Nosso foco é o
Writer, sabe-se; mas se sabe também que a integração de ferramentas da suíte
BrOffice.org é perfeita, ou seja, uma ferramenta, como por exemplo, a de Correção Ortográfica, está presente em toda a suíte.
Posso invocar a Correção Ortográfica a qualquer tempo no Impress, no Calc, no Writer etc. Assim também se dá com os objetos. Os objetos remetem à ideia da tecnologia OLE (Object Linking and Embedding - Vinculação e Incorporação de Objetos, em tradução livre).
A utilização da tecnologia OLE permite que um aplicativo importe de outro aplicativo os elementos necessários à atualização e / ou manipulação dos objetos vinculados. Assim, um duplo clique no objeto vinculado (ao simplesmente incorporar um objeto nós perderemos esta faculdade, reitere-se!) abrirá o aplicativo recipiente das primitivas OLE daquele Objeto vinculado.
Um exemplo de OLE é uma apresentação com o Impress.
Exemplo de uso de vinculação OLE: tem-se uma palestra onde o palestrante está mostrando uma lâmina (slide) com o total de pessoas treinadas em BrOffice.org durante o ano de 2009; alguém da plateia questiona que aquela turma de vinte (20) alunos da Procuradoria Geral do Estado, PGE, mesmo tendo sido treinada, não figura no rol apresentado pelo facilitador / palestrante.
O palestrante agradece e, como este teria vinculado a planilha de cálculos na apresentação, simplesmente dá um duplo clique na planilha e acrescenta o órgão (PGE), o período e o total, atualizando em tempo real os dois arquivos (planilha e apresentação), tudo via Automação OLE.
Veremos um exemplo prático de Objeto OLE com o Writer e o Math (para quem não sabe, o Math é o equivalente do Equation, ferramenta de representação gráfica de símbolos matemáticos do MSOffice. Nem o Equation nem o Math "resolvem" equações, eles apenas as representam graficamente, como em um documento com o Tex - aliás, a sintaxe do Math lembra muito o Tex, no tocante a símbolos matemáticos e pelo fato de ambos utilizarem linguagem de marcação.).
Há três modos de entrar instruções no Math:
- Selecione os símbolos a partir da Janela de seleção de Símbolos
- Clique, com o botão de atalho do rato, na Janela do aplicativo Math e selecione, a partir do menu de contexto, o símbolo desejado; ou
- Digite a linguagem de marcação diretamente na Janela de fórmula, como por exemplo: "B times 44 over C"; quando você se sentir mais versado, este será, sem dúvida, o método preferido, dada a produtividade envolvida.
Exemplo prático com o Math
Abra uma página em branco no Writer. Escreva, por favor: Exemplo gráfico da Fórmula de Bhaskara:
{ Enter } duas vezes.
Clique em Inserir --> Objeto --> Fórmula.
À guisa de simplificar, mostraremos o método de marcação. Insira o texto a seguir, na Janela de Fórmulas do Math:
size 50 {bold x = { -b -+sqrt { b ^2 color red - 4ac } } over {color blue 2a}}
Veja que um objeto com o formato de caixa de texto é criado no local a ser inserido o Objeto OLE. Veja também que a representação gráfica da fórmula vai sendo gerada à medida que digitamos o texto. Observe que os termos size (tamanho), bold (negrito) e color < cor desejada, por exemplo: red > são tipicamente linguagem de marcação ou "markup language" - no caso específico - de formatação.
A nossa página, com a fórmula exibida graficamente, ficará assim (observe figura abaixo):
Representação Gráfica da Fórmula de Bhaskara
Clique fora do Objeto OLE para inserí-lo no texto; dê um duplo-clique para invocar o Math a partir da vinculação.
Uma vez criado o Objeto e já na forma de uma representação gráfica, clique nele com o botão de atalho e escolha "Ancorar" --> "No caractere", para dar mobilidade total ao Objeto OLE na página do Writer.
Como sugestão de aprofundamento, execute o Math e invoque o help (ajuda). Lá tem inúmeras dicas e fórmulas complexas prontas para testar na Janela de Fórmulas do Math.