Para o
particionamento do disco rígido é necessário uma tabela de partição, que geralmente é o
MBR (Master Boot Record). Localiza-se no registro mestre de inicialização, possuindo entradas de 16 bits usadas para descrever uma partição que pode ser primária ou estendida.
"O MBR é o primeiro setor do disco e divide-se em duas áreas. É identificado por uma assinatura (0xaa55) localizada nos dois últimos bytes (510-511) - por ser little endian, a sequência 0x55 encontra-se no byte 510 e 0xaa no byte 511. A primeira parte do setor é reservada para conter o carregador de inicialização do sistema operacional (boot loader) e possui um tamanho de 446 bytes (0-445). A segunda área, com tamanho de 64 bytes, contida na faixa 446-509, contém a tabela de partições." (CARRIER, 2005, p. 81-101).
Essa citação extraída do Wikipedia, define bem o significado de MBR. O primeiro setor possui duas áreas, a primeira é para o carregador de inicialização, como o grub por exemplo, e a segunda é para a tabela de partições. Essa segunda área é que possui as entradas para as partições, são 64 bits divididos em quatro entradas que é o que define as partições primárias. É por isso, que não foi possível a criação das partições restantes anteriormente.
Vamos recriar a situação:
- Reservado pelo Sistema = NTFS = 100 MB
- Windows = NTFS = 99.9 GB
- Arquivos = NTFS = 200 GB
- Debian = EXT4 = 98 GB
- Slackware = EXT4 = 98 GB
- Partição SWAP = LINUX SWAP = 4 GB
Vamos usar uma máquina virtual para fazer a simulação.
Ao iniciar o
LXPup Xenial, será usado o
GParted para fazer a simulação. Uma nova tabela de partições será criada.
Vamos fazer as partições.
Chegamos ao limite, como vemos uma quinta partição não pôde ser criada.
Porém, foi visto que além das partições primárias, existe também a partição estendida. Porém, o HD só pode ter uma partição estendida. Portanto, três partições primárias e uma estendida. Com ela, você ultrapassa o limite de quatro partições usando assim, partições lógicas.
A tabela de partições estendida possui duas entradas. A primeira descreve uma unidade lógica e a segunda, quando existe, aponta para uma outra partição estendida, que por sua vez irá conter outra unidade lógica e uma outra eventual partição estendida, ou seja, é possível esse encadeamento. Mesmo assim, só podem ser incluídos no máximo 32 partições por predefinição.
Bom, já temos a solução. Optar por uma partição estendida e criar três partições lógica para as distribuições
Linux e o Swap.
E assim, todas as partições puderam ser criadas.