Eu não programei o wallpaper do zero, apenas adaptei um que achei bem didático, o
DebianWorld, feito por Seraphyn, que pode ser baixado em:
Esse wallpaper está sobre licença GPL v2, e eu repasso todos os créditos do programa a Seraphyn. Para adaptá-lo é só baixar o edj e descompactá-lo com o comando:
$ edje_decc justdebian.edj
Será criada uma pasta com todas as imagens e os arquivos "build.sh" e "debian.edc". O build.sh tem os comandos de compilação e o debian.edc o programa em C. Adaptar o debian.edc é muito fácil, acreditem. :P
Neste artigo vou ensinar a alterar o programa que eu já alterei por ser menor. Para obtê-lo na íntegra, acesse o link:
Por favor, renomeie tirando a extensão .txt para ficar apenas "programa.edc". Este é um probleminha entre eu e o geocities, desculpas ^^...
Vamos ao passo a passo para criar o programa.edc:
1. Definição do tipo de compressão das imagens:
#define FRAME LOSSY 80
Essa linha define a contante FRAME = LOSSY 80, onde LOSSY é um parâmetro de qualidade da imagem, aqui igual a 80%. Se não quiser que a imagem seja comprimida, utilize LOSSY 100.
2. Definição das imagens:
images {
image: "background.png" FRAME;
image: "1.png" FRAME;
image: "2.png" FRAME;
image: "3.png" FRAME;
image: "4.png" FRAME;
image: "5.png" FRAME;
image: "6.png" FRAME;
image: "7.png" FRAME;
image: "8.png" FRAME;
image: "9.png" FRAME;
image: "10.png" FRAME;
image: "11.png" FRAME;
image: "12.png" FRAME;
image: "13.png" FRAME;
image: "14.png" FRAME;
image: "15.png" FRAME;
image: "16.png" FRAME;
image: "17.png" FRAME;
image: "18.png" FRAME;
image: "19.png" FRAME;
image: "20.png" FRAME;
image: "21.png" FRAME;
image: "22.png" FRAME;
image: "23.png" FRAME;
image: "24.png" FRAME;
image: "25.png" FRAME;
image: "26.png" FRAME;
image: "27.png" FRAME;
image: "28.png" FRAME;
image: "29.png" FRAME;
image: "30.png" FRAME;
}
Todas as imagens devem ser definidas. Aqui a seqüências não importa, basta alterar os nomes das imagens. Por exemplo, se uma das suas imagens é "imagem1.png", então troque:
image: "30.png" FRAME;
por:
image: "imagem1.png" FRAME;
Deixe apenas as suas imagens...
3. O corpo do programa:
collections {
group {
name: "e/desktop/background";
parts {
part {
name: "background_image";
type: IMAGE;
mouse_events: 0;
description {
state: "default" 0.00;
visible: 1;
rel1 {
relative: 0.00 0.00;
offset: 0 0;
}
rel2 {
relative: 1.00 1.00;
offset: -1 -1;
}
image {
normal: "background.png";
}
}
}
part {
name: "logo";
description {
state: "default" 0.0;
min: 100 134;
max: 100 134;
align: 0.5 0.5;
rel1 {
relative: 0.5 0.0;
offset: 0 -50;
}
rel2 {
relative: 0.5 1.0;
offset: 0 -50;
}
image {
normal: "30.png";
tween, "1.png";
tween, "2.png";
tween, "3.png";
tween, "4.png";
tween, "5.png";
tween, "6.png";
tween, "7.png";
tween, "8.png";
tween, "9.png";
tween, "10.png";
tween, "11.png";
tween, "12.png";
tween, "13.png";
tween, "14.png";
tween, "15.png";
tween, "16.png";
tween, "17.png";
tween, "18.png";
tween, "19.png";
tween, "20.png";
tween, "21.png";
tween, "22.png";
tween, "23.png";
tween, "24.png";
tween, "25.png";
tween, "26.png";
tween, "27.png";
tween, "28.png";
tween, "29.png";
tween, "30.png";
}
}
}
}
programs {
program {
name: "logo_rotator";
signal: "show";
source: "";
action: STATE_SET "default" 0.0;
transition: LINEAR 4.0;
target: "logo";
after: "logo_rotator";
}
}
}
}
Esse é o corpo do programa. Você só vai precisar alterar os nomes das imagens: trocando "background.png" pelo nome que você escolheu para o papel de parede. E em:
normal: "30.png";
Troque "30.png" pelo nome da primeira imagem que aparecerá na animação;
tween, "1.png";
Troque "1.png" pelo nome da segunda imagem que aparecerá na animação;
tween, "2.png";
Troque "2.png" pelo nome da terceira imagem que aparecerá na animação;
E assim por diante... Colocando-as na ordem em que serão exibidas e deixando apenas as referências para suas imagens.