A base para se utilizar esse tipo de serviço seria a facilidade e agilidade de ser implementado, sem maiores problemas na hora de executar a aplicação ou comunicação sem esquecer do fator e característica primordial do HTTPS, a segurança.
Apache com SSL, sua aplicação é conhecida como um servidor web capaz de fornecer por padrão criptografia baseada no protocolo SSL, utilizando o
OpenSSL e
SSLeay. A licença é BSD-Style e pode ser utilizado para fins comerciais e não comerciais.
Esse sistema foi criado pelo desenvolvedor
Ben Laury, participante direto dos projetos Apache e OpenSSL.
SSL
Esse protocolo suporta uma variedade de diferentes algoritmos criptográficos, ou ciphers, para uso em operações de autenticação e do cliente, transmissão de certificados, e estabelecimento de conexões.
Apache2
Como já sabemos o Apache2 é um servidor web que quando combinado com o protocolo SSL se torna mais confiável pela questão da segurança de criptografia utilizada pelo protocolo.
HTTPS
É um protocolo ou conjunto de regras e códigos com uma camada de segurança que torna a navegação a internet mais segura, diferente do HTTP, que não dispõe do mesmo nível de segurança a navegação.
O HTTPS serve para que se estabeleça um dialogo entre os navegadores e os servidores da seguinte forma: os navegadores mandam mensagens para os servidores e as mesmas são encriptografadas, ou seja, embaralhadas de forma que somente os destinatários decifrem o seu conteúdo, com isso se agrega mais segurança entre a comunicação cliente servidor.
Pré-requisitos:
- Conexão com internet;
- Distribuição Ubuntu Linux (este tutorial foi validado no Ubuntu Desktop 7.10);
- Editor de texto (neste tutorial foi utilizado pico).