Esta é a sequência do artigo sobre a construção da Distro-VOL. Vamos começar a falar sobre como construir o Debian Pure Blends, as ferramentas disponíveis, como definir e construir meta-pacotes e os objetivos para a continuidade do projeto.
Estamos conversando sobre uma futura Distro-VOL. Portanto, é claro que será necessário lidar com ferramentas para criação de CDs e Live-CDs. Falaremos brevemente sobre duas ferramentas direcionadas para esta tarefa.
Simple-CDD
Esta ferramenta é limitada, porém muito fácil de aprender e usar. Ela cria um CD instalador do Debian.
Há pontos bem interessantes no Simple-CDD. Ele é capaz de criar "profiles" que definem configurações do sistema, e estes podem ser selecionados durante a instalação. Também é fácil criar CDs com um idioma e país pré-configurado, sendo muito útil para nossa futura Distro-VOL.
Além do uso comum com os pacotes Debian, também podemos usar pré-configuração de pacotes com o debconf. E scripts de configuração podem ser indicados para lidar com pacotes sem suporte ao debconf.
Algumas de suas opções interessantes são:
--conf indica um arquivo de configuração
--dist indica uma versão do Debian (etch, lenny, sid)
--graphical-installer|-g determina o instalador gráfico como padrão
--profiles|-p Escolhe um "profile" (veja exemplos no diretório /usr/share/simple-cdd/profiles/ )
--locale Escolhe um "locale" (idioma e país)
--keyboard Escolhe um teclado
Em um artigo futuro (na verdade, já em produção) entraremos em detalhes de como usar o Simple-CDD.
Live-Helper
Esta é outra ferramenta útil para a criação de Live-CDs. Não entrarei em detalhes, pois recentemente um colega de nossa comunidade escreveu um ótimo artigo sobre o Live-Helper. Veja um trecho do artigo:
"O Live-Helper é um utilitário que permite a completa customização do Debian de uma forma simples e direta. A ferramenta cria uma imagem de CD/DVD segundo as especificações do usuário, permitindo a adição de scripts, instalação de pacotes .deb locais e adição de repositórios de terceiros. Tudo de uma forma tecnicamente simples."
[2] Comentário enviado por kamushadenes em 18/03/2009 - 21:26h
Eu sou contra a ideia de mais uma distro no mundo, mas meu espírito open source fala mais forte. Precisando de ajuda, é só falar. E mesmo eu não concordando, parabéns à toda comunidade VOL pela iniciativa, que tenho certeza de que é feita com boas intenções.
[5] Comentário enviado por nicolo em 23/03/2009 - 12:58h
Essa estória de Distro-VOL vai sair mesmo?
Se for algo guiado para os nossos hardwares, e paras os softwares
mais úteis em Tupinicópolis vai ser uma boa.
Debian, é uma boa idéia.
[6] Comentário enviado por juliaojunior em 23/03/2009 - 15:19h
A ideia de uma 'distro-vol' não é nova. já foi ventilado algumas vezes, mas na última tomou um fôlego maior, criando-se até comunidade para discutir o rumo da distro.
este não é o unico artigo (série) que surge em consequencia de uma suposta distro-vol. já temos um artigo sobre a ferramenta live-helper, e outros estão a caminho. esperamos que desta vez a comunidade realmente participe e essa nova distro contribua para o crescimento do linux no brasil.