Em meu computador eu jamais teria que fazer o que o título sugere, mas recentemente me vi obrigado a fazer um dual-boot em 12 computadores que já tinham Linux instalado. Demorei tanto pra conseguir que achei que seria uma boa criar um artigo descrevendo como realizar esse procedimento sem precisar reinstalar o Linux.
A primeira coisa que eu precisava era abrir um espaço para instalar
o Windows. Para isso, vamos usar o parted. Posteriormente
usaremos o qtparted para formatar a nova partição criada.
Então vamos lá. Você vai precisar dos seguinte pacotes:
Uuuuuf... quanto pacote. Mas veja vem que nem todos são realmente
necessários para o funcionamento dos programas. Se você estiver
instalando no Slackware, procure os pacotes no
linuxpackages.net e, aqueles
que você não encontrar, deixe sem instalar e veja se o programa vai
funcionar.
Os nomes dos pacotes variam de distro pra distro.
Para instalar no Debian, faça assim:
# apt-get install parted qtparted
Agora é hora de "rachar o hd". Primeiramente, pule para o modo
texto com um CTRL+ALT+F1 (ou F2, F3, F4...). Logue-se como root e
dê o comando:
# init 1
Para redimensionar a partição, você precisa fazer assim:
# umount /
Sem isso o parted não redimensiona a partição. Agora dê o comando:
# parted /dev/hda resize 1
DETALHE: o comando acima redimensiona a partição /dev/hda1. Se você quiser redimensionar a /dev/hda2, o comando fica:
# parted /dev/hda resize 2
Se for a /dev/hdc3, o comando é:
# parted /dev/hdc resize 3
Captou? Ótimo. Quando você der o comando, o parted vai te dar um
alerta. Digite 'Ignore' e pressione ENTER. Ele vai pedir para você
digitar o ponto inicial da partição. Pressione ENTER. Em seguida,
ele pede para você entrar com o ponto final da partição (onde ela
termina, em MB). Digite o número que aparece a esquerda subtraído
do tamanho que você quer destinar para a partição Windows.
Se aparecer a esquerda 30128.2754 e você quiser destinar 4 GB para o
Windows, então você deve digitar 26000 (mais ou menos 30128 menos
4000). Pressione ENTER e o processo de redimensionamento será
iniciado. Demora um pouquinho, 1 ou 2 minutos. Depois disso,
reinicie o PC (CTRL+ALT+DEL ou "reboot").
Vamos agora aos procedimentos de instalação do Windows...
[1] Comentário enviado por fabio em 01/09/2004 - 06:06h
Muito bom o artigo! É nessas horas que a gente nota a evolução do nosso pinguim. Quem imaginaria ler um artigo de dual-boot explicando como instalar Windows depois do Linux há tempos atrás? :P
[2] Comentário enviado por jllucca em 01/09/2004 - 07:23h
Opa,
achei legal tu mostrar uma outra forma de formatar a maquina que não utiliza o console. Realmente, o linux é cheio de opções :)
Só achei estranho um ponto sempre que instalo o Windows 98 aqui ele tem que ficar perto da inicialização do HD(mesmo problema do cilindro 1024 q tinha no lilo? Se não ele não inicializa depois da instalação). Houve esse tipo de problema contigo?
[4] Comentário enviado por davidsonpaulo em 01/09/2004 - 12:39h
No final das contas achei alguns erros absurdos que passaram nas minhas revisões. Ainda bem que o fabio tava aí pra fazer as devidas correções. Imagina só ensinar o procedimento errado pra atualizar o GRUB... não ia dar certo.. ahahh.
[5] Comentário enviado por HunZ em 01/09/2004 - 15:25h
Aqui deu erro na hora do resize na particao hda2.
Ele diz alguma coisa sobre ext2 com uma "rather strange layout", acho que é isso, não tenho certeza direito, e no final "partition cant resize it (yet)", porque ele não pode mudar o tamanho?
Alguém poderia me ajudar?
[6] Comentário enviado por HunZ em 01/09/2004 - 15:25h
Aqui deu erro na hora do resize na particao hda2.
Ele diz alguma coisa sobre ext2 com uma "rather strange layout", acho que é isso, não tenho certeza direito, e no final "partition cant resize it (yet)", porque ele não pode mudar o tamanho?
Alguém poderia me ajudar?
[7] Comentário enviado por jllucca em 01/09/2004 - 18:30h
Cara,
eu nunca disse que o Windows gerava problema no Linux. O que disse foi que o Windows "misteriosamente" depois da instalação se recusa a botar se não estivesse antes do cilindro 1024. Pelo menos comigo, foi assim. Formatei a maquina daqui de casa umas 5 vezes tentando botar a merda(o W98) no final do HD e não consegui... Tanto que agoro exibir ele como /dev/hda2 :D hehehe
[8] Comentário enviado por jllucca em 01/09/2004 - 18:35h
Cara,
eu nunca disse que o Windows gerava problema no Linux. O que disse foi que o Windows "misteriosamente" depois da instalação se recusa a botar se não estivesse antes do cilindro 1024. Pelo menos comigo, foi assim. Formatei a maquina daqui de casa umas 5 vezes tentando botar a merda(o W98) no final do HD e não consegui... Tanto que adoro exibir ele como /dev/hda2 :D hehehe
[9] Comentário enviado por davidsonpaulo em 01/09/2004 - 19:07h
jlluca
O que diz dizer com "Instalei o Windows na última parte do HD, e ele funcionou beleza, sem dar problema no Linux" é que tanto Windows quanto Linux funcionaram beleza. Não quis sugerir que você estivesse dizendo que o Windows deu problema no seu Linux. É que não fui muito feliz com minhas palavras :D
Quanto ao seu problema, uma coisa que pode estar acontecendo: além da partição principal do Linux e da partição Windows, existia mais alguma partição primária? Se não me engano, somente a partição principal do Linux e a partição Windows podem ser primárias. As demais (swap, /home, etc) devem ser secundárias, para que não aconteça esse tipo de erro... (espero não estar falando besteira :D)
[13] Comentário enviado por nosbor84 em 02/09/2004 - 22:00h
legal o seu artigo. Eu passei pelo mesmo problema... só que aí eu caí na real de desisti de instalar o windows...rs. valeu.
Ei, eu tinha o conectiva previamente instalado no meu hd e instalei o kurumin, tu sabe como é que eu faço pra colocar o kurumin no grub do conectiva (resumindo: não consigo iniciar o kurumin)?
[14] Comentário enviado por jaelson em 08/09/2004 - 18:42h
Uma boa alternativa para o gerenciamento de boot é o XOSL que é gráfico e bem fácil de configurar as entradas. Pena que ele só funciona se tiver uma partição FAT disponível (não é necessário o MS instalado). Com ele instalado é possível dar boot em qualquer dos SOs instalados bem como dar boot pelo disquete ou CD-ROM sem necessitar mudar nada no SETUP da BIOS.
[15] Comentário enviado por dln_jr em 30/09/2004 - 14:43h
Nossa! Adorei a DICA kra! Muito boa e achei engraçado o nervosismo! Não keria estar em sua pele, é muito chato fikar vendo o ruindows bootar toda hora pra configurar dispositivos! haja paciência!
[16] Comentário enviado por removido em 16/10/2004 - 19:59h
Tá aqui um cara que não perde tempo com textos inúteis. Aprendeu com os erros e apresentou um conhecimento novo a todos. Parabêns!
Só num guento mais ler sobre hacker, ética hacker, que é hacker... Putz, Tô stressado!
[17] Comentário enviado por morvan em 16/12/2004 - 09:58h
Bom dia, amigo Richarson.
Somente a título de colaboração, quero fazer uma observação: onde você afirma:
"...Se quiser que o Windows seja a opção padrão, insira essas opções ANTES das opções do Linux. Caso contrário, adicione depois..."
No caso do Grub, basta usar a opção / Declaração |Default|:
default = N (N de 0 ao número de Opções de Boot, já que no grub a base é zero).
Por exemplo, se o Windows estiver na primeira Declaração de Entrada de Boot e o Linux na segunda e eu quiser dar boot p´referencialmente pelo Linux (opção tremendamente encorajada, acreditemos!), declaro:
default = 1 (observe a base zero).
Um abraço.
[18] Comentário enviado por zidvlauns em 17/12/2004 - 18:37h
Muito oportuno esse artigo! É uma situação q a gente nem pensa, pq geralmente encontramos PCs rodando Windows e instalamos o Linux nele. MAs passei por uma situação diferente ao ter q usar um servidor pra rodar o Windows temporariamente, durante um curso.
[22] Comentário enviado por LuizRedes em 30/12/2004 - 13:30h
Muito bom! Está de parabéns, eu não conhecia o Parted...
Aliás, já aproveitando, vc colocou o hurd como sendo dependencia do Parted, mas o hurd é o Kernel GNU alternativo do Debian, certo? Eu tenho que ter o Debian com o hurd para usar o parted?
Mais adiante no artigo vc citou que os pacotes que são dependencias do Parted podem ser encontrados para Slackware... aí eu fiquei confuso, então o Parted roda com kernel Linux normal?
Desculpe ficar te aporrinhando com esse tipo de pergunta mas achei que ficou confuso...
[25] Comentário enviado por miguelm em 15/04/2005 - 12:23h
Caro Davidson,
seu artigo veio em boa hora para mim, pois também estou necessitando instalar o Win XP no meu computador. Só uma pergunta: alguma recomentação para mim que uso o Mandrake 10.0? O HD foi particionado usando a opção padrão da instalação do Mandrake, acho que / | Swap | /home, alguma precaução com relação a isso também?
[26] Comentário enviado por giovano em 04/05/2005 - 15:10h
Galera! isto foi muito útil..., só pra ter uma idéia, eu já tinha o WINDOW$ e o LINUX rodando num mesmo HD com o grub de gerenciador de inicialização, mas tive de reistalar o tal do MS-W, dai se foi o grub, mas com essas dicas tá tudo beleza!!!
Valeu
[27] Comentário enviado por Marco Carvalho em 12/05/2005 - 01:08h
Muito bom o artigo.
Eu, em seu lugar, teria preparado um relatório de "incidentes" ocorridos com o Linux (se é que houve algum) e os ocorridos com o Windows (esse vai ser grande ...) pra mostrar depois pros palermas a c*gada que fizeram.
[28] Comentário enviado por kurio em 04/06/2005 - 01:13h
Ótimo artigo!
já presenciei várias pessoas arrancando (literalmente) os cabelos depois de instalar o Window$ numa máquina que já tinha o Linux e depois ver que ele havia sobrescrito a MBR e apagado o Lilo. Clareou o caminho para muita gente.
[30] Comentário enviado por servulo em 09/11/2005 - 21:51h
Muito oportuno esse artigo! É uma situação q a gente nem pensa, pq geralmente encontramos PCs rodando Windows e instalamos o Linux nele. MAs passei por uma situação diferente ao ter q usar um servidor pra rodar o Windows temporariamente, durante um curso.
[33] Comentário enviado por rodrigomoschetto em 27/12/2005 - 00:42h
Poxa davidsonpaulo, o parted eh realmente "show de bola".... ele estava escondido numa distro live aqui.... e agora eu resolvi usá-lo para resolver um problema parecido.
Este programa, mais as informações q vc postou já me deram uma boa noção!
[]´s
RODRIGO
[34] Comentário enviado por xnardelli em 23/01/2006 - 18:43h
Muito bom mesmo...
Apenas para saciar a curiosidade, um motivo para eu precisar do "outro" sistema operacional é o meu scanner HP scanjet 2400 q não funciona no linux... infelizmente...
[35] Comentário enviado por surks em 15/02/2006 - 11:29h
Gostei muito do seu artigo, teve momentos de drama e sacrificio.
Sou novo no mundo linux, ainda quebro a cabeça para fazer muitas coisas.
Como colocar 2 micros para acessar a net ao mesmo tempo com o speedy.
tenho 42 anos sou do tempo do DOS e TK85 HAHA TO VELHO.
amo o linux, estou dando aulas para uma comunidade gratuitamente sobre linux. Obrigado pelo seu artigo...Ps JÁ TO COM OS 2 MICROS LIGADO NA NET mas se você tiver uma solução mais rapida me dita ok
[37] Comentário enviado por hamud-slack em 08/07/2006 - 18:13h
Bom o artigo
mais cara
quando você instala o windows depois do linux ou o linux depois do windows
automaticamente ele cria um mbr ou lilo depende
num precisa faze tudo isso
falow
[38] Comentário enviado por Gustavo Diniz em 22/07/2006 - 15:03h
Eu tb gostei mto de seu artigo, mas eu estou com um probleminha. Eu tenho dois HDs e um sistema instalado em cada, no HD primário está o Fedora 5 e no segundário o Windows XP. Configurei o Grub para dar boot no Windows só que não tah funcionando, ele só coloca na tela as linhas de comando que eu digitei. Será que é porque meu Windows não está no HD primário?
[39] Comentário enviado por silviogs em 05/08/2006 - 15:53h
Fantástico este artigo mas agora, é uma pena que existam pessoas retogradas pensando ainda em usar o outro(rsrsrsrs). Quando se tem um Linux com Open Office e tudo mais, ainda por cima em se tratando de uma universidade é o fim da picada.
Já comecei um trabalho para migrar meus clientes para o Linux. É difícil convencer mas, estão começando a confiar no linux.
[41] Comentário enviado por huredondo em 27/08/2006 - 16:02h
ola pessoal parabéns pelo site!! Estou começando agora com o S.O Linux, mas quero ter uma base do sistema muito boa. Qual livro ou e-books devo ler para conseguir isto?
[43] Comentário enviado por bordoni em 13/09/2006 - 12:38h
eita q eu to com esse mesmo problema aki no laboratorio da minha facudade tbm...tem o linux em alguns pcs e a galera se recusa a usar(pura ignoracia), e tao exendo o saco pra colocar o Rwindows, com esse artigo vai da pra faze isso blz!!!!
[45] Comentário enviado por aniltonf em 10/10/2006 - 07:34h
Olá amigo, muito bom o seu artigo.
Sabe, quando temos um problema, temos sempre de arranjar maneiras de o resolver.
Eu já tive um problema semelhante ao seu, e conternei o de uma maneira diferente. Sou fã incondicional do Linux, só utilizo o Linux quando depende de mim. Para usar programas que são feitos só para ambientes Windows, tal como tu, utilizao o WINE (GRANDE COISA ESTE WINE).
Quando fui obrigado a instalar windows depois do linux, procedi da seguinte forma.
Reservei o espaço, com o PQMAGET 8.0, instalado numa disquete de arranque, instalei o windows, e depois instalei no windows um utilitário chamado "Boot US", que é um gerenciador de boot. Depois configurei isso, com o tempo de espera para que se escolha o sistema a "ZERO", o que faria com que os utilizadores não vissem aquilo. Depois entrei no linux, e fiz o UPDATE do GRUB, e pronto, funcionou perfeitamente, e até ainda funciona.
[47] Comentário enviado por ciber em 13/12/2006 - 19:03h
Muito bom artigo.
Acabo de comprar um pc novinho que ja tem o linux instalado, massa!
Porém tenho a necessidade profissional de usar, ainda, o window$ para trabalhar com gráficos e criação. vou tentar dividir o hd entre os dois S.O.'s. através da magnífica aula do companheiro Davidson.
Obs: só vou instalar mesmo pois ainda não temos alguns programas similares em linux. Minha necessidade profissional apela pelo desprazer em te ruindows!
qualquer duvida entro em contato com vcs.
[49] Comentário enviado por aniltonf em 14/12/2006 - 19:25h
Olá Ciber, tu o que podes dizer é que não estás familiarizados com os que existem, mas não que não existem. Existe software que faz tudo em Linux, só que podem ser mais difíceis de utilizar.
[51] Comentário enviado por fabianoac em 11/02/2007 - 12:10h
Tenho o debian instalado na maquina e uma partição q estava instalada windows xp, formatei a partição windows xp e instalei nela o windows vista, agora nao liga mais o grub, vai direto pro windows vista, como faço pra reinstalar o grub? o win vista substituiu a mbr.
no artigo diz: "Se antes de instalar o Windows você estava usando o GRUB como gerenciador de boot, tudo o que você tem a fazer é, depois de iniciar o seu sistema com o disco de boot (ou com o CD de instalação), digitar no prompt (logado como root): update-grub"
mas como faço pra entra no console, tenho o dvd de instalação do debian mas nao consegui entra em mode de restauração ou algo assim, nem no console consegui chega pra digita o comando update-grub.
[52] Comentário enviado por andre.ccanet em 23/04/2007 - 22:07h
O artigo caiu como uma luva para minha necessidade. Tenho instalado em casa ha algum tempo o Kubuntu e toda a família utiliza sem problemas, funciona tudo perfeitamente. Porém, na semana passada fui obrigado a instalar o Windows em um segundo disco. Tarefa mais fácil que a descrita neste artigo, afinal não foi preciso particionar o disco já existente.
Depois de tudo configurado, o GRUB mostra 4 opções: as 3 já existentes para o Linux e mais uma para boot no Windows. Porém, quando seleciono o Windows, fica trancado na mensagem "Starting Up..." e nada acontece. O que será que fiz de errado?
[53] Comentário enviado por eletrosonic em 23/07/2007 - 01:02h
Muito bom o artigo, pois já tem uma semana que procuro alguma coisa para configurar meu HD de 80Gb para dois SO (Janela + Linux) e não consigo. Eu comprei uma maquina popular que veio com METASYS e estou querendo colocar o Janela XP SP2, já fiz a imagem do Linux com True Imagem e todos os dias eu restaura esta imagem e não dar certo, mais acredito que agora com a ajuda do nosso amigo davidsonpaulo eu consiga. Eu dividi o HD em 4 partes que vai ser HDA1 Janela HDA2 METASYS HDA3 talvez o Kurumin com a pasta home para os dois Linux HDA4 Swap.
[55] Comentário enviado por ederforcan em 27/12/2007 - 18:22h
Olá.
Tenho uma maquina e particionei o hd com uma partição para o XP que esta instalado e outra para o linux.
ai que vem o problema, instalei i Fedora 7 na outra partição e quando reinicio a maquina sobe somente o XP e não da a escolha de dual boot, como faço para configurar o grup para ter acesso ao dual boot depois de instalado o Fedora.
[56] Comentário enviado por morvan em 27/12/2007 - 22:19h
Boa noite, ederforcan.
Basta seguir as instruções do artigo do DavidsonPaulo. Neste seu caso específico, o melhor que você faz é rodar um CD de recuperação (pode ser o CD Rescue do Fedora, o próprio CD / DVD da instalação, com a opção "rescue", na linha de comando, ou até o SysRescCD). Após o arranque, você comanda "grub-install /dev/hda" (aqui, considerando, claro, o primeiro HD). Você verá uma mensagem avisando do sucesso do install e após o arranque você terá de volta a MBR com menu.lst do Linux e as opções dos S. O.s.
Qualquer coisa, relate-nos.
Abraços,
[58] Comentário enviado por albfneto em 29/07/2008 - 20:40h
esse artigo é muito útil. Geralmanete nós fazemos o contrário, primeiro o Windows, pra evitar problemas, mas as vezes, um dia pode ser necessario fazer o contrario, né?
[59] Comentário enviado por Teixeira em 14/08/2008 - 15:50h
Este artigo e' bastante antigo, porem extremamente atual e interessante. E' um 'evergreen', por certo, e felizmente foi reativado.
Faz parte agora dos meus favoritos, pois e' um daqueles artigos ' de cabeceira', para consulta oportuna.
Parabens ao autor, que descreveu os procedimentos com precisao e leveza.
Gostaria de aproveitar o gancho e perguntar qual a conveniencia da swap ficar numa particao secundaria e nao numa primaria, pois na (minha) pratica nao notei diferenca alguma.
Estou agora no Kurumin onde na presente instalacao a swap e' hda1 (primaria).
No Basic Linux por exemplo so' existem particoes primarias e nao lida com as secundarias.
[60] Comentário enviado por fabri em 25/08/2008 - 20:59h
Muitobom seu artigo, num note toshiba satelite L355 S7809 hd sata 200gb 2mb com rwindowsxp instalei o Slack12, tudo no 1º boot, mas depois de duas inicializações, o Xp nao acha o ntrdl.dll pede pra reinicializar, só o linux funfa, mas na firma preciso do linux e o Xp para suporte de clientes. usei suas dicas e nao consegui ainda, você ou alguem aí poderia me ajudar.
sda1 swap 1 gb
sda2 reiserfs / 20 gb
sda3 hpfs /mnt/xpprosp3 80 gb
sda4 fat32 /mnt/downloads 100 gb
[66] Comentário enviado por crank em 03/09/2008 - 13:27h
Para eu ter certeza, caso eu tenha um hd ja com o dual boot, se eu reinstalar o windows posso usar o procedimento do rescue para o grub voltar a funcionar ?? E mais uma que surguiu agora, caso ja tenha um HD com dual e adiciono um segundo sdb1 com mais uma instalação, posso bootar normalmente pelo sda1 e adicionar os dados do sdb1 no grub para futuramente escolher qual SO quero usar ??
[74] Comentário enviado por roberdson em 30/11/2008 - 01:10h
Muito bom o post, eu já fiz isso porem, aqui em casa mesmo, quando o meu bendito irmão que mora em Minas veio passar uns dias aqui em casa, e reclamou por causa do Linux (se não fosse meu irmão chamava de fdo)
Instalei o win XP aqui, em dual com o Kurumin, liberei espaço com o Gparted (que já vem pré instalado), formatei o sistema de arquivo em Ntfs, e fiz a instalação do windows, até ai sem problemas, como já esperava o sistema parou de carregar o Linux, mas depois foi só reinstalar o grub com o LiveCD...
aqui funcionou.
É uma maneira mais facil para o povo que não ta acostumado com o uso do terminal.
[75] Comentário enviado por albfneto em 03/12/2008 - 00:57h
Olá. Os professores de Sampa, eram da USP, por acaso?
veja como é o Linux, aqui na Faculdade da USP de Ribeirão, as pessoas que usam Linux, se contam nos dedos, elas cabem num Fusca!
Eu uso Linux na minha casa, na minha sala e no lab.
No campus,na Unidade é pouquissimo usado, acho que é nos servidores, mas não sou eu quie cuido deles. Não so prifissional de TI, soo Químico.
Pouca gente usa Linux, mesmo na USP, é pena...
[80] Comentário enviado por DiegoR0dr1gu3s em 15/01/2009 - 15:30h
Davidson, parabéns por contribuir com sua experiência!!!
porém, contudo, todavia.... não chegou a cogitar a possibilidade de instalar o RWindows 98 numa máquina virtual? poderia ser no Open VirtualBox ou no VMWARE.
utilizando uma VM, bastaria instalar e configurar o Rwindows 98 com Office 1 vez e copiar a pasta da VM para as outras máquinas, carregando a cópia da VM nas mesmas.
criava um snapshot da instalação padrão, inicializava as máquinas virtuais em tela cheia e deixava os enjoados se divertirem lá. hehe!!!
[81] Comentário enviado por davidsonpaulo em 15/01/2009 - 22:04h
d1360,
Esse artigo foi escrito em 2004, na época a virtualização era uma tecnologia muito pouco difundida (eu mesmo nem sabia, na época, que existia virtualização). Além disso, o hardware das máquinas era bem modesto (128MB e 256MB de RAM, respectivamente), o que inviabilizaria a utilização de máquinas virtuais em função do desempenho sofrível que elas apresentariam.
