Segundo problema hereditário. É, mais este problema foi herdado do Ubuntu Netbook Remix e a solução serve pra ele também.
Minha rede sem fio não funcionou de primeira. Eu vi que o hardware tinha sido reconhecido indo no menu de configurações e no ícone de hardware, depois confirmei na linha de comando com o dmesg e lá estava a RaLink RT3090.
Fui no sistema de teste e pedi teste de rede e lá estava ela novamente.
Para ela funcionar faltava o módulo adequado no kernel. Como tinha feito um outro pendrive do Puppy
Linux 5, eu resolvi rodar ele do pendrive pra ver o que acontecia com a wireless naquele sistema.
SURPRESA... O Puppy reconheceu o hardware e instalou o módulo certo, tudo funcionando em segundos. Mas apesar de bonitinho e rápido (até coloquei um screenshot dele rodando no netbook aqui no VOL) o Puppy não é o que eu quero. Mas...
Consegui ver por ele o módulo a ser carregado:
Uma rápida pesquisa pelo módulo na internet e achei várias receitas de solução. Optei por compilar o módulo fornecido pelo fabricante, pode baixar os arquivos no site:
No link: SOFTWARE > Linux
Depois seguir os passos usando a conexão via cabo:
1) Baixar e instalar linux-headers e build-essential
sudo aptitude install linux-headers-`uname -r` build-essential
2) Descompactar o arquivo baixado do fabricante
tar -xvjf 2008_0918_RT2860_Linux_STA_v1.8.0.0.tar.bz2
3) Editar arquivos de configuração e compilar de acordo com as orientações que estão nos arquivos descompactados.
4) Subir o módulo:
modprobe rt2860sta
5) Colocar para iniciar com o sistema:
sudo echo rt2860sta >> /etc/modules
6) Ser feliz!!!
Obs.: Algumas partes não precisam ser feitas pela linha de comando, estou escrevendo um artigo detalhado sobre esta parte que vai explicar detalhadamente todo o processo, fazendo tanto pela parte gráfica (o que for possível) como pelo terminal.
Conclusão
Gente, estou gostando muito do Easy Peasy. Os aplicativos instalados por padrão são bons e suficientes pra um bom trabalho de escritório e acesso a internet, todo em português do Brasil e muito bonito o visual. Mas vejo agora que já está lançada a versão 1.6, baseada no UNR 10.04. Assim que puder vou instalar, analisar e colocar o resultado aqui no VOL em forma de outro artigo.
MEGANETBOOK:
Quanto ao MegaNetbook da Megaware, está sendo uma boa surpresa. Hardware superior a um preço justo e por enquanto sem problemas, só elogios.
O mousepad é muito melhor que o da DELL por exemplo, e tem muitas outras coisas legais nele.
Não precisei de suporte da fábrica, mas foram rápidos em se prontificar em me reembolsar pelo Windows que veio instalado, então ponto pra eles. Embora o melhor seria se viesse com Linux ou sem sistema operacional, para poupar o trabalho de pedir reembolso etc.
Ainda devo fazer muitos testes de várias distribuições nesse netbook que logo vocês verão aqui no VOL.
Abraços a todos.