Uma das características visuais mais marcantes do Enlightenment 17 é o papel de parede animado, que são arquivos edj de fácil instalação. Com esse artigo vou mostrar como adaptar um arquivo edj com licença GPL para colocar suas animações, criando wallpapers animados personalizados facilmente.
Uma das características visuais mais marcantes do Enlightenment 17 (ou simplesmente e17) é o papel de parede animado. Os papéis de parede (ou wallpapers) para o e17 são arquivos edj que podem ser obtidos nos sites:
Mas se você não gostar destes wallpapers e quiser criar e/ou adaptar para atender as suas necessidades, isso é possível, como tudo no universo GNU/Linux. :D
Primeiramente, considere uma seqüência de imagens que formem uma animação. Para criar o arquivo edj você terá que criar um programa em C que realize a apresentação destas imagens, com extensão .edc, e compilá-lo com o programa edje_cc. Com isto, todas as imagens e o arquivo programa.edc serão compactados no arquivo edj.
Se você não sabe nada de C ou sabe muito pouco como eu, não precisa desanimar. Pois você pode adaptar um arquivo edc de algum wallpaper animado que esteja sobre a licença GPL para exibir suas seqüências de imagens. É só seguir esse artigo. :)
O requisito para seguir esse artigo é ter o Enlightenment 17 completo instalado. :D
[1] Comentário enviado por fulllinux em 15/07/2008 - 14:30h
Não falei que não num futuro muito distante, começaria a contribuir...Excelente artigo! Embora não use E17, por ser fã do Gnome, você mandou muito bem em seu artigo...mostra assim a liberdade GNU/Linux até nos ambientes gráficos.
[3] Comentário enviado por iz@bel em 15/07/2008 - 15:41h
@fullinux
Sou fã da estabilidade do Gnome também, mas descobri que a combinação Gnome + E17 me trouce mais leveza e beleza. Meu wallpaper no momento parece um videogame :)
Para quem não tem um PC com memória suficiente para usar o gnome + compiz, o E17 é a solução ideal. Pois vc terá um ambiente leve, que pode ser configurado graficamente (não é como o fluxbox não), e cheio de recursos visuais. Como ele não é um Desktop completo, é só usar os aplicativos do Gnome, todos funcionam, inclusive o nautilus.
O E17 tem bug, eu só conheço um, quando um programa trava (isso acontece independente do ambiente de janelas), vc pode matar o processo mas a janela fica, as vezes, perdida. Mas se for comparar com o KDE, com certeza, o E17 + Gnome tem menos bug.
[6] Comentário enviado por iz@bel em 15/07/2008 - 16:42h
@lucianopqd
Essa foi a minha primeira esperiência, como só tinha esse gif...
O programa que passei serve para pequenos animações centralizadas.
Mas já sei como mudar a localização da animação, inclusive se ela for do tamanho do background, pra quem tiver interessado...
O que me falta é uma veia artística, sou péssima em artes. Só não fui reprovada na escola porque as professoras de artes são umas mãe hehehehehehe
Se algum artista quiser me ajudar a criar wallpapers...
@grandmaster
Vejo que vc já descobriu os poderes do E17?
[10] Comentário enviado por iz@bel em 15/07/2008 - 19:45h
Olá megatron e eu!noel, os senhores dos screenshots do vivaolinux hehehe
Obrigado pelos comentários...
@lcnrj
O KDE não tem esse recurso, até onde sei só o e17. Mas vc pode instaler ele no seu kurumin. No entanto, procure se informar antes sobre esse ambiente gráfico antes de instalar para vê se ele lhe agrada...
Como eu disse acima, a combinação:
e17 + aplicativos do Gnome é nota 10.
Mas eu não sei nada sobre,
e17 + aplicativos do KDE para vê se fica legal :)
[11] Comentário enviado por tenchi em 16/07/2008 - 10:20h
engraçado q eu já estava começando a escrever um artigo com este tema, quando vejo este pronto aqui em minha frente :-)
acompanho há tempos a lista dos desenvolvedores do enlightenment e vejo q eles estão fazendo um ótimo trabalho. e cabe a nós usuários criarmos artigos e dicas apresenando os recursos do ambiente, assim como você fez.
o interessante é q é possível fazer muitas coisas interessante em arquivos edje, como animações interativas, q interagem com o sistema (como relógios) e muito mais.
também uso o e17 (e o kde, xfce e wmaker) e estou começando agora a mexer com suas bibliotecas e ver do que elas são capazes. pena q a api da maioria delas está desatualizada (o q é um horror, já q estão em constante desenvolvimento). mesmo assim vale a pena o estudo.
o único mal das animações é q se forem muito escandalosas o processador da máquina ficará sempre em 100% :-) por isso apreciem com moderação. rsrs
[13] Comentário enviado por iz@bel em 16/07/2008 - 11:46h
@tenchi
Sobre:
"o único mal das animações é q se forem muito escandalosas o processador da máquina ficará sempre em 100% :-) por isso apreciem com moderação. rsrs"
Concordo sim, mas se a animação for um logotipo ou programada em EDC e moderada, é claro, não dá nem pra notar :)
[14] Comentário enviado por maran em 16/07/2008 - 13:37h
Olá Izabel, gostei bastante de seu artigo, quando eu iniciei em linux, usava bastante esta interface, e nunca tinha chegado a fazer isto, rsrsrs, num futuro próximo estarei testando e depois te posto o resultado ;)
[15] Comentário enviado por pink em 16/07/2008 - 16:06h
Amei seu artigo, muito lindo, 10!......... por mais que não use Enlightenment (prefiro o KDE) hehehe, vou instalar e vou contribuir com um screenshot de preferência todo rosa... enfim gostei do seu artigo, aprendi... era completamente leiga nessa parte....
Tive a liberdade agora de chamá-la de amiga, já que aqui no VOL são poucas... está faltando a presença feminina aqui... fico feliz por você estar aqui...
Parabéns pelo artigo novamente!
Fique com Deus, Michele
[17] Comentário enviado por leandro em 21/07/2011 - 13:59h
Olá...
Parabens pelo otimo artigo.
Só que eu estou com um probleminha aqui: o E17 atual ainda aceita wallpapers animados?
Eu baixei alguns, mas quando clico para importar o wallpaper aparece a mensagem "Erro ao importar papel de parede. Enlightenment está impossibilitado de importar o papel de parede. Você tem certeza que este é um papel de parede válido?"
O mesmo erro não ocorre com imagens "normais" , tipo .jpg, .png; nem com arquivos de temas (no mesmo formato: .edj) até dá para importar o tema como papel de parede, apenas os animados é que não.