pessoas que passam muito tempo procurando o editor perfeito, para atender toas as necessidades, e isso é uma missão quase impossível, então a dica é, vá pela simplicidade.
[2] Comentário enviado por albertguedes em 07/09/2011 - 20:29h
Sim, realmente, o GEdit é mais poderoso do que parece. Antes eu usava ele só pra escrever uns TXTs rápidos, mas me pego frenquentemente usando ele pra editar arquivos php remotamente.
Ainda que eu use como principal ferramenta o Aptana, GEdit é ótimo para edições de urgencia.
[6] Comentário enviado por SMarcell em 09/09/2011 - 13:09h
Outro plugin muito legal é o 'zen-coding'. Uso ele aqui no Vim para edição de HTML, XML, CSS, etc... e esse plugin é fantástico para esse tipo de trabalho.
[8] Comentário enviado por fagnerfjas em 10/09/2011 - 13:20h
Ho galera, valeu pelos elogios, gostei muito do comentário do SMarcell que completa o artigo com outro plugin, quem tiver mais alguma coisa pra adicionar ao artigo, seja outra lista de plugins ou outras configurações relacionadas ao gedit, adicionem aqui como comentário e ajudem a complementar o artigo.
[13] Comentário enviado por brunobns em 29/10/2011 - 18:44h
Já usei várias IDEs, Quanta, Bluefish, Aptana, Netbeans, Eclipse. Estas 3 últimas são excelentes, mas muuuuuuito pesadas, eu gosto da coisa praticamente instantânea...Clicou tem que abrir e salvar rápido. O Bluefish estava atendendo minha necessidade, ele é muito bom e leve mas ele tem uns bugs inesplicáveis, fecha sozinho, trava enquanto está salvando e corrompe o arquivo todo. Gedit é o melhor mesmo...muito rápido, leve, tudo de bom....
[14] Comentário enviado por fagnerfjas em 30/10/2011 - 11:19h
É isso ai bsbadguy, realmente há muitos outros softwares de edição de texto mais robustos, mas na minha opinião, melhor que o Gedit só o bom e velho( muito velho ) VI!!!
[16] Comentário enviado por fagnerfjas em 30/08/2012 - 14:41h
Olá Guilerme!
Na verdade o gedit nem foi feito para funcionar como Editor de código, ele é simplesmente um editor de texto,
mas o interessante é que ele é simples, flexível e adaptável, como uma ferramenta multiuso, e pode ser a ele adicionado inúmeras funcionalidades. as quais existem nos editores mais robustos.
[17] Comentário enviado por everton_melo em 21/05/2014 - 16:54h
Muito grato pelo artigo, acabei de adotar o Gedit como minha principalmente ferramente para elaboração e edição de códigos, sobretudo por ser iniciante!