O servidor NFS permite compartilhar arquivos entre sistemas baseados na plataforma GNU/Linux. Este artigo abordará a instalação, configuração, principais comandos para verificar as conexões com o servidor e diretórios montados. Foi construído usando a distribuição Insigne, porém pode ser usado em distribuições baseadas no Debian.
Podemos instalar o servidor NFS de duas formas, usando o terminal ou o aplicativo Synaptic acessado através do menu Insigne, Adicionar e Remover programas.
Instalação através do terminal:
Para abrir o terminal, clique no menu "Insigne" e clique em "Terminal (Gnome-Terminal)". Ao abrir o terminal, note que estamos como usuário comum, para instalar aplicativos devemos esta como root, para isso iremos digitar o seguinte comando:
$ su
Será solicitada uma senha, digite a senha de root.
Agora o terminal está preparado para instalar os arquivos de configuração, então digite o seguinte comando:
Aguarde o processo de instalação terminar, em seguida feche o terminal.
Instalação através do modo gráfico:
Acesse o aplicativo Synaptic através do menu "Insigne", "Adicionar e Remover programas".
No Synaptic clique em procurar, digite "portmap" e clique em procura. Será mostrado o item portmap com um quadrado branco a sua frente, clique em cima dele e em "Marcar para instalação", em seguida na tela de "confirmação" e clique em "marcar".
Clique em procurar novamente, digite "nfs-", altere a descrição para pesquisar somente por nome e clique no botão "procura". Serão mostrados vários itens, localize nfs-common e nfs-kernel-server, eles terão um quadrado branco a sua frente, clique em cima dele e em "Marcar para instalação", em seguida na tela de "confirmação" e clique em "marcar".
Após marcar os itens para instalação, clique no botão "aplicar", na tela de aviso clique em "aplicar" e aguarde finalizar o download e instalação dos pacotes.