Qualquer local de trabalho, por mais simples que seja, não prescinde dos recursos de uma planilha. Embora muito conhecida, não é tão utilizada quanto um bom editor de texto, talvez por fazer-se uso de funções. Com este tutorial vamos conhecer sua estrutura e nos familiarizar com seu manuseio.
Um recurso fundamental é "mesclar" (fundir) células, linhas e colunas numa só. Chamaremos a atenção pelo fato de que a localização das mesmas na planilha sofre uma alteração que deve ser levada em conta na hora da aplicação das funções...
Quando eu seleciono uma célula ela fica demarcada por uma linha escura com um ponto no canto inferior direito: o botão de preenchimento. Devo clicar normalmente sobre ele e dimensionar minha célula ao meu gosto nas direções vertical ou horizontal:
Após selecionar um grupo de células, a primeira fica diferenciada por um contorno branco:
Agora vamos mesclar....
Mesclando células verticais B3:B7 passam a ser somente B3:
[2] Comentário enviado por removido em 23/10/2005 - 00:39h
como uso o KDE, baixei o módulo "gtk styles and fonts" para o mandrake - para se integrar ao kcontrol - de modo que todo programa que usa a gtk fica com seu jeitão de gtk mesmo no ambiente KDE.
Mas não me lembro qual o nome do programa pois ele estava no meus favoritos antes dopau que deunosite... agora, não me lembro quem era dono original da dica...
[5] Comentário enviado por ric.araujo em 24/10/2005 - 09:14h
Bom artigo, mostra tb o quanto é fácil trabalhar com openoffice.
Só não entendi o "não prescinde" no comentário do título, não deveria ser
"Qualquer local de trabalho, por mais simples que seja, prescinde dos recursos de uma planilha. Embora muito conhecida..."
[6] Comentário enviado por removido em 24/10/2005 - 13:35h
Desculpe-me, ric.araújo, mas estes erros acontecem. Faço uma revisão cuidadosa - dentro dos meus humildes conhecimentos - mas realmente não percebi a falha.
Anotamos para não repetirmos na próxima!!!
;-))