1° Passo:
É necessário que o usuário efetue o logon com o login de administrador, o "root". Para configurar o uso do proxy é preciso acrescentar as linhas no arquivo
/etc/profile, usando o pico ficaria o seguinte comando:
# pico /etc/profile
Acrescentando as seguintes linhas com as devidas alterações do endereço ip e porta da rede:
http_proxy="http://ip.do.servidor.proxy:porta"
ftp_proxy="http://ip.do.servidor.proxy:porta"
export http_proxy ftp_proxy
2° Passo:
É necessário fazer a atualização dos pacotes de instalações de serviços, o comando é o seguinte:
# apt-get update
3° Passo:
Feita essa atualização será iniciada a instalação OpenSSL. O OpenSSL é uma implementação de código aberto dos protocolos SSL e TLS. A biblioteca implementa as funções básicas de criptografia e disponibiliza várias funções utilitárias. Para a instalação usamos o seguinte comando:
# apt-get install openssl
4° Passo:
Agora será instalado o Apache2 mais o complemento necessário para a ativação do SSL, o comando será o seguinte:
# apt-get install apache2 apache2.2-common
Se houver pedidos de confirmação durante este procedimento o usuário deve confirmar com "s". Em seguida será feita a habilitação do módulo SSL no Apache com o seguinte comando:
# a2enmod ssl
5° Passo:
O Apache2 com SSL funciona através de um certificado reconhecido na web, para gerar o certificado (CSR) será necessário a criação de uma chave, essa chave deverá conter no mínimo 08 caracteres, a criptografia usada nessa chave é a DES3, essa chave ficará no arquivo
server.key. De dentro do diretório onde ela ficará armazenada, o "/etc/ssl/private", o usuário deve digitar o comando abaixo para criação da chave:
# openssl genrsa -des3 -out server.key 1024
6° Passo:
Com a chave criada é importante acrescentar informações, após digitar o comando abaixo ele pedirá a chave e para preencher alguns dados, são os dados que serão visualizados referentes ao criador do certificado:
# openssl req -new -key server.key -out server.csr
Toda vez que o usuário reiniciar o Apache2 ele pedirá a chave, isso faz com que caso haja um restart por algum motivo, o serviço não suba pois dependerá da presença humana para a digitação. Os comandos abaixo fazem com que o Apache2 não peça a chave em caso de restart do serviço, ou seja, ele faz a autenticação automaticamente. O usuário deve entrar no diretório "/etc/ssl/private" e executar o comando abaixo:
# openssl rsa -in server.key -out server.key.insecure
Executado o comando acima, deverá feita a substituição do arquivo atual pelo criado. Antes desse passo o usuário deve fazer uma cópia de segurança do arquivo atual ou renomear o arquivo "server.key". Com o comando abaixo será feita a renomeação e o arquivo permanecerá na mesma pasta:
# mv server.key server.bak
Após a renomeação do arquivo, será feita a renomeação do arquivo criado, que fará com que não seja mais pedida a chave quando houver restart do serviço. O comando será o seguinte:
# mv server.key.insecure server.key