DrQueue + Blender = Render Farm para mortais

Neste artigo abordarei alguns softwares simples que ajudarão os designers 3D a construir um Render Farm (cluster) com máquinas simples utilizando o software DrQueue. O artigo, passo a passo, é direcionado àqueles que não estão habituados as tarefas de administração de sistemas.

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Por: em 14/05/2007


Instalação



Para prosseguir com a instalação, a primeira coisa a ser feita é montar o diretório que será compartilhado na máquina mestre. A máquina mestre é aquela que enviará os Jobs às outras máquinas da rede.

Como root, digite:

# useradd drqueue -m

Isso criará um usuário no sistema chamado drqueue e uma pasta de usuário, localizada em /home/drqueue/. Essa é a pasta que deverá ser compartilhada via NFS, nos próximos parágrafos.

Feito isso, ainda como root, assuma a identidade do usuário drqueue com o comando:

# su - drqueue

E verifique as permissões de leitura e escrita dentro desta pasta. É essencial que o usuário drqueue possa ler e escrever dentro desta pasta, e isto ficará claro mais adiante.

Feito isso, vamos baixar o código fonte do drqueue e compilar. No momento, eu estou usando a versão 0.64.1.

Como o usuário drqueue, vá ao seu diretório home (ou outro que você tenha especificado) e use o wget para obter o software e descompacte-o com os seguintes comandos:

$ wget -c http://drqueue.org/files/1-Sources_all_platforms/drqueue.0.64.1.tgz
$ tar -xvzf drqueue.0.64.1.tgz

Vá à pasta recém criada e exporte as variáveis de ambientes necessárias para a compilação:

$ export DRQUEUE_MASTER=localhost
$ export DRQUEUE_ROOT=/home/drqueue


Antes de prosseguir, tenha em mente que a maioria dos softwares que são compilados por nós tem dependências de outros softwares. O caso do drqueue não é diferente. Este link relaciona as dependências para a compilação e execução do drqueue em ambiente Linux. Se você usa Debian, saiba que estas dependências são resolvidas facilmente com o aptitude: :)
Com as dependências resolvidas, vamos compilar o software com o comando make, e porque não, compilar também a interface de gerenciamento do drqueue:

$ make
$ make drqman
$ make INSTROOT=$DRQUEUE_ROOT install


Estes três comandos fazem, na seqüência em que foram colocados:
  • Compilar o drqueue;
  • Compilar a interface de gerência de Jobs;
  • E, por último, instalar o drqueue no diretório especificado na variável DRQUEUE_ROOT, ou, no nosso caso, /home/drqueue.

Aproveite, e crie uma pasta chamada "render" dentro deste mesmo diretório e coloque permissão total para todos os usuários (777), pois é neste diretório que vamos colocar nossos arquivos do Blender.

$ mkdir /home/drqueue/render
$ chmod 777 /home/drqueue/render


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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação
   3. Configuração
   4. Considerações finais
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Comentários
[1] Comentário enviado por eslijr em 14/05/2007 - 10:29h

Amigão...
excelente artigo....
já tinha mexido com o Drqueue, Openmosix e Blender para fazer um trabalho...
Pra quem quer mexer com animação 3D...essa solução é uma mão na roda pra quem não tem $$$, e quer aproveitar máquinas no ambiente de trabalho...
Bacana o artigo.
Parabéns

[2] Comentário enviado por jalexandre em 14/05/2007 - 11:26h

Obrigado pelo elogio. Espero ter tempo pra soltar mais artigos do genero =D

[3] Comentário enviado por jragomes em 14/05/2007 - 12:26h

muito loca a parada aqui, hein Jack!!! daqui a pouco podemos montar uma DreamWorks ou Pixar... :-)

[4] Comentário enviado por calaff2 em 14/05/2007 - 20:07h

:) muito bom man!! Continue assim!

[5] Comentário enviado por jalexandre em 15/05/2007 - 17:02h

Mas uma vez, obrigado pelo incentivo e comentários.

[ ]'s

[6] Comentário enviado por f4bs em 15/05/2007 - 23:48h

cara, sem palavras...

muito, muito obrigada!

:D

[7] Comentário enviado por morcegodourado em 17/05/2007 - 19:16h

Ai Jack, Muito bom o seu artigo.
Ele já chegou até onde ele deveria chegar, era isso que agente estava precisando, vou testar aqui na nossa rede e qualquer dúvida eu te pergunto.
(De: Leandro da Dinâmica Visual)

[8] Comentário enviado por jalexandre em 23/05/2007 - 18:44h

Obrigado pelos comentários e incentivos.
:)

[9] Comentário enviado por zanak em 12/07/2008 - 19:11h

Po cara legal mais render farm tem que usar 2 ou mais maquinas para renderizar 1 frame soh ao mesmo tempo naum vejo sentido neste render farm ... pra que esse trabalho todo é soh abrir o mesmo job em todas as maquinas e mandar cada uma renderizar um frame.... isso foi para naum ter 4 programas e soh ter um soh ? pois soh assim eu vejo lógica nisso..... Isso me lembra aquele ditado que o computador veio para resolver problemas que naum existiam antes dele mais legal

[10] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 17/10/2008 - 23:31h

gostei, li só a teoria, depois vou testar na pratica, pois dai vou poder criar no blender em meu laptop e renderizar numa lanhouse de amigos
;-D

[11] Comentário enviado por removido em 21/01/2009 - 20:42h

uso um imac, vim aqui porque vi um debate sobre renderfarms ... muito boa essa dica. parabéns mesmo, uau.

[12] Comentário enviado por sancler em 21/02/2009 - 15:06h

Boa tarde!!
O link com as dependências está quebradro. Alguem pode postar um novo link ou alguma coisa com as dependências???

No mais, o artigo é digno de elogios.
Att,

[13] Comentário enviado por erasmo em 08/02/2010 - 20:17h

Por gentileza,

estou criando um programa que estará voltado
para o SOFTWARE LIVRE.(sem muitos recursos)

gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
preciso criar uma vinheta para o programa,
em contrapartida posso colocar o nome/empresa
no programa. além disso posso entrevistar
em um dos programas.

"Saber e Aprender Cultura"

primeiro bloco: entrevista com alguém das comunidade
de SL.
segundo bloco: cultura/hardware
terceiro bloco: instalação de programas e uso.
quarto bloco: responder e-mail e apresentação de
eventos e revistas.


se tudo correr bem deve ser lançado em março.

obrigado,

erasmo

[14] Comentário enviado por carlosalberto4ti em 03/06/2010 - 21:27h

Acabei de verificar que existe esse aplicativo para render famr também :

http://sourceforge.net/projects/loki-render/

encontrei aqui : http://www.blender.org/forum/viewtopic.php?t=12003

É só um pedido , dá para fazer um artigo desse render também ?


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