Desenvolvimento de jogos com Monogame e Monodevelop

O artigo será escrito com base na comunidade do Monogame (www.monogame.net) e tem como finalidade aumentar o número de desenvolvedores.

[ Hits: 9.741 ]

Por: Nikki Kranjac em 09/12/2015


Configurando MonoGame SDK no seu Ubuntu 15.10



Se chegou até aqui deve ter o seu Monodevelop em sua última versão instalada. Vamos ao que interessa e configurar o MonoGame SDK.

Abra o seu terminal e vamos instalar as bibliotecas que vão executar qualquer aplicação em Monogame e que será utilizado para desenvolvermos os scripts baseado no monogame application opengl:

sudo apt-get install libopenal-dev mono-runtime

No link abaixo teremos as versões do Monogame, vamos instalar a última versão no Linux:
Procure pelo link "Monogame for Ubuntu" e você vai baixar o "monogame-sdk.deb", vai estar na área está escrito "Development Builds".

No terminal o comando para instalar o .deb é o seguinte:

sudo dpkg -i monogame-sdk,deb

Depois de seguir os passos acima é necessário abrir o Monodevelop, ir em ferramentas, gerenciador de módulos e plugins e adicionar o plugin de game-development with monogame e clicar em instalar.

Pronto! Agora é só ir em "Criar um novo projeto", procurar por criar um projeto aplicação em monogame opengl e você terá um gerenciador de conteúdos que é o Content Pipeline, onde você vai jogar pastas de sons, texturas, scripts, animações do Blender dentro desse content e a partir daí chamar o diretório para a classe Game principal enxergar o que você está querendo chamar.

Mas como ainda sou novo na comunidade eu vou preparar um outro artigo somente com o tema criando um jogo em Monogame do zero para mostrar todas as vantagens e desvantagens, mostrar o uso do content pipeline e criação de classes, metódos draw e variáveis.

Até o próximo artigo de desenvolvimento de jogos com Ubuntu.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalando Monodevelop no seu Ubuntu 15.10
   3. Configurando MonoGame SDK no seu Ubuntu 15.10
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Left 4 Dead 2 (Steam) - Dicas para resolução de problemas

Bumblebee no Fedora 24 com suporte ao Steam

Instalação do Cedega

Tactical Ops no Linux

Real Football 2012 - Futebol de qualidade no Android

  
Comentários
[1] Comentário enviado por sergeimartao em 09/12/2015 - 22:02h

Não conhecia essa ferramenta, esperando sair o segundo artigo para entender as vantagens e desvantagens de utiliza-la. Vlw pelo o artigo!

[2] Comentário enviado por NikkiKranjac em 10/12/2015 - 22:21h


[1] Comentário enviado por sergeimartao em 09/12/2015 - 22:02h

Não conhecia essa ferramenta, esperando sair o segundo artigo para entender as vantagens e desvantagens de utiliza-la. Vlw pelo o artigo!


Sim, a ferramenta ainda deixa disponivel um adicional monogame-sdk.run que configura no seu monodevelop sozinho automático poderá ser baixo no site www.monogame.net em ubuntu other derivates =)

[3] Comentário enviado por NikkiKranjac em 10/12/2015 - 22:22h


[1] Comentário enviado por sergeimartao em 09/12/2015 - 22:02h

Não conhecia essa ferramenta, esperando sair o segundo artigo para entender as vantagens e desvantagens de utiliza-la. Vlw pelo o artigo!


Eu ainda estou começando a trabalhar com o framework sou novato na área mas como o assunto é bastante extenso resolvi criar um artigo de introdução e o próximo vai ser como eu estou criando o jogo completo em 9 fases desde a classe em c# até a criação dos assets do jogo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts