Dentre as inúmeras características, vou citar algumas que me parecem ser as mais importantes.
a) Open Source: Essa a meu ver é a melhor das características de qualquer produto, pois liberta seus usuários da dependência de qualquer fornecedor ou mantenedor.
b) Compatibilidade com o
Clipper: Esse item automaticamente torna o
xHarbour compatível com diversas outras linguagens do padrão xbase (dbase, Clipper, joiner, flagship, etc). Possibilita a reutilização de todo o conhecimento e experiência do programador em tais linguagem para o desenvolvimento em uma linguagem atual.
c) Multi-plataforma: Durante o processo de compilação e linkedição, todo o código é convertido e compilado com algum compilador C (gcc, Borland C++, MSVC, MingW32, OpenWatcom, etc), isso permite que o programador compile seu programa no sistema operacional que melhor lhe agradar com um mínimo de alterações no código. Essas alterações ainda podem ser compatibilizadas via diretivas (#ifdef/#endif).
d) SGDB: A possibilidade de utilizar Bancos de dados (MySql, PostgreSQL, firebird, Oracle, SQL Server, etc) torna o xHarbour competitivo com qualquer outro produto como o Delphi, Visual Basic, entre outros. O uso de bancos de dados se dá de duas formas: uma, programando diretamente as instruções SQL dentro do código fonte; outra, utilizado-se de uma lib que converte os próprios comandos Clipper (por exemplo) em instruções SQL.
e) cgi: A possibilidade de desenvolver a interatividade entre paginas web e o processamento de dados, torna o xHarbour muito produtivo em inúmeras áreas, principalmente na integração entre o software de web e o software de desktop da empresa/instituição. Um exemplo bem simples seria o de uma escola que tem seu controle interno para gerenciar notas de alunos, carga horária de professores, etc, ao mesmo tempo que pode disponibilizar acesso via internet para os alunos verem seu calendário escolar, boletim. Ao professores também seria possível disponibilizar o lançamento de notas a partir do conforto de seu lar.
O uso do xHarbour como cgi é uma boa alternativa até mesmo para quem tem interesse em proteger o seu código fonte, pois gera um binário executável e não um script interpretado com a maioria das linguagens para esse fim.
f) Integração de novos recursos: O xHarbour tem possibilitado a integração do código de programação com uma grande variedade de produtos de suporte aos programadores. Como bibliotecas gráficas que utilizam C, GTK, API do Windows, libs de acesso a bancos de dados, e outros projetos. Essa integração fica bem clara se observarmos a quantidade de projetos disponíveis no
diretório contrib do projeto ou no link
3rd Party no site.
g) Comunicação entre os desenvolvedores e os usuários: O xHarbour está em constante desenvolvimento, seja aprimorando os recursos existentes, seja desenvolvendo novos recursos. Porém, sempre contando com o feedback dos usuários que utilizam hoje principalmente o newsgroup (news://news.xHarbour.org/xHarbour) para a comunicação dos problemas encontrados e principalmente para a resolução de dúvidas que são respondidas por outros usuários do newsgroup e pelos próprios desenvolvedores do xHarbour.