O artigo visa demonstrar como se compilar, configurar e instalar o kernel 2.6.11 no Slackware 10 sem ter que recompilar o módulos do sistema original. Também detalha ao usuário como refazer todo o processo, caso algo dê errado, sem precisar formatar seu computador e começar tudo do zero. Bom, espero que vocês se divirtam!
Bom galera, como já sabemos a família kernel 2.6 trouxe
muitas melhorias para os usuários do verdadeiro sistema
operacional (GNU/Linux).
Mesmo estando com um kernel não tão velho, o kernel default
do Slackware 10 estava me deixando na mão no tocante
a dispositivos da minha CPU e eu estava muito irritado quando
queria compilar algo e escutar minhas músicas ou ver uns vídeos
ao mesmo tempo, pois ele não conseguia realizar as funções
simultaneamente sem afetar a parte de multimídia do sistema
(falhas no som).
Pois bem, resolvi sair do martírio e atualizar meu kernel.
Este documento não vem como receita de bolo certo, por que
provavelmente seu computador é diferente do meu, mas ele
ajudará a executar a tarefa.
[2] Comentário enviado por reimassupilami em 31/03/2005 - 08:24h
owpa, isso mesmo, o comando é o ln e não o ls... no mais tá muito legal o artigo viu, simples e direto como deve ser... eu tb to precisando dar uma atualizada no meu kernel, mas geralmente me da preguiça, hehehe...
[6] Comentário enviado por gvescovi em 31/03/2005 - 11:27h
Quanto à recuperação do sistema, é mais simples vc manter no lilo ou no grub uma outra entrada contendo o linux original... dessa forma, se der kernel panic, basta reiniciar o pc no kernel original.
[7] Comentário enviado por michelpereira em 31/03/2005 - 18:19h
Depois do kernel configurado conforme a seção "Configurando o kernel", é requisitado um segundo "make mrproper". Mas esse comando vai remover todos os resquícios de compilações anteriores incluindo o arquivo de configuração ".config" impossibilitando a compilação.
E depois do kernel instalado se ocorrer alguma falha na inicialização você recomenda que seja feito um boot pelo CD do Slackware para reaver o kernel antigo no sistema, tem uma maneira mais rápida de fazer isso que é manter os dois kernels instalados.
Antes da compilação é melhor fazer um backup do arquivo /boot/vmlinuz para /boot/vmlinuz.original e alterar a devida entrada dentro do arquivo /etc/lilo.conf colocando mais uma entrada com o kernel novo devidamente copiado para /boot/vmlinuz-2.6.11.
[9] Comentário enviado por unistd em 04/04/2005 - 14:39h
Na boa, o artigo está bom, mas não sei pq ainda tem gente que insiste em fazer tutorial de compilação de kernel, só aqui no Vivaolinux tem mais de 10 e são todos iguais. Querem fazer um diferente? Façam dizendo como configurar o kernel para ter uma melhor perfomance, mais segurança, mais diretivas interessante. E não mais os blablabla de sempre.
[10] Comentário enviado por ricardo_dba em 04/04/2005 - 18:05h
Na boa, mas deixa eu falar sobre o comentário do unistd. Na verdade o que existe no VOL são receitas de instalação do kernel pré-compilado como é o caso do kernel de 2.6.7 até 2.6.11, todos testing.
Esta receita achei show de bola, fiz alguns benchmarks e com certeza a família do Kernel 2.6.x é bem mais rápida do que a Kernel 2.4.x. E acredito que a próxima versão do Slackware (10.2 ou 11) virá com a sonhado kernel 2.6.x.
Agora eu tenho uma dúvida sobre esta receita: Usar ou não usar o initrd ?