Criando sites com o Zope

Aqui resumo o que achei de mais importante nessa fantástica plataforma para criação de sites dinâmicos, mais alguns links para quem quiser iniciar no mundo do Zope.

[ Hits: 30.573 ]

Por: Mauricio em 25/09/2003 | Blog: http://www.mbmaciel.com


Como eu configuro meu servidor pra usar o Zope?



Como possui seu próprio servidor Web, o ZServer (Zope Server), o Zope dispensa a presença de qualquer outro servidor. Esse servidor mapeia e acessa os objetos passados na URL do navegador através do ORB. Isso implica em que todo objeto, com permissão para tal, pode ser acessado via URL, o que lhe confere uma poderosa estrutura para trabalho na WWW.

Tem banco de dados pra ele?

O Zope possui sua própria base de dados, o ZODB (Zope Object Data Base), que é um banco de dados transacional orientado à objetos, podendo também interagir com outros bancos de dados relacionais como Oracle, MySQL, PostGreSQL, etc.

Quem usa o Zope?

Engana-se quem acha que apenas sites pessoais e pequenas empresas que buscam baixos custos procuram a solução Zope. Por sua capacidade de trabalho em grupo, facilidade de lidar com a diagramação visual e o uso da avançada programação Python, até os grandes já estão usando. Veja abaixo a seleção de links. Onde eu encontro?

Na época em que foi escrito este artigo, a versão mais estável do Zope era a 2.6.2, que pode ser baixada no site principal www.zope.org.

Existem ainda diversas ferramentas que ajudam na construção dos sites e ainda outras que fazem um site inteiro como o Squishdot (muito parecido com o famoso slashdot) e o Plone, um gerenciador de conteúdo, uma espécie de Phpnuke do Zope.

Sites interessantes sobre Zope

Produtos para o Zope

Hospedagem gratuita

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. O que é Zope?
   2. Como eu configuro meu servidor pra usar o Zope?
Outros artigos deste autor

Gravando mp3 usando o XMMS

Impressione seus amigos mudando as músicas no seu computador pelo celular

Como hospedar um site no seu próprio micro

Usando o Lynx para atualizar informações no seu site

Criando um banner em flash no Linux

Leitura recomendada

Navegando em modo texto com imagens

Transmissão de dados via telemetria: uma opção de comunicação remota

SIPREV - Gestão RPPS

Internet no Linux através de celular HTC TYTN II

Entendendo a configuração de rede para RedHat e similares

  
Comentários
[1] Comentário enviado por bobfrank em 27/09/2003 - 11:40h

Olá Mordecai,
O Zope foi muito falado em 2001/2002 mas parece que foi para o esquecimento, eu mesmo tentei criar algo mas barrei no preço de um servidor que suportasse Zope, ter de aprender DTML (por que não XML direto?) e as vezes ainda ter que desenvolver em Python (que é fantástica). Achei que não valia a pena estudar tanta coisa nova e ficar falando sozinho. Atualmente também temos diversos CMS muito bons em PHP, Java e gratuitos e com a vantagem de mais desenvolvedores. O que você acha?

[2] Comentário enviado por mbmaciel em 28/09/2003 - 13:03h

Olá bobfrank,

Concordo em parte, pois estamos no brasil e aqui temos que aguentar a enorme influência "cultural" da microsoft. O que não ocorre lá fora. Veja por exemplo o ASP.net completamente emperrado, mas aqui se fala como se fosse o futuro do mundo !

Até mesmo o PHP aqui é tratado como se fosse uma linguagem "diferente" - é linguagem daquele tal de linux - dizem. A maioria prefere mesmo é o ASP, já esquecido até mesmo pela sua desenvolvedora.

Na Europa o Zope continua sendo desenvolvido, tanto que as versões novas continuam saindo. Mas por aqui , o que falta é o pessoal acordar que existe um mundo muito além da micro$oft.

[3] Comentário enviado por carlosschneider em 05/06/2004 - 14:34h

ola.

Tenho Windows XP e uma conexão ADSL 24 horas, criei um dominio mais não consigo configura meu servidor tenho o software Dynsite para Windows necessito ajuda urgente meu Email é
carloschneide56@hotmail.com

Atenciosamente.

Carlos


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts