Passado o desespero inicial, pensei nas possíveis soluções:
1 - Passar a deletar e-mails;
2 - Abrir outra conta de e-mail;
3 - Pagar por mais armazenamento;
4 - Fazer backup e continuar com a mesma conta deletando e-mails da conta mais antiga a ser usada diariamente.
E pensei nos contras:
1 - Seria como voltar à Idade da Pedra, pois além de gastar precioso tempo, me faria perder o histórico de fatos (algo inconcebível na nossa contemporaneidade
tecnológica);
2 - Teria o inconveniente de ter que repassar o novo endereço de e-mail para todos e, com grande risco de perda de conexões na rede de contatos pessoais e profissionais.
3 - Uma possibilidade, se realmente não houvesse outra solução (ok, vamos lá, o Google já está recebendo '$' dos anunciantes, e nem fizeram um referendo para saber a
opinião dos usuários aos moldes do VOL.:-P).
4 - Me pareceu o mais lógico. Logo, pensei: Mãos à obra!
Optando pela última solução, o procedimento seria:
a) Criar uma conta alternativa com todos os e-mails até a presente data (ex.: andreuebe2011).
b) Transferir e-mails de 2006 (quando adotei o Gmail) até 2011.
c) "Zerar" a conta original liberando todo o espaço.
Simples, não? Nem tanto...
Minha primeira tentativa foi a de criar um filtro para encaminhar todas as mensagens para nova conta. SURPRESA: O Gmail me informou que não poderia fazer encaminhamento de uma conta Gmail para outra.
É claro que não me passou pela cabeça que o Google, intencionalmente, me compelia a comprar mais espaço de armazenamento. rs
Minha segunda tentativa foi a de criar um filtro para encaminhar todas as mensagens para uma outra conta minha, do BOL. Além das mensagens chegarem lentamente, havia o risco de lotar o BOL.
Mas nenhuma destas soluções resolveria o problema, descobri que o BOL não exportava para o Gmail.
Minha terceira tentativa foi de fazer este 'trânsito' de e-mails da conta usual para a conta de backup via Cliente de e-mail.
Vamos ver no que deu...
IMAP versus POP
Resolvi utilizar o Thunderbird, cliente de e-mails e noticias (RSS) da Fundação Mozilla.
Assim que comecei a configurar o Gmail no Thunderbird, deparei-me com a seguinte questão: IMAP ou POP?
Explico: Bem a grosso modo, para que os serviços de computador se entendam, é necessário que falem a mesma língua ou, façam uso de um tradutor (como o usado em Star Trek - ou acham que Romulanos, Ferengis, Vulcanos, Klingons falam Inglês?*). A este "tradutor" damos o nome de Protocolo.
Pois bem, para que um programa de serviço de Cliente de e-mail* como Thunderbird, enviem algum e-mail local para o Servidor de e-mail do Gmail, é necessário um protocolo chamado Smtp*.
Já para o envio, existem duas opções comumente usadas: IMAP ou POP.
Para nossa finalidade, importa saber que enquanto o protocolo IMAP não "descarrega" localmente os e-mails, deixando o Cliente de e-mail em uma conexão "de prontidão" com o Servidor de e-mail, o protocolo POP faz uma conexão com o servidor, transferindo os e-mails do Servidor para o Cliente, desconectando-se, em seguida e oferecendo, inclusive, a opção de "copiar" ou "mover" os e-mails do Servidor de e-mail.
Como minha intenção era mover as mensagens, ou seja, transferi-las de um local para outro, pareceu-me mais lógico e econômico usar o POP, pois faria uma transferência, sem precisar posteriormente, sair apagando do Servidor as mensagens copiadas.
Mas após a configuração, descobri que as Etiquetas (ou pastas) criadas no e-mail tradicional não foram replicadas no Thunderbird, ou seja, as mensagens de e-mail estavam vindas, mas sem as categorias que havia criado no Gmail.
Daí, optei pelo IMAP. E parece que a coisa funcionou!
[3] Comentário enviado por eldermarco em 09/01/2012 - 21:33h
Eu sempre fui meio paranóico com esse negócio de organização de e-mail. Assim que me inscrevo em alguma lista de discussão e recebo o primeiro e-mail vindo dela, já crio um filtro que fica em algum marcador adequado e não vá para a caixa de entrada. E-mails que possam citar coisas que considero importante e que necessitem de resolução rápida também são filtrados de maneira adequada (uma espécie de caixa prioritária primitiva baseada em assunto que eu usava/uso). E-mails de amigos, filtrados! E-mails automáticos de sistemas que respondem de acordo com as minhas ações, filtrados! Um loucura, rsrs. A única coisa realmente desorganizada nas minhas mensagens é a própria caixa de entrada, mas sempre por um tempo apenas, já que verifico o que necessito lá e excluo o resto. Ficam nela as mensagens que, por não serem recorrentes, não faz muito sentido que eu as filtre. Essas coisas me permitem dar prioridade para as coisas que realmente considero importante, sem perdê-las em um monte de mensagens e acabar esquecendo.
Em relação a clientes de e-mail, passei a usar o Evolution por um tempo e até gostei. No entanto, vi que ele era menos prático já que eu não poderia lever ele pra todo lugar e precisava acessar minhas mensagens de todas, de qualquer maneira. Assim, acabei abandonando ele e voltando para o bom e velho webmail.
[4] Comentário enviado por mg-viva em 11/01/2012 - 16:30h
Excelente artigo!
No meu caso, eu recebi mensagem da OI (eu tenho um e-mail deles) dizendo que estavam migrando para o GMail e eque eu teria que atualizar os srvidores smtp e pop3 da oi (algo como pop.oi.com.br) pra o pop.gmail.com.
Mas quando configurei no leitor Thunderbird as novas alterações, inclusive portas e segurança, deu tudo errado e o Thund, parou de funcionar...
Resultado: vou ter que largar o excelente Thund. por causa do Google, pois me recuso a receber e-mails GMail nele. Uso o site, muito melhor.
Agora sou obrigado a ler meus e-mails "oi" pelo web-mail, coisa que não fazia há uns 10 anos...
Alguma idéia para continuar com o Thunderbird?
Grato desde já,
MG
[7] Comentário enviado por andreuebe em 15/01/2012 - 22:29h
eldermarco:
Se configurar como IMAP o Evoluntion, Thunderbird etc funcionam como um FrontEnd (da mesma maneira que o Webmail), sem fazer download localmente para seu computador.
[8] Comentário enviado por andreuebe em 15/01/2012 - 22:32h
mg-viva
Uma duvida: Com esta migração seu email ficou
seuemail@oi.com.br
OU
seuemail@gmail.com
?
Se foi a 2a opção, é só digitá-lo no Thunderbird conforme mostrado no artigo e, escolher POP (ou IMAP) que as configurações serão feitas automaticamente. Inclusive, portas de acesso.
[11] Comentário enviado por mg-viva em 16/01/2012 - 16:12h
Bem, acho que repondendo os itens (7) e (8) dará uma idéia do meu problema;
- Eu tenho um e-mail do GMail que sempre funcionou no site próprio, sem problemas e pretendo continuar lendo e escrevendo a partir do gmail.com. Não gostei quando coloquei no Thund. este e-mail, ficou meio confuso, sem as etiquetas (no POP e se eu coloco IMAP a pasta "profiles" chega a uns 800-900 MB e cresce mas que xuxu na serra. Logo, cancelei o e-mail "gmail" do Thund.
- Tenho outro e-mail, da OI, da forma user@oi.com.br e sempre gerenciei a partir do excelente Thunderbird, seja no Ruindows, seja no Linux. Quase nunca fui para o web-mail da Oi, ou seja, é uma situação contrária ao do outro e-mail.
- Tudo era feliz e perfeito até uns dias atrás, quando a Oi informou que estaria usando os servidores pop/smtp do Google GMail e não mais os servidores próprios, ou seja:
o servidor pop.oi.com.br mudaria para pop.gmail.com, com nova porta e segurança;
o smtp também mudaria para smtp.gmail.com.
- Quando fiz a alteração indicada pela OI no Tunderbird ele não recebe mais mensagens (não acusa erros mas diz que "não há mensagens novas no servidor..." embora elas existam sim, eu posso acessar no WEB-Mail)
- Solução que eu tive que adotar: Ler todo mundo no GMail, que por sinal funciona perfeitamente, recebe os dois e-mails sem nenhum problema e numa bela interface...
- Conclusão final: O Thunderbird passou a ficar como peça decorativa, uma espécie de "peso de papel" no Desktop-
- Eu queria é ver se consigo usar o Thund para ler os e-mails da OI...
Grato desde já... MG
O thunderbir costuma "capturar" as configurações automaticamente quando informado um provedor de email Pelo menos, acontece assim com o Gmail. E no da OI? As informações de POP e SMTP não são obtidas automaticamente?
[13] Comentário enviado por mg-viva em 17/01/2012 - 16:16h
andreuebe,
Configurar um e-mail GMail no Thunderbird é fácil, como vc mostrou na figura enviada, mas como eu já disse, eu não uso o Thdb. para gerencias os e-mails xxx,arroba,gmail.com, porque no site GMail acho que fica melhor e tem outros trecos, como chat, google +, circulos, reader, etc..
Eu sempre usei o Thdb, para gerenciar os e-mails da OI e de outros lugares, para evitar os web-mails, que são vários e com interface confusa e bem pobre.
O problema é configurar um e-mail da OI com os novos srvidores, eu não consegui, mas posso ter cometido algum engano, vou repetir de novo e ver no que dá. Volto a falar...
Quanto a configuração automática, ele tenta e acontece algo errado (ele diz que o pop é "pop.googlemail.com" mas no site da OI manda configurar como "pop.gmail.com"); aliás na figura enviada por vc o pop é "googlemail" e não "gmail"!
Estou mandando para seu e-mail um pdf com as configurações da OI, tanto do meu e-mail Oi como GMail
Grato... MG
[15] Comentário enviado por mg-viva em 23/01/2012 - 18:42h
André,
Hoje, houve uma reviravolta nessa história...
A conta por mim criada (gmail-oi) com servidores pop/smtp do tipo "gmail.com" recebeu um e-mail "externo", o que não havia acontecido antes!
No caso, foi um e-mail da CNET.
Pode ser um novo recomeço, e eu então passaria a usar novamente o Thdb como leitor de e-mail de todos os e-mails que eu tenho, exceto o próprio GMail: como eu já disse antes, para estes últimos eu prefiro a interface limpa e elegante do site www.gmail.com.
Se puder, por favor mande um e-mail de teste para o meu e-mail "oi", mas com origem no "bol", para ver no que dá...
Grato peça atenção... MG
[16] Comentário enviado por mg-viva em 27/01/2012 - 17:50h
Novamente o e-mail (po) da oi parou de funcionar no Thunderbird. Foi só aquela mensagem CNET e nada mais...
Como última tentativa, configurei a conta como "imap" (não sei porque, eu não gosto de imap...).
Agora, parece tudo OK, recebi na hora 59 mensagens do mês de janeiro, que foram consideradas como não lidas (?).
Enfim, parece que deu tudo certo
Se alguém tem e-mail OI, a porta imap é 963, e não 965, como consta no "howto" da oi
Grato desde já... MG
[18] Comentário enviado por removido em 28/02/2012 - 14:17h
Uso cliente de email a muitos anos, antes quando usava o windows era o Eudora depois migrei pro Thunder e nunca tive problemas com o POP.
Agora uso em definitivo o Linux + Thunder, porém no windows eu usava também o Mozbackup que fazia um backup do profile tanto do Firefox (que não uso mais) quanto do Thunder, mas não consigo usar o Mozbkp (via wine) no linux pois ele não acha o caminho do thunder nem tem como configurar, fora isso o thunder é imbativel até agora.
Um ranço que ainda existe entre Thunder e Outlook, é migrar do Thunder pro Outlook (muita gente desiste de usar o Thunder e ai não tem como voltar as contas pro OL)