DrQueue + Blender = Render Farm para mortais

Neste artigo abordarei alguns softwares simples que ajudarão os designers 3D a construir um Render Farm (cluster) com máquinas simples utilizando o software DrQueue. O artigo, passo a passo, é direcionado àqueles que não estão habituados as tarefas de administração de sistemas.

[ Hits: 52.200 ]

Por: em 14/05/2007


Introdução



Olá. Neste pequeno artigo vou abordar a construção de um render farm para Blender simples e fácil de usar.

O artigo é baseado na distribuição Debian 4.0, a Etch, mas os procedimentos de compilação e configuração podem ser aplicados a qualquer distribuição Linux sem maiores problemas. Inclusive, no site oficial do DrQueue, tem dicas de como montar um render farm para plataformas Windows e MacOS.

Para isso vamos precisar dos seguintes materiais:
  • O próprio DrQueue;
  • Um diretório compartilhado em rede via NFS;
  • 3 shell scripts.

Vamos com calma, abordando cada um dos tópicos.

O que é render farm?

Render farm é um cluster de computadores para renderizar animações, imagens, filmes que utilizam efeitos especiais gerados por computador. O processo de renderização exige um alto poder de processamento.

Para enfatizar isso, vamos fazer uns cálculos simples. Em uma animação com baixa definição, um frame demora aproximadamente 4 minutos para ser renderizado em um computador com processador Celeron M 1.5 GHz. Uma animação de 30 segundos, com uma média de 30 frames por segundo, demoraria aproximadamente 60 horas para ser renderizada em um computador com essa especificação.

Como os desenvolvedores deste tipo de aplicação sabem que realmente o tempo de renderização é demorado, eles acrescentam uma função ao software que permite uma "paralelização" do trabalho, ou seja, você pode renderizar uma animação usando 2, 3, 6, 100 computadores, cada um fazendo um frame do Job (daqui para frente, usarei o termo Job para trabalho de renderização), diminuindo o tempo proporcionalmente ao número de máquinas que você possui. Então, um Render Farm é um conjunto de máquinas destinadas à renderização de uma animação ou vídeo.

Agora que já sabemos o que é um Render Farm, podemos prosseguir no nosso aprendizado.

O DrQueue, como o próprio nome diz, é um software que enfileira as tarefas e as entrega aos respectivos nós (nó, neste caso, significa máquina cliente) do cluster, para que sejam processados e entregues em mãos ao usuário, que ficará feliz e contente em ter seu Job realizado no menor tempo possível. Além do Blender, que é um software de modelagem 3D, o DrQueue está apto a trabalhar, também com os seguintes softwares:
  • Maya
  • LightWave
  • AfterEffects
  • 3dLight
  • Mental Ray
  • e caso você saiba um pouquinho de python, a sua aplicação também será suportada :)

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação
   3. Configuração
   4. Considerações finais
Outros artigos deste autor

Teclas de atalho com Xbindkeys

Apresentando o monitor de redes EtherApe

Leitura recomendada

Editor de textos / IDE Geany

Instalando Zabbix no CentOS 7

Usando Linux - Vida nova para um velho Itautec Infoway

antiX: uma distro versátil

O jogo da vida de Conway em seu desktop GNU/Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por eslijr em 14/05/2007 - 10:29h

Amigão...
excelente artigo....
já tinha mexido com o Drqueue, Openmosix e Blender para fazer um trabalho...
Pra quem quer mexer com animação 3D...essa solução é uma mão na roda pra quem não tem $$$, e quer aproveitar máquinas no ambiente de trabalho...
Bacana o artigo.
Parabéns

[2] Comentário enviado por jalexandre em 14/05/2007 - 11:26h

Obrigado pelo elogio. Espero ter tempo pra soltar mais artigos do genero =D

[3] Comentário enviado por jragomes em 14/05/2007 - 12:26h

muito loca a parada aqui, hein Jack!!! daqui a pouco podemos montar uma DreamWorks ou Pixar... :-)

[4] Comentário enviado por calaff2 em 14/05/2007 - 20:07h

:) muito bom man!! Continue assim!

[5] Comentário enviado por jalexandre em 15/05/2007 - 17:02h

Mas uma vez, obrigado pelo incentivo e comentários.

[ ]'s

[6] Comentário enviado por f4bs em 15/05/2007 - 23:48h

cara, sem palavras...

muito, muito obrigada!

:D

[7] Comentário enviado por morcegodourado em 17/05/2007 - 19:16h

Ai Jack, Muito bom o seu artigo.
Ele já chegou até onde ele deveria chegar, era isso que agente estava precisando, vou testar aqui na nossa rede e qualquer dúvida eu te pergunto.
(De: Leandro da Dinâmica Visual)

[8] Comentário enviado por jalexandre em 23/05/2007 - 18:44h

Obrigado pelos comentários e incentivos.
:)

[9] Comentário enviado por zanak em 12/07/2008 - 19:11h

Po cara legal mais render farm tem que usar 2 ou mais maquinas para renderizar 1 frame soh ao mesmo tempo naum vejo sentido neste render farm ... pra que esse trabalho todo é soh abrir o mesmo job em todas as maquinas e mandar cada uma renderizar um frame.... isso foi para naum ter 4 programas e soh ter um soh ? pois soh assim eu vejo lógica nisso..... Isso me lembra aquele ditado que o computador veio para resolver problemas que naum existiam antes dele mais legal

[10] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 17/10/2008 - 23:31h

gostei, li só a teoria, depois vou testar na pratica, pois dai vou poder criar no blender em meu laptop e renderizar numa lanhouse de amigos
;-D

[11] Comentário enviado por removido em 21/01/2009 - 20:42h

uso um imac, vim aqui porque vi um debate sobre renderfarms ... muito boa essa dica. parabéns mesmo, uau.

[12] Comentário enviado por sancler em 21/02/2009 - 15:06h

Boa tarde!!
O link com as dependências está quebradro. Alguem pode postar um novo link ou alguma coisa com as dependências???

No mais, o artigo é digno de elogios.
Att,

[13] Comentário enviado por erasmo em 08/02/2010 - 20:17h

Por gentileza,

estou criando um programa que estará voltado
para o SOFTWARE LIVRE.(sem muitos recursos)

gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
preciso criar uma vinheta para o programa,
em contrapartida posso colocar o nome/empresa
no programa. além disso posso entrevistar
em um dos programas.

"Saber e Aprender Cultura"

primeiro bloco: entrevista com alguém das comunidade
de SL.
segundo bloco: cultura/hardware
terceiro bloco: instalação de programas e uso.
quarto bloco: responder e-mail e apresentação de
eventos e revistas.


se tudo correr bem deve ser lançado em março.

obrigado,

erasmo

[14] Comentário enviado por carlosalberto4ti em 03/06/2010 - 21:27h

Acabei de verificar que existe esse aplicativo para render famr também :

http://sourceforge.net/projects/loki-render/

encontrei aqui : http://www.blender.org/forum/viewtopic.php?t=12003

É só um pedido , dá para fazer um artigo desse render também ?


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts