A) Introdução:
Uma das atividades mais importantes que fazemos nos computadores, tanto em
Linux como em Windows, logicamente é baixar arquivos da Internet, sejam eles músicas, vídeos, filmes, CDs ou DVDs, distribuições Linux e lógico, programas e pacotes.
Pela importância dos softwares auxiliares de download (gerenciadores e aceleradores) em Informática, resolvi realizar este estudo comparativo sobre a eficiência deles.
Como estamos fazendo um estudo técnico-científico e como as variáveis são várias, pois velocidade da rede depende de vários fatores (do dia, do local, da hora do seu micro, do servidor, do arquivo a ser baixado etc), é necessário empregar alguns métodos para circunscrever as variações possíveis a um número aceitável.
Portanto foram usados: sempre o mesmo computador, mesmos sistemas operacionais e mesma conexão de banda larga, sempre os mesmos "sites" iniciais, sempre o mesmo arquivo baixado e todas as medidas foram feitas no mesmo dia, 20 de Abril de 2010 e mais ou menos no mesmo horário, entre 9:00 e 11:30 da manhã.
B) recursos computacionais:
Foi usado um computador AMD Athlon, X2, 64 Bits, 6000+, operando a 3015 MHz, 8 Giga de RAM, DDR2. Placa mãe Asus, placa de vídeo NVIDIA GForce 8600 GT, memória de vídeo 512 mega. Slot PCI-Express, 2 HDDs, um Maxthor de 160 Giga e um Samsung de 500 Giga, fonte de 500 W, potência real.
B1) Rede
A rede, cabeada, ADSL, DHCP, IP dinâmico, modem DSLink 260, modo configurado para "Rooter + Bridged", mas operando em modo roteado, com senha PPPoe embutida na config do modem.
Conexão: Speedy da Telefônica, 2 Mega, sem proxy, firewall padrão do Windows e do Linux.
Velocidade checada, no dias das medidas, pelo método do site
http:www.speedtest.netSpeed-Test.
Foram efetuadas 5 medidas sucessivas, desde minha localização, Ribeirão Preto/SP, fluxo em direção aos servidores de cidades próximas ou relativamente próximas (Araraquara, Barueri, Limeira, Jundiaí e Americana). Resultados entre:
1,94-1.98 Mega (1940-1980 Kbps). podendo ser considerada de acordo com a velocidade contratada.
C) sistemas operacionais:
A distribuição Linux escolhida foi
Mandriva 2010.1 Beta 1, atualizada até o nível RC. Foi escolhida por ser clássica, muito usada e por possuir em seus repositórios todos os pacotes (auxiliares de download) que foram testados.
Para fins de comparação, alguns softwares auxiliares de download para Windows foram utilizados, instalados em Windows Seven Ultimate, Build 7100, atualizado.
D) Arquivo alvo, baixado em todos os testes:
O arquivo dos Stages3 (do dia 20/4/2010) do Gentoo foi escolhido para ser baixado nos testes, por vários motivos: sua importância em computação e Linux, proximidade dos espelhos iniciais, tamanho intermediário, nem pequeno, nem grande (cerca de 130 mega, para não demorar muito e nem falsear os resultados).
Assim, escolheu-se em todos os testes, baixá-lo sempre dos espelhos iniciais (protocolos HTTP e/ou FTP) oficiais do Gentoo, no Estado de São Paulo, Laboratório de Administração e Segurança de Sistemas, Instituto de Computação, UNICAMP:
http://www.las.ic.unicamp.br/pub/gentoo/releases/amd64/current-stage3/stage3-amd64-20100420.tar.bz2
ftp://www.las.ic.unicamp.br/pub/gentoo/releases/amd64/current-stage3/stage3-amd64-20100420.tar.bz2
E) auxiliares de download testados:
Foram testados e comparados (Página 2) os aplicativos auxiliares (gerenciadores e aceleradores) seguintes:
Para Windows: DownThemAll, Orbit, DAP, Free Download Manager, Supersonic e FlashGot (Página 3).
Para Linux: DownThemAll, WGet, KGet, GGet, GWGet, D4X, Filezilla, Curl, Aria2 e Prozilla (Página 4).