Agora que já temos nossos arquivos encriptados, temos que nos livrar nos originais. Podemos jogá-los na Lixeira ou simplesmente Remover diretamente do sistema de arquivos. Entretanto, já sabemos que nada disto é efetivo se o objetivo é realmente acabar com eles. Isso porque os arquivos aparentemente apagados permanecem no sistema de arquivos, jogados lá, até que sejam sobrescritos por outro arquivo.
Para isso temos vários comandos e truques aqui no VOL, basta pesquisa pelo comando shred. Aqui chamarei de obliteração.
A obliteração de arquivos consiste da remoção segura de arquivos do disco. A maioria das técnicas de remoção segura consiste de sobrescrever um arquivo algumas vezes para garantir que todo o conteúdo será destruído antes de simplesmente apagá-lo. Isso é muito importante para segurança de dados, mas para nós é apenas uma curiosidade.
Se você está sendo perseguido por alguém que está disposto a roubar seu note e fazer toda a recuperação de dados do disco eu sugiro construir um bunker e morar nele. Agora se você é apenas paranoico temos uma solução simples aqui.
O comando
shred é o mais famoso para obliteração de discos. Ele também serve para apagar arquivos individuais. Infelizmente ele só apaga arquivos, se você tiver um conjunto de pastas terá que apagar um arquivo de cada vez:
# shred -n x arquivo
O x é a quantidade de vezes que deve ser sobrescrito. Para destruir todo o disco de uma vez use:
# shred -n x -z /dev/disco
Para conhecer todas as opções do Shred (não são muitas):
man shred
Como eu particularmente prefiro uma interface gráfica, minha sugestão é instalar o Nautilus Scripts Pack do
GnomeFiles.org. É uma coleção de scripts do Nautilus que automatizam várias tarefas como conversões de arquivos, montagens de ISO e obliteração. Lá também tem outros scripts interessantes.
Para instalar os scripts do Nautilus, basta colar o conteúdo do arquivo compactado em ./gnome2/nautilus-scripts, na sua pasta do usuário.
Agora temos um comando no Nautilus que oblitera arquivos. Podemos selecionar múltiplos arquivos e apagá-los todos de uma vez. Isso pode ser usado para driblar a limitação do shred em apagar apenas arquivos individuais.
Note que o script tem dificuldades em lidar com arquivos que tenham acentos nos nomes, do porque eu não faço ideia, e é bom lembrar que a obliteração de arquivos grandes demora um pouco, afinal eles devem ser sobrescritos.
P.S.: No script acima o comando está sobrescrevendo 50 vezes o arquivo. Em um arquivo de 400mb isso pode demorar muito, além de torrar seu HD! Você pode acelerar isso reduzindo o número de ciclos, o que também reduz a segurança da operação. :(
P.S.2: Há toda uma discussão sobre o quão seguro é Shred. Isso porque alguns sistemas de arquivos distribuem dados pelo disto tornando a obliteração ineficiente. Se está buscando uma solução de obliteração para ser usada em ambiente de segurança crítica, como servidores, sugiro dar uma lida nas discussões sobre o tema.
Ferramentas no Windows
Como compartilho vários sistemas no meu computador e como meu sistema de arquivos principal é NTFS, é bom ficar de olho nas ferramentas do Windows também. Embora o hábito de obliterar arquivos não seja muito disseminado entre os "Janeleiros", os programas que o fazem são abundantes.
Um diferencial das ferramentas do Windows é que a maioria delas oferece a opção de obliterar todo o espaço livre do sistema de arquivos preservando os demais arquivos. Particularmente gosto de dois programas:
- Revo Uninstaller, serve tanto para desinstalar programas quanto para apagar dados pessoais. O nome da ferramenta dentro dele é Remoção de Evidências, bastante apropriado diga-se.
- Glary Utilities é um conjunto de ferramentas de manutenção do sistema que oferece a opção de apagar arquivos individuais ou o espaço livre do disco.
P.S.3: Se alguém conhecer um script ou ferramenta que seja capaz de obliterar o espaço livre em disco fique a vontade para indicar, ficaria muito agradecido.