Quem está acostumado ao Windows 2000/XP e tem vários usuários no mesmo computador, deve estar acostumado a usar aquela pasta "Documentos Compartilhados" para arquivos que devam estar acessíveis a todos, como músicas, fotos, etc. Mas como configurar o mesmo tipo de pasta no Linux? Esta é a intenção desse artigo.
Bom, esta configuração não é tão difícil assim, nem é tão "iniciante".
Talvez usar a alteração do umask possa abrir alguma segurança caso algum usuário participe de outros grupos e isso complicaria as coisas.
Também a opção de usar o "chmod -R" possa se tornar proibitiva caso a pasta comece a acumular muito conteúdo. Também ela não dará 100% de garantia de que vai funcionar sempre, dependendo de em que script você configurar o comando. Configurando no boot, ele não vai atualizar se um usuário fizer logoff para em seguida o outro fazer login. Configurando no cron não há certeza de início de que a freqüência escolhida será ideal.
ACL
Talvez essas configurações de permissão possam ser melhoradas com implementação de ACLs, que fazem listas de acesso avançadas. São permissões adicionais ao sistema de permissão padrão do Linux. Você pode encontrar mais informações sobre ACL nesses links (e em uma boa googlada):
[3] Comentário enviado por removido em 13/09/2006 - 08:19h
zmangabeira, o umask funciona diferente para arquivos e para pastas.
No caso das pastas, você faz 777-[umask].
Para os arquivos, você calcula 666-[umask].
A umask 0022 cria arquivos com permissão 644(rw-r--r--) e pastas 755(rwxr-xr-x).
A umask 0002 cria arquivos com permissão 664(rw-rw-r--) e pastas 775(rwxrwxr-x).
[6] Comentário enviado por titanderso em 05/07/2007 - 11:19h
Parabéns pelo artigo, estava com este problema aqui, meu problema agora é com o broffice, segui todos os passos descritos funciona bem, mas quando salvo um arquivo no broffice ele simplesmente ignora a máscara e só dá permissão para o dono. Quando executo no bash do usuário pronto a máscara funciona. Como resolver este novo problema? se voçê souber por favor me salve. Valeu uma abração.
[8] Comentário enviado por titanderso em 05/07/2007 - 16:44h
Caro Amigo, obrigado pela pronta resposta.
Estou utilizando as dicas de seu artigo (para compartilhamento de pastas locais como proposto no artigo) no Debian Etch, com broffice 2.2 e a máquina faz parte de uma rede com samba. Explicando melhor se salvo pelo broffice do icone na área de trabalho ele salva deste jeito:
-rw-r--r-- 1 anderson ccap 6475 2007-07-05 15:48 teste.odt
Agora se digito no shell do usuário (sem ser do root) broffice.org2.2 e salvo o arquivo ele dá as permissões certas:
-rwxrwxrwx 1 anderson ccap 6711 2007-07-05 10:59 relaçao.odt
minha dúvida é como evitar isto, já que no meu trabalho estamos migrando para o linux e cada computador possui 2 a 3 usuários que precisam utilizar os mesmos arquivos e fica dificil explicar como mudar as permissões toda vez que for modificado o arquivo (fora a resistencia deles em continuar com aquele sistema).
Desde já agradeço a sua paciência e a sua colaboração
[10] Comentário enviado por elton.linux em 27/08/2013 - 11:37h
Olá,
usando manjaro linux com xfce4, tento compartilhar uma pasta entre dois usuários.
Segui passo a passo o tutorial apresentado mas só tenho permissão de leitura.
Altereio o .bashrc e tambeḿ o bash_profile adicionando, já que não possuia essa linha, umask 002, no inicio arquivo.
No resto tudo foi feito conforme o tutorial, o que será que pode estar complicando?