Como meu primeiro artigo aqui no VOL, falarei de uma outra maneira de instalar pacotes no
Slackware: o repositório
SlackBuilds .
Imagem 1 - site http://slackbuild.org
Todos nós sabemos que existem duas maneiras de instalar programas no Slackware: compilar os fontes .tar.gz ou .tar.bz2 (os famosos tarball), procedimento oficial no
Linux e em outros sistemas Unix, ou instalar diretamente o pacote compilado .tgz (em todas as versões) ou .txz (a partir da versão 13.0-current).
Mas compilar pacotes é algo muito trabalhoso e exige muito conhecimento técnico por parte do usuário, o que dá maior vantagem ao pacote pré-compilado. Porém, nem sempre a última versão deste pacote disponível em muitos repositórios é a versão mais atual já lançada, que geralmente é a que o usuário deseja.
Para isso foi criado o repositório Slackbuilds, que é uma maneira de automatizar o processo, pois cada pacote Slackbuild, que é totalmente diferente do pacote-fonte do desenvolvedor e deve ser obtido à parte, reúne, pelo menos, 4 arquivos: um script aplicativo.Slackbuild, um arquivo aplicativo.info, e os arquivos-texto slack-desc e README. Assim:
- script aplicativo.Slackbuild: reúne instruções de comando que fazem a correta, rápida e fácil compilação do pacote;
- aplicativo.info: possui informações sobre o pacote (nome, versão, md5sum, autor, entre outros), em forma de atribuição chave-valor (VARIAVEL=valor);
- slack-desc: contém a descrição completa do pacote, que também aparece no console no processo de instalação do pacote Slackware pré-compilado;
- README: que reúne informações acerca do software, presente também no slack-desc.
Procedimentos de instalação
Para entendermos melhor isso, relatarei, por exemplo, o processo de instalação do
elinks, um navegador modo-texto baseado no famoso
links, usando o método Slackbuild.
No campo de pesquisa, procure por "elinks" (sem as aspas). Você pode pesquisar tanto pela versão de seu Slackware (a partir da versão 11.0) quanto fazer a mesma busca para todas as versões (opção all).
Imagem 2 - campo de pesquisa: elinks
Selecione, então, a versão do pacote desejada (a partir do momento em que foi escrito o artigo, a versão mais atual do aplicativo era 0.11.5).
Imagem 3 - resultados da pesquisa por "elinks"
Agora, faça o seguinte: baixe o pacote Slackbuild e, em seguida, o pacote-fonte original do desenvolvedor, correspondentes ao aplicativo elinks, já que, como eu disse, o Slackbuild em si não inclui o fonte:
Imagem 4 - página do elinks - SlackBuilds.org
Baixando o pacote SlackBuilds:
wget http://slackbuilds.org/slackbuilds/13.1/network/elinks.tar.gz
Descompactando o Slackbuild:
tar -zxf elinks.tar.gz
Entrando no diretório recém-criado:
cd elinks
Baixando o fonte do desenvolvedor (desta vez não descompacte, pois o script .SlackBuild o fará por você):
wget http://elinks.or.cz/download/elinks-0.11.5.tar.bz2
O mais importante: executar o Slackbuild (para o elinks, elinks.Slackbuild) - neste caso, é obrigatório se tornar root (superusuário), pois o script elinks.Slackbuild chama make install, um comando que também só pode ser usado dessa forma:
# ./elinks.SlackBuild
Agora ele cuidará do resto, mais ou menos como se fosse um simples ./configure && make && make install (esse processo, dependendo do processador, pode demorar horas, porém, neste caso, como o elinks é um programa pequeno, será apenas alguns minutos).
Ao final, o script elinks.Slackbuild gerará um arquivo .tgz para o diretório /tmp. De lá, para instalar o aplicativo propriamente dito, basta dar um installpkg, como em:
# cd /tmp
# installpkg /tmp/elinks-0.11.5-i386-SBo.tgz
E o navegador elinks já está instalado e plenamente funcional!
Obs.: o método SlackBuild NÃO resolve dependências, então se a instalação do aplicativo não puder se concluir de forma correta, basta olhar atentamente a mensagem de erro que aparecer (é sempre ao final, pois uma vez detectado erro de dependência, a instalação para justamente naquele ponto; então o que se deve fazer é baixar o pacote que falta, e começar a instalação tudo de novo, até que se possa verificar o correto funcionamento do aplicativo).
Conclusão
Apesar de havermos relatado a instalação de apenas um aplicativo, o mesmo procedimento serve para todos os programas disponíveis no SlackBuilds. Basta procurar pelo nome do aplicativo, escolher a versão desejada do pacote e baixar os arquivos (SlackBuilds e tarball). Você verá que é muito mais fácil do que parece. Além disso, este é um exemplo de como podemos aprender mais a cada dia...