Você já se perguntou o que acontece nos bastidores na hora da inicialização de um sistema Debian? Quem chama quem? Quem executa o quê? Quais os processos envolvidos?
Todos esse arquivos são um link simbólico para /etc/init.d, mas vamos prestar um pouco mais de atenção nesses arquivos, veja que eles começam com uma letra S (de Start), o que significa que serão executados pelo init quando este estiver no 5° nível de execução.
Vamos dar um olhada em um runlevel um pouco mais baixo, como o /etc/rc1.d/:
Opa, aqui já mudou um pouco, a maioria dos links simbólicos estão começando com a letra K (de kill), ou seja, estes processos serão eliminados quando o init alcançar o runlevel 1.
Primeiro os links com a letra K são executados e depois os S. A ordem que os links são executados dependem do valor numérico que acompanha o link, por exemplo, os seguintes arquivos são executados em sequência:
E é assim, o init percorre todos os runlevels até o valor default do init indicado pela linha "initdeafult" no /etc/inittab executando todos scripts necessários para que você tenha um sistema completamente carregado.
[3] Comentário enviado por airtonarantes em 26/10/2009 - 16:14h
O que o adrianoturbo disse está correto, mesmo que esse artigo seja apenas para mostrar como um DEBIAN é inicializado, não terá uma diferença muito grande para as inicializações de outras distribuições.
Acredito que ao ler esse artigo, mesmo você usando outra distribuição, será de grande ajuda para entender como a sua distribuição está sendo inicializada, você apenas terá que ver algumas característica peculiares da sua distro para ter um maior domínio.