Você precisa prestar atenção em qual dos botões de comando, do formulário, está o foco do ponteiro do mouse. Procure utilizar a tecla TAB ou o clique do mouse, para mudar de um campo para outro ou finalizar um comando.
Comece a inserir dados em sua tabela:
No campo Nome digite: Rui
Tecle TAB
No campo Função digite: Digitador
Tecle TAB
No campo Salário digite: 600
Tecle TAB
No campo Setor digite CPD:
Tecle TAB
Clique agora no botão de comando NEW. Observe que os dados que você digitou no formulário foram colocados na tabela por trás do formulário.
Continue a inserir os dados abaixo, cada campo está separado por vírgulas (cada vírgula representa o final do conteúdo de um campo, seguindo o mesmo procedimento descrito acima: Preste atenção para não errar. Se der alguma pane, chame o formulário outra vez.
Ana,Analista,2300,CPD
Eva,Digitador,600,CPD
Ivo,Auxiliar,400,DP
Ada,Secretária,1000,DP
Enio,Auxiliar,400,CPD
Ize,Programador,800,CPD
Pronto, nossa base de dados já possui registros e você já aprendeu como utilizar um formulário para completar uma base de dados. Se você observar existem mais botões no lado direito do formulário, que são auto explicativos. Você pode testar cada um deles após o artigo ser todo concluído. Por enquanto aguente as pontas. Pressione o botão CLOSE para fechar o formulário.
Calculando subtotais e totais
Uma outra ferramenta muito interessante é a que trata de SUBTOTAIS. Se a sua tabela estiver muito bem preparada, a tarefa de criar totais e sub totais ficará fácil. Observe a seguinte situação:
Você precisa calcular quanto o setor CPD e o DP estão precisando em recursos financeiros para pagar os salários de todos os funcionários e de quebra, saber quanto vai dar a conta toda. O recurso que vou mostrar agora faz isso muito rapidamente, agrupando, subtotalizando e totalizando as linhas envolvidas da tabela. Claro que na tabela pequena que foi mostrada podemos calcular mentalmente, mas imagina uma tabelinha com 1000 linhas e desclassificada... Siga os passos abaixo.
Selecione a sua tabela, incluindo campos e registros digitados. Observe a figura abaixo:
Dê o comando abaixo:
Data > Subtotals ... >
Complete a tela do comando mostrada da seguinte forma:
Antes de você clicar no botão OK, observe que o comando apresenta não só a possibilidade de você somar, como também de fazer outros cálculos com os dados da sua seleção na tabela. Vale mais tarde você estudar todas as funções deste comando e observar o resultado. Como não pretendemos aprofundar muito o assunto, por enquanto, a sua tabela deverá ter ficado assim:
Aí está, espero que tenha sido útil. Até a próxima!
abçs