No entanto, a maravilha do software livre é que o tempo passa e rapidamente surgem meios cada vez mais eficientes de se atender às mesmas necessidades. Hoje em dia o dual-boot não é necessário para boa parte dos casos e, daqui a mais um tempo, será obsoleto. Até lá, ficarei feliz de poder auxiliar pessoas que precisarem realizar esse procedimento. :-)
[83] Comentário enviado por DiegoR0dr1gu3s em 22/01/2009 - 11:14h
agora está explicado, Davidson! :)
realmente não ficaria legal, mas em 2004 já havia vmware e/ou Qemu no linux, se não estiver enganado. mas diante do cenário foi a melhor decisão mesmo. parabéns!!!
[84] Comentário enviado por nicolo em 31/01/2009 - 13:06h
Se fosse a penas para instalar o MS Office poderia ter feito isso no W.I.N.E. Se instalar o windows deois do Linux pode-se colocar o linux no boot manager o windows também.
Para o outro comentário (albfneto) : A USP é mirror do Debian, meus conterrâneos (e colegas de USP-já faz algum "tempinho" que estudei lá) não usam Linux porque não querem.
[85] Comentário enviado por igormp em 03/02/2009 - 15:29h
Ótimo artigo e muito util pois eu mesmo ja detonei meu linux varias vezes quando estava iniciando nesse mundo maravilhoso do linux creio que já ajudou varias pessoas.
[86] Comentário enviado por fabioarnoni em 24/02/2009 - 13:37h
Cara parabéns !!! O artigo será de grandíssima utilidade para mim mas não é o Windows que eu vou instalar hhehe graças a Deus. Vou instalar o MAC OS X para começar a aprender um pouco. Ainda bem que eu não vou precisar me despedir do meu Debian :D
[87] Comentário enviado por removido em 26/02/2009 - 15:35h
A princípio, parabéns pelo artigo; muito claro e bem escrito. Desculpem, pois não é bem um comentário e sim uma dúvida que vou postar.
Pensando em fazer no meu HD de 40GB uma partição FAT32 para dados, segui os passos descritos pelo Davidson.
Quando é pedido o ponto final da partição 'End [40.0GB]?', qualquer coisa que eu digite, o parted não aceita (com ponto, sem ponto, com 'GB' ou com 'MB', em GB ou em MB, ...); a mensagem mostrada é uma das seguintes: "Can't have the end before the start!" ou "File system has incompatible feature enable"; só tenho Linux (Mandriva 2008.0) instalado. Alguém pode me aconselhar?
Estive lendo sobre um particionador gráfico para boot via CD (gparted-livecd); trata-se da mesma coisa, não?
Grata,
[88] Comentário enviado por Rudson em 12/03/2009 - 11:19h
Muito massa cara, principalmente a primeira parte, muito útil mesmo!!!! Não sabia da existência do qtparted, tambem ajudo a cuidar de um laboratório de informática só que na Federal de Goiás heheheh vlw
[91] Comentário enviado por lord_stephen em 28/05/2009 - 13:30h
Qume dera eu tivesse lido isso 2 anos atrás.... passei tanta raiva, mas hoje eu já sei fazer. Nem tranto pelo artigo, eu já havia aprendido, mas o artigo auxilia quem ainda não fez esse procedimento!
Parabens!
[92] Comentário enviado por Ricardo Camara em 12/06/2009 - 14:10h
Muito bom o artigo. Sou usuário do Ubuntu 9.04 mas pouco entendo de instalações, configurações e etc.
Por causa de problemas com outros usuários da mesma máquina, serei obrigado a instalar o também Windows XP e o MS Office 2003, por causa de programas voltados a imagem, celulares conectáveis que usam Windows, etc. Já estava me preparando para formatar tudo e fazer da forma padrão, ou seja, instalar o Windows e depois o Linux. Esta reportagem veio bem a calhar. Pergunto: haverá alguma diferença neste caso, já que o artigo não cita a distribuição Linux e fala do Windows 98?
[93] Comentário enviado por davidsonpaulo em 12/06/2009 - 16:47h
Ricardo,
Para que esse procedimento funcione a distribuição não faz diferença, desde que ela o sistema de arquivos utilizado possa ser redimensionado pelo parted e que o gerenciador de inicialização seja o LiLo ou o GRUB.
A única coisa que pode mudar é o método de iniciar o sistema usando o disco de recuperação. Quem usa Debian deve usar o disco de recuperação do Debian, quem usa Ubuntu deve utilizar o do Ubuntu, quem usar Slackware deve usar o do Slackware e assim por diante. Como os discos de recuperação podem funcionar um pouco diferente dependendo da distribuição, essa fica sendo a única diferença que pode haver, mas na essência o processo é idêntica para qualquer distro.
[94] Comentário enviado por preto#linux em 04/07/2009 - 14:30h
Hoje em dia as Empresas que usam o Windows como Desktops, não querem o Linux pelo motivo do mesmo não estar pronto para uso em Desktops, eles preferem a praticidade do Outlook (mesmo não sendo seguro), tomara que os desenvolvedores de Linux cheguem a preparar um Linux para Destops seguro e prático como o Windows (digo prático somente no uso, porque para identificar um erro claro no windows fica difícil)
[95] Comentário enviado por davidsonpaulo em 05/07/2009 - 09:13h
preto#linux, concordo em parte com seu comentário, pois realmente as empresas costumam apresentar a justificativa citada por você para não adotar o Linux. Essa justificativa, porém, decorre de outros fatores que são as verdadeiras causas da baixa penetração do Linux nos desktops corporativos, que é a ignorância dos profissionais de TI no que diz respeito ao Linux como desktop.
Tem muita gente aí que trabalha com Linux e não consegue usá-lo como desktop. Onde eu trabalho, meu desktop é Linux, não uso Windows nem na minha máquina virtual, e não é porque sou algum tipo de radical xiita, mas sim porque eu consigo fazer tudo e acessar todos os recursos computacionais corporativos de que necessito através do Linux de maneira mais eficiente e fácil que conseguiria no Windows e, se eu consigo, a maior parte do quadro funcional da empresa conseguiria também, desde que houvesse um suporte eficiente da área de TI, mas esse suporte não existe, até porque, com exceção de mim, ninguém mais lá sabe usar o Linux como desktop, e não é porque não conseguem, mas porque não tentam e, se tentam, páram no primeiro obstáculo.
A única justificativa realmente válida para não utilizar o Linux é a dependência de softwares específicos. Eu costumo dizer o seguinte: Windows não é sistema operacional, é uma plataforma de execução de aplicativos. Se TODOS os softwares disponíveis para Windows rodassem no Mac OS e no Linux, por que razão alguém usaria Windows? Mas, como muitos softwares dos quais as empresas se tornaram dependentes rodam apenas no Windows, elas passam a ser dependentes dele da mesma forma que o são dos aplicativos, e esse é o único motivo justo para não-migração, o resto é conversa mole de quem não tem disposição para aprender a usar o Linux como desktop. :-)
[96] Comentário enviado por angelcorpse em 15/07/2009 - 23:15h
Bah cara, otimo !
Lamento só por vc ter q instalar ese trash de win 98... deve ter sido doloroso... kkk
Quando a ese povo q só consegue trilhar um caminho... só lamento...
[99] Comentário enviado por andre_eofim em 11/09/2009 - 20:36h
No meu caso eu ja possuio uma partição separada pra instalar o windows. Eu formatei essa partição em FAT32 e também ja tentei em NTFS, mas na hora de instalar o windows ele diz que a partição selecionada não esta em formato para a instalação do windows. Isso acontece com qualquer windows, XP, vista ou até seven.
[101] Comentário enviado por hellsdragon em 08/12/2009 - 07:15h
Olá,
Eu fiz o processo inverso, ou seja instalei o Windows XP Professional e depois o Linux (Debian 5.00 Lenny). Está funcionando as mil maravilhas. Depois de tudo configurado certinho, é só acertar a tela de escolha de boot.
[102] Comentário enviado por learner em 09/04/2010 - 12:34h
cara, estou com um probleminha estranho...
Não estou conseguindo criar partições pelo "mount /", sempre diz que está em uso, então fui recorrer ao cdlive do ubuntu, criei uma partição por lá pelo Gparted, até legalzinho por sinal, depois de particionar e formatar em fat32, tentei começar a instalar o windows xp, mas não consegui, diz que precisa colocar no inicio do hd, eu não sabia o que fazer, voltei para o meu linux(hd), e o que aconteceu? a parte fat32 particionada se ajuntou com o resto do hd, ficou tudo junto, e o pior, ficou ocupando o espaço inteiro, como se fosse usado a partição inteira...
hahahah, eu queria o que eu devo fazer para amenizar o problema nesta situação?
[103] Comentário enviado por learner em 09/04/2010 - 14:16h
Só para explicar melhor acima, que eu acho que ficou mal entendido a minha explicação, ficou ocupando o espaço inteiro da parte fat32, separei 15 gb para fat32 para o windows xp, mas esta parte se ajuntou com a outra que tem o linux, e essa parte ficou ocupando espaço, ficou ocupando os 15 gb, parecendo que está totalmente usada, mas não está...
[104] Comentário enviado por jonathan bispo em 25/09/2010 - 13:39h
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo artigo. Muito bom.
Agora gostaria de pedir uma ajuda.
Estou justamente tentando instalar o Windows XP depois de ter instalado o ubuntu 10.04.
Já tenho o espaço em disco disponível.
Quando tento instalar o Windows o instalador informa que precisa armazenar alguns arquivos na partição do linux (no caso sda1). Como ela está formatada em EXT3 o Windows não consegue acessá-la e eu não consigo instalar o Windows.
[105] Comentário enviado por davidsonpaulo em 25/09/2010 - 14:05h
Olá jonathan_bispo. O Windows não deveria estar tentando gravar nada na partição /dev/sda1. Você tem certeza de que criou uma partição separada para o Windows? Se houver uma partição separada, o instalador do Windows deve detectá-la e mostrar como opção na hora de selecionar o local onde o Windows será instalado. Verifique isso.
[106] Comentário enviado por uggboots em 24/07/2011 - 05:17h
Mit Exclusive etwa drei Grindwale, darunter ein Kalb, für das Ufer in den See gestrandet. A New Royal Deep blue Bombe Bequemlichkeit Besatzung des Fremdsprachenunterrichts in den Ort geliefert hat es die in fast jedem Rettungsarbeiten zu unterstützen., http://www.botasugg2011.com Scottish SPCA Inspektoren auch gehen mit der Landschaft. Highland Lokale Behörde oder Rat Landschaft ranger Donald Mitchell und auch 9 Küstenwache Probanden der Fall., http://www.botasugg2011.com/ugg-classic-short-5825-boots-wholesale-8.html Herr Mitchell erklärte dies von kleinen Flut einfach einen schmalen Kanal mit marine fortgesetzt werden. Kyle über Durness startet weg direkt in Balnakeil Bay,. http://www.botasugg2011.com/ mit exklusiven, erklärt Charlie Phillips, ein neues Whale neben Dolphin Conservation moderne Gesellschaft (WDCS) Stabsoffizier,: "Es gehen zu schwierig sein,.http://www.botasugg2011.com/ugg-classic-argyle-knit-5879-wholesale-5.html "Es ist oft eine Fernbedienung und auch herausfordernde Position zu bekommen. ".
[108] Comentário enviado por dekay em 23/03/2012 - 11:57h
tem como eu tirar esse linux insigne e instalar o xp.............pra mim esse linux insigne 5.0 monumentum parece que eu to usando o celular que tinha antes o motorola a1200i
esse sistema mim da dor de cabeça.
os jogos, programas e outras coisas que tenho nem funciona nele.
quero o xp porque é mais com as coisas e encontrar as coisas pra ele.
[109] Comentário enviado por lamxung em 02/09/2012 - 16:17h
You do not need more than very basic algebra and a bit of trigonometry (allthough the some trig game is not necessary or is) to make a 2D game, and that would normally be covered in school bymost of the age of 13, (I make 2D hiengame first when I was 12 using pascal / BGI and properly polish my first 2D game when I was 13 with asm pascal/x86,it is not easy, but it is doable, yes, 3D games, it will help a lot to linear bietdai (it is not necessary however, with trig solid knowledge, you canget things to work anyway, and today there are tons of useful libraries that abstract away a lot of mathematics is really annoying for you, as well as absolutely nothing can prevent the OP from select any settlementsupplement his need / want as you go along, if you have a decent math teacher he / she will be more than happy to help him if he's related to math questions.
Top 20 2D game use javascript here http://theazon.com/tai-avatar/">http://theazon.com/tai-avatar/ | http://theazon.com | http://theazon.com/gioi-thieu-game-iwin/ | http://theazon.com/game-danh-bai-1/
[110] Comentário enviado por lamxung em 02/09/2012 - 16:18h
With many other things Black Friday has taken ads online and you can get all of the deals that you expect with Black Friday from your own computer. This can provide you with a great alternative compared to going to the stores during the chaotic time of shopping.
There are many disadvantages when it comes to physically shopping on the biggest shopping day of the year. You may have to get up in the middle of the night, just to get a decent place in line when the store opens. This can be very frustrating and if you literally do not stay the night there, you may not get any of the savings. Many stores limit the quantity of sale items on Black Friday and this can leave many consumers empty handed.
You may also find that the crowd on this day can be almost barbaric and people get very aggressive when they are placed in this type of situation. You may have heard some very scary stories about people being trampled or even worse when they are trying to get into the store on this morning and this can be very scary. Using an online resource will ensure that you do not suffer bodily harm while trying to do some holiday shopping.http://zingzu.com
[111] Comentário enviado por lamxung em 02/09/2012 - 16:19h
[110] Comentário enviado por lamxung em 02/09/2012 - 16:18h:
With many other things Black Friday has taken ads online and you can get all of the deals that you expect with Black Friday from your own computer. This can provide you with a great alternative compared to going to the stores during the chaotic time of shopping.
[112] Comentário enviado por flcoutos em 29/05/2015 - 19:09h
Artigo bem estruturado. Parabéns!
Será objeto de experimentação em ambiente virtual.
[]s!
----------------------------------------------------------------------------------------
Estou tentando aprender, mas, reconheço que eu não sei nada!
Viva o GNU-Linux "Spira Mirabilis DEBIAN